...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / Toffoli mantém participação de diretor do BC em acareação do Master

Toffoli mantém participação de diretor do BC em acareação do Master

Banqueiro Daniel Vorcaro também será ouvido

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 27/12/2025 — 18:42
Brasília
Brasília (DF) – Ministro do Supremo Tribunal Federal-STF, Dias Toffoli. Foto: ASCOM/STF
Repro­dução: © ASCOM/STF

O min­istro Dias Tof­foli, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), decid­iu neste sába­do (27) man­ter a par­tic­i­pação do dire­tor de fis­cal­iza­ção do Ban­co Cen­tral, Ail­ton de Aquino San­tos, na acareação que envolve a inves­ti­gação sobre fraudes no Ban­co Mas­ter.

audiên­cia está pre­vista para a próx­i­ma terça-feira (30), no Supre­mo, quan­do tam­bém serão inter­ro­ga­dos ban­queiro Daniel Vor­caro, um dos sócios do ban­co, e o ex-pres­i­dente do Ban­co de Brasília (BRB), Paulo Hen­rique Cos­ta.

A decisão do min­istro foi moti­va­da por um recur­so apre­sen­ta­do pelo BC para ques­tionar a par­tic­i­pação do dire­tor na acareação.

Tof­foli esclare­ceu que o dire­tor não é inves­ti­ga­do nem o BC. Con­tu­do, a par­tic­i­pação de Ail­ton é de “espe­cial relevân­cia” para esclare­cer os fatos.

“O obje­to da inves­ti­gação cinge-se à apu­ração das trata­ti­vas que orbitaram a sessão de títu­los entre insti­tu­ições finan­ceiras — sob o escrutínio da autori­dade mon­etária con­forme dis­posição legal —, é salu­tar a atu­ação da autori­dade reg­u­lado­ra nacional e sua par­tic­i­pação nos depoi­men­tos e acareações entre os inves­ti­ga­dos”, jus­ti­fi­cou o min­istro.

Investigação

No iní­cio deste mês, Tof­foli decid­iu que a inves­ti­gação sobre o Ban­co Mas­ter dev­erá ter anda­men­to no STF, e não mais na Justiça Fed­er­al em Brasília. A medi­da foi toma­da diante da citação de um dep­uta­do fed­er­al nas inves­ti­gações. Par­la­mentares têm foro priv­i­le­gia­do na Corte.

Em novem­bro, Vor­caro e out­ros acu­sa­dos foram alvo da Oper­ação Com­pli­ance Zero, deflagra­da pela Polí­cia Fed­er­al (PF) para inves­ti­gar a con­cessão de crédi­tos fal­sos pelo Ban­co Mas­ter, incluin­do a ten­ta­ti­va de com­pra da insti­tu­ição finan­ceira pelo Ban­co de Brasília (BRB), insti­tu­ição públi­ca lig­a­do ao gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al.

De acor­do com as inves­ti­gações, as fraudes podem chegar a R$ 17 bil­hões.

Além de Vor­caro, tam­bém são inves­ti­ga­dos os ex-dire­tores Luiz Anto­nio Bull, Alber­to Feliz de Oliveira e Ange­lo Anto­nio Ribeiro da Sil­va, além de Augus­to Fer­reira Lima, ex-sócio do ban­co.

Após a prisão, os advo­ga­dos de Daniel Vor­caro negaram que o ban­queiro ten­tou fugir do país e sus­ten­tou que ele sem­pre se colo­cou à dis­posição para con­tribuir com a apu­ração dos fatos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d