...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Chelsea vence Palmeiras na prorrogação e leva o Mundial de Clubes

Chelsea vence Palmeiras na prorrogação e leva o Mundial de Clubes

 

Repro­dução Twit­ter

Esta foi a primeira vez que os Blues ganharam o Mundial


Pub­li­ca­do em 12/02/2022 — 16:42 Por Rafael Mon­teiro — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Chelsea, da Inglater­ra, der­ro­tou o Palmeiras neste sába­do (12) por 2 a 1 na pror­ro­gação e con­quis­tou pela primeira vez o títu­lo de campeão do Mundi­al de Clubes. A par­ti­da foi dis­puta­da no Está­dio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, nos Emi­ra­dos Árabes Unidos.

Esta foi a ter­ceira vez que o time paulista com­petiu no Mundi­al. A primeira foi em 1999, quan­do os brasileiros foram vice-campeões para o Man­ches­ter Unit­ed, da Inglater­ra, por 1 a 0. Neste ano, a taça ain­da era dis­puta­da no anti­go for­ma­to de ape­nas um jogo, envol­ven­do os campeões sul-amer­i­cano e europeu.

Já em 2020, o Palmeiras foi o quar­to colo­ca­do, per­den­do na semi­fi­nal para o Tigres, do Méx­i­co, por 1 a 0 e, na sequên­cia, sofren­do revés de 3 a 2 con­tra o Al Ahly, do Egi­to, após empatar de 0 a 0 no tem­po reg­u­la­men­tar da decisão pelo ter­ceiro lugar.

O jogo

No primeiro tem­po, ape­sar da maior posse de bola do Chelsea, o Palmeiras foi a equipe que mais se aprox­i­mou de abrir o placar. Em con­tra-ataque, aos 26 min­u­tos, o ata­cante Dudu rece­beu de Zé Rafael e bateu à esquer­da do goleiro Édouard Mendy. Com pou­ca cria­tivi­dade, os ingle­ses assus­taram aos 46 min­u­tos, em uma cabeça­da para fora do brasileiro Thi­a­go Sil­va.

Após o inter­va­lo, os Blues foram mais assertivos, sain­do à frente no mar­cador em uma cabeça­da do bel­ga Lukaku, aos 9 min­u­tos. Em segui­da, seis min­u­tos depois, o zagueiro Thi­a­go Sil­va colo­cou a mão na bola em uma dis­pu­ta com o paraguaio Gus­ta­vo Gómez e o árbi­tro aus­traliano Chris Beath mar­cou pênalti após ser aciona­do pelo árbi­tro de vídeo. O ata­cante Raphael Veiga bateu e deixou tudo igual.

Na pror­ro­gação, o Chelsea con­tin­u­ou com mais vol­ume de jogo, mas somente aos 9 min­u­tos assus­tou. Após tro­ca de pass­es, o ata­cante Wern­er acer­tou a trave, quase recolo­can­do o time inglês à frente.

Na eta­pa com­ple­men­tar, os ingle­ses con­tin­uaram pres­sio­n­an­do sem con­vert­er o vol­ume de jogo em gol. Até que o zagueiro Luan, aos 11 min­u­tos, colo­cou a mão na bola den­tro da área após chute de Azpilicue­ta, e o árbi­tro mar­cou o segun­do pênalti do jogo, des­ta vez para o Chelsea. O ata­cante Havertz, camisa 29, cobrou, bal­ançou a rede e fechou o placar. Chelsea 2, Palmeiras 1.

Expulsão de Luan

Nos acrésci­mos da pror­ro­gação, aos 20 min­u­tos, o zagueiro Luan fez fal­ta em Havertz, que esta­va quase pen­e­tran­do na grande área. Como o zagueiro era o últi­mo jogador de lin­ha, acabou toman­do o cartão ver­mel­ho e con­se­quente­mente sendo expul­so.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d