...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Educação / Estudantes fazem hoje primeira prova do Enem 2020

Estudantes fazem hoje primeira prova do Enem 2020

Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na Tijuca, zona norte do Rio.
(Repro­dução)

Provas deste domingo são de linguagens e ciências humanas


Pub­li­ca­do em 17/01/2021 — 07:52 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Mil­hões de estu­dantes de todo o país fazem hoje (17) a primeira pro­va do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2020. Os portões serão aber­tos às 11h30. Os estu­dantes podem entrar no local de pro­va até as 13h, no horário de Brasília. Por causa da pan­demia do novo coro­n­avírus, a recomen­dação é que seja man­ti­do o dis­tan­ci­a­men­to entre as pes­soas, mes­mo fora dos locais de apli­cação. 

Candidatos fazem provas do Enem neste domingo na União Pioneira de Integração Social na Aasa Sul
© Mar­cel­lo Casal JrAgên­cia Brasil (Repro­dução)

Quem for diag­nos­ti­ca­do com covid-19, ou apre­sen­tar sin­tomas dessa ou de out­ras doenças infec­to­con­ta­giosas até o momen­to do exame, não dev­erá com­pare­cer ao local de pro­va e sim entrar em con­ta­to com o Inep pelo tele­fone 0800–616161. Ess­es estu­dantes terão dire­ito a faz­er a pro­va na data de reapli­cação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

As provas começam a ser apli­cadas às 13h30. Neste domin­go, os par­tic­i­pantes fazem as provas obje­ti­vas de lin­gua­gens e ciên­cias humanas, com 45 questões cada, e a pro­va de redação. Os estu­dantes terão cin­co horas e 30 min­u­tos para resolver as questões. A pro­va ter­mi­na às 19h.

Datas e horários Enem 2020

Datas e horários Enem 2020 — Arte/EBC(Repro­dução)

O que levar

Para faz­er o exame alguns itens são obri­gatórios. Neste ano, além do doc­u­men­to ofi­cial de iden­ti­fi­cação com foto e da cane­ta esfer­o­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta, fab­ri­ca­da em mate­r­i­al trans­par­ente, itens obri­gatórios tam­bém nos exam­es ante­ri­ores, a más­cara de pro­teção facial pas­sa a inte­grar essa lista. Os par­tic­i­pantes que não estiverem com más­cara de pro­teção facial não poderão ingres­sar no local de pro­va.

lista de doc­u­men­tos aceitos está disponív­el na pági­na do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep). Entre eles estão a Carteira de Iden­ti­dade, a CNH, o pas­s­aporte e a Carteira de Tra­bal­ho emi­ti­da após 27 de janeiro de 1997.

Emb­o­ra não seja obri­gatório, é recomen­da­do que os par­tic­i­pantes lev­em más­caras extras para tro­car durante a pro­va. Haverá nos locais de pro­va álcool em gel para que os estu­dantes higi­en­izam as mãos, mas é per­mi­ti­do que os par­tic­i­pantes lev­em seu próprio pro­du­to caso dese­jem.

Como se tra­ta de uma pro­va lon­ga, tam­bém é recomen­da­do que os par­tic­i­pantes lev­em lanche e água e/ou out­ras bebidas, com exceção de bebidas alcoóli­cas que não são per­mi­ti­das e podem levar à elim­i­nação do can­dida­to. É recomen­da­do tam­bém que se leve no dia do exame o Cartão de Con­fir­mação da Inscrição. Nele está, entre out­ras infor­mações, o local de pro­va. O cartão pode ser aces­sa­do na Pági­na do Par­tic­i­pante.

Caso neces­sitem com­pro­var que par­tic­i­param do exame, os estu­dantes podem, tam­bém na Pági­na do Par­tic­i­pante, imprim­ir a chama­da Declar­ação de Com­parec­i­men­to para cada dia de pro­va, infor­man­do o CPF e a sen­ha. A declar­ação deve ser apre­sen­ta­da ao apli­cador na por­ta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exem­p­lo, para jus­ti­ficar a fal­ta ao tra­bal­ho.

Enem 2020

O exame segue no próx­i­mo domin­go (24), quan­do os estu­dantes farão as provas de ciên­cias da natureza e de matemáti­ca. Ao todo, cer­ca de 5,8 mil­hões de estu­dantes estão inscritos para faz­er as provas. O Enem 2020 terá uma ver­são impres­sa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma dig­i­tal, real­iza­da de for­ma pilo­to para 96 mil can­didatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As medi­das de segu­rança ado­tadas em relação à pan­demia do novo coro­n­avírus serão as mes­mas tan­to no Enem impres­so quan­to no dig­i­tal. Haverá, por exem­p­lo, um número reduzi­do de estu­dantes por sala, para garan­tir o dis­tan­ci­a­men­to entre os par­tic­i­pantes. Durante todo o tem­po de real­iza­ção da pro­va, os can­didatos estarão obri­ga­dos a usar más­caras de pro­teção da for­ma cor­re­ta, tapan­do o nar­iz e a boca, sob pena de serem elim­i­na­dos do exame. Além dis­so, o álcool em gel estará disponív­el em todos os locais de apli­cação.

Impactos da pandemia

O exame, que esta­va ini­cial­mente agen­da­do para out­ubro e novem­bro do ano pas­sa­do, foi adi­a­do após uma série de protestos vir­tu­ais. O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) anun­ciou, então, uma série de medi­das de segu­rança para evi­tar a con­t­a­m­i­nação pelo novo coro­n­avírus.

Mes­mo assim, com o aumen­to de casos e de mortes por covid-19 em todo o Brasil, o movi­men­to por um segun­do adi­a­men­to das provas gan­hou força. A Defen­so­ria Públi­ca da União (DPU) acio­nou a Justiça pedin­do o adi­a­men­to, argu­men­tan­do que as aglom­er­ações habit­u­ais nos dias de real­iza­ção do Enem favore­cem a dis­sem­i­nação do novo coro­n­avírus. Além dis­so, o órgão afir­ma que os estu­dantes das esco­las públi­cas podem ser prej­u­di­ca­dos pela sus­pen­são das aulas pres­en­ci­ais no ano leti­vo.

O pedi­do foi nega­do pela Justiça Fed­er­al de São Paulo, que afir­mou que a alter­ação na data do Enem resul­taria em grandes transtornos logís­ti­cos, que pode­ri­am “com­pro­m­e­ter a própria real­iza­ção do exame no primeiro semes­tre de 2021”. A decisão, no entan­to, ressal­va que se o risco de maior de con­tá­gio levar algu­ma autori­dade local ou region­al a declarar novo lock­down, isso seria um imped­i­men­to para a real­iza­ção das provas. Caberia ao Inep reaplicar a pro­va nes­sas local­i­dades especí­fi­cas.

Foi o que ocor­reu no Ama­zonas, esta­do em calami­dade públi­ca por causa da pan­demia, com fal­ta de leitos e insumos para tratar os doentes. Diante dessa situ­ação, a apli­cação do exame foi sus­pen­sa no esta­do.

Edição: Graça Adju­to

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d