...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Espaço / Nasa confirma que núcleo de megacometa é o “maior já visto”

Nasa confirma que núcleo de megacometa é o “maior já visto”

© Nasa/reprodução

Com 500 trilhões de toneladas, gigante se aproxima do Sol em 2031


Pub­li­ca­do em 15/04/2022 — 07:28 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Com cer­ca de 129 quilômet­ros de cir­cun­fer­ên­cia, o núcleo do cometa C/2014 UN271, tam­bém con­heci­do como Bernar­dinel­li-Bern­stein, é o maior já obser­va­do pela agên­cia aeroe­s­pa­cial norte-amer­i­cana Nasa, infor­mou o órgão na terça-feira (12).

Ima­gens do telescó­pio Hub­ble con­fir­maram as dimen­sões do núcleo gela­do do cometa, que é 50 vezes maior do que geral­mente é acha­do no espaço. A mas­sa esti­ma­da do Bernar­dinel­li-Bern­stein é de 500 tril­hões de toneladas — 100 mil vezes maior do que a mas­sa de cometas típi­cos em órbi­ta no Sis­tema Solar.

A veloci­dade do tra­je­to do C/2014 UN271 é de 35,4 mil quilômet­ros por hora, mas a rota do cometa não apre­sen­ta peri­go de col­isão. O pon­to de maior prox­im­i­dade com a Ter­ra deve acon­te­cer em 2031, quan­do o cometa estará a cer­ca de 1,6 bil­hão de quilômet­ros de dis­tân­cia do Sol — dis­tân­cia equiv­a­lente à do plan­e­ta Sat­urno.

Veja a simulação da Nasa (em inglês):

“Esse cometa é lit­eral­mente a pon­ta do ice­berg para mil­hares de cometas que são muito apa­ga­dos para serem vis­tos em partes dis­tantes do Sis­tema Solar”, disse David Jewitt, pro­fes­sor de Ciên­cia Plan­etária e Astrono­mia na Uni­ver­si­dade da Cal­ifór­nia, Los Ange­les (Ucla), para a Nasa. “Sem­pre sus­peita­mos que esse cometa dev­e­ria ser grande por causa da inten­si­dade do bril­ho. Ago­ra con­fir­mamos”, disse o pro­fes­sor.

O mega­cometa C/2014 UN271 foi descober­to pelos astrônomos Pedro Bernar­dinel­li e Gary Bern­stein em ima­gens de arqui­vo do Obser­vatório Inter-Amer­i­cano Cer­ro Tolo­lo, no Chile. A primeira obser­vação acon­te­ceu em 2010, quan­do o cometa esta­va a 4,8 bil­hões de quilômet­ros de dis­tân­cia do Sol — prati­ca­mente a mes­ma dis­tân­cia de Netuno. Des­de então, o mega­cometa tem sido estu­da­do e acom­pan­hado por telescó­pios espa­ci­ais.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d