...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / “Ciência deve estar próxima da sociedade”, diz presidente do CNPq

“Ciência deve estar próxima da sociedade”, diz presidente do CNPq

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Evento em Brasília reúne pesquisadores, cientistas e estudantes


Pub­li­ca­do em 26/07/2022 — 21:53 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Inau­gu­ra­da no últi­mo domin­go (24), a 74ª Reunião Anu­al da Sociedade Brasileira para o Pro­gres­so da Ciên­cia (SBPC) é o maior even­to cien­tí­fi­co da Améri­ca Lati­na.

O even­to con­ta com a par­tic­i­pação do Con­sel­ho Nacional de Desen­volvi­men­to Cien­tí­fi­co e Tec­nológi­co (CNPq) — uma das maiores platafor­mas de finan­cia­men­to de pesquisas do gov­er­no fed­er­al. Eval­do Fer­reira Vilela, pres­i­dente do CNPq, falou hoje (26) em entre­vista ao pro­gra­ma A Voz do Brasil sobre a importân­cia do estí­mu­lo da pesquisa e da ciên­cia na sociedade e sobre a entra­da das mul­heres no meio cien­tí­fi­co.

“Pesquisa é para as pes­soas enten­derem mel­hor a ger­ação de con­hec­i­men­to. E con­hec­i­men­to é extrema­mente impor­tante para a evolução humana. A ciên­cia deve estar próx­i­ma da sociedade”, infor­mou.

Den­tre as atrações, uma chama a atenção do públi­co. “Quan­do nem tudo era gelo – Novas descober­tas no Con­ti­nente Antár­ti­co” reúne 160 peças do Pale­oan­tar, pro­je­to do Museu Nacional vin­cu­la­do ao Pro­gra­ma Antár­ti­co Brasileiro e finan­cia­do pelo CNPq.

O pro­je­to é ded­i­ca­do a cole­tar e a estu­dar rochas e fós­seis da Antár­ti­ca. Entre os obje­tos exibidos, há oito peças res­gatadas dos escom­bros do Museu Nacional após o incên­dio que con­sum­iu o pré­dio em 2018, além de ossos e de répli­cas de ani­mais pré-históri­cos.

“É um even­to que traz a ciên­cia para a sociedade. É uma pre­ocu­pação de todos nós, cien­tis­tas, nos encon­trar­mos com as pes­soas e poder­mos falar sobre ciên­cia, bene­fí­cios, e o que é a ciên­cia em si, que é um val­or das sociedades con­tem­porâneas”, disse o pres­i­dente do CNPq.

Para aman­hã, quar­ta-feira (27), o even­to plane­ja uma mesa redon­da com o tema “Jovens na ciên­cia”, com­pos­ta por bol­sis­tas vence­dores do Prêmio Destaque na Ini­ci­ação Cien­tí­fi­ca e Tec­nológ­i­ca (PICT).

Assista à entrevista:

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d