...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / PGR denuncia 39 investigados por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

PGR denuncia 39 investigados por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Pedido argumenta que investigados ameaçaram o governo eleito


Pub­li­ca­do em 16/01/2023 — 18:45 Por André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) apre­sen­tou hoje (16) ao Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) denún­cia con­tra 39 acu­sa­dos de par­tic­i­parem dos atos anti­democráti­cos de 8 de janeiro.

No doc­u­men­to, o sub­procu­rador-ger­al da Repúbli­ca Car­los Fred­eri­co San­tos pede a con­de­nação dos acu­sa­dos que invadi­ram o Sena­do e a prisão pre­ven­ti­va (por tem­po inde­ter­mi­na­do) dos envolvi­dos. Foi solic­i­ta­do ain­da o blo­queio de bens no val­or de R$ 40 mil­hões para reparação dos danos provo­ca­dos pela depredação.

O sub­procu­rador defende ain­da a dec­re­tação de medi­das caute­lares con­tra os denun­ci­a­dos, como proibição de deixar o país sem autor­iza­ção judi­cial, além da manutenção de posta­gens em redes soci­ais que mostram os acu­sa­dos par­tic­i­pan­do dos atos.

No entendi­men­to de San­tos, os inves­ti­ga­dos usaram vio­lên­cia e grave ameaça para “depor o gov­er­no legit­i­ma­mente con­sti­tuí­do”.

“O ataque às sedes dos Três Poderes tin­ha por obje­ti­vo final a insta­lação de um regime de gov­er­no alter­na­ti­vo, pro­du­to da abolição do Esta­do Democráti­co de Dire­ito”, afir­mou.

Os denun­ci­a­dos vão respon­der pelos crimes de asso­ci­ação crim­i­nosa arma­da, abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito, golpe de Esta­do, dano qual­i­fi­ca­do e dete­ri­o­ração de patrimônio tomba­do.

Ataques

Des­de que o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va foi eleito em segun­do turno, no final de out­ubro do ano pas­sa­do, apoiadores do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro demon­stram incon­formis­mo com o resul­ta­do do pleito e pedem um golpe mil­i­tar no país, para depor o gov­er­no eleito demo­c­ra­ti­ca­mente. As man­i­fes­tações dos últi­mos meses incluíram acam­pa­men­tos em diver­sos quar­téis gen­erais do país e cul­mi­naram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

 

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d