...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Setor hoteleiro estima ocupação próxima de 100% durante Réveillon

Setor hoteleiro estima ocupação próxima de 100% durante Réveillon

Repro­dução: © Prefeitura/Rio de Janeiro

A alta procura acontece em destinos turísticos de vários estados


Pub­li­ca­do em 18/12/2022 — 11:01 Por Alana Gan­dra — Rio de Janeiro

ouvir:

Lev­an­ta­men­to real­iza­do pela Asso­ci­ação Brasileira da Indús­tria de Hotéis (ABIH Nacional), sinal­iza que o setor hoteleiro deve con­sol­i­dar a recu­per­ação no Réveil­lon deste ano, atingin­do índices de ocu­pação próx­i­mos a 100% em vários des­ti­nos do país.

De acor­do com o pres­i­dente da ABIH Nacional, Manoel Lin­hares, a expec­ta­ti­va para as fes­tas de Réveil­lon “é exce­lente. Tudo indi­ca que ter­e­mos uma das mel­hores altas tem­po­radas dos últi­mos tem­pos”, esti­mou.

Na Região Nordeste, por exem­p­lo, a Bahia apre­sen­ta ocu­pação de 95%, com Sal­vador e Por­to Seguro já total­izan­do 100%. Em Per­nam­bu­co, Por­to de Gal­in­has tam­bém deve chegar a 100%, enquan­to a Grande Recife ultra­pas­sa 90%.

No Ceará, a cap­i­tal For­t­aleza espera taxa supe­ri­or a 95% neste final de ano. No Maran­hão, São Luiz tem 90% de quar­tos ocu­pa­dos e Bar­reir­in­ha, 85%. Na Paraí­ba, a hote­lar­ia de João Pes­soa espera números aci­ma de 80%. Alagoas, por sua vez, reg­is­tra 74% de ocu­pação hoteleira, com pos­si­bil­i­dade de chegar a 85% em função da ven­da de pacotes para o mer­ca­do region­al. No Rio Grande do Norte, a expec­ta­ti­va da hote­lar­ia é alcançar em torno de 72%.

Na Região Cen­tro-Oeste, dev­i­do à posse do novo pres­i­dente da Repúbli­ca, os hotéis de Brasília já estão com 90% de ocu­pação para o perío­do do Réveil­lon. Em alguns esta­b­elec­i­men­tos, 100% dos quar­tos já estão reser­va­dos, indi­ca a pesquisa da ABIH Nacional. Tam­bém no Mato Grosso, o setor hoteleiro espera ficar entre 50% e 60% de ocu­pação. Já no Tocan­tins, o índice deve ser de 45%.

No Norte brasileiro, a expec­ta­ti­va é de 90% em alguns des­ti­nos do Pará e, na cap­i­tal, Belém, 25%. No Acre, Rio Bran­co deve atin­gir 65% de ocu­pação.

Sudeste e Sul

Na Região Sud­este, o litoral de São Paulo é destaque, com expec­ta­ti­va de atin­gir 100%, enquan­to o inte­ri­or deve ficar com 95% e, a cap­i­tal, em torno de 90%. No Rio de Janeiro, des­ti­no tradi­cional nes­sa época do ano, a ocu­pação é de 82% até ago­ra, com expec­ta­ti­va, entre­tan­to, de chegar a 100%.

Em Minas Gerais, as cidades históri­c­as lid­er­am, com per­spec­ti­va de atin­gir 85%, enquan­to Belo Hor­i­zonte apre­sen­ta índice próx­i­mo a 68%. No Espíri­to San­to, as fes­tas de fim de ano devem levar a uma ocu­pação de 90% nos hotéis.

No Sul do país, a ocu­pação hoteleira na região da grande Flo­ri­anópo­lis, em San­ta Cata­ri­na, deve chegar a 100%, com 90% na Cos­ta Verde e Mar e nos Cam­in­hos dos Canyons. No Paraná, por out­ro lado, a expec­ta­ti­va é ficar em torno de 80%. No Rio Grande do Sul, a cap­i­tal Por­to Ale­gre deve atrair um número de vis­i­tantes maior que nos últi­mos anos, dev­i­do a diver­sas ações empreen­di­das pelo poder públi­co, o que poderá levar a uma ocu­pação supe­ri­or a 50%. Os dois polos da Ser­ra Gaúcha, Gra­ma­do e Ben­to Gonçalves rece­berão cer­ca de 1,1 mil­hão de vis­i­tantes, levan­do a ocu­pação a índices próx­i­mos de 100%, indi­ca a sondagem da ABIH Nacional.

Hotelaria carioca

Casa cheia é tam­bém o que a hote­lar­ia car­i­o­ca espera para o Réveil­lon deste ano. De acor­do com pesquisa do Sindi­ca­to dos Meios de Hospedagem do Municí­pio do Rio de Janeiro (Hotéis­RIO), a média da ocu­pação hoteleira na cap­i­tal flu­mi­nense reg­is­tra, até o momen­to, 80,75% para o perío­do de 30 de dezem­bro de 2022 a 1º de janeiro de 2023.

Os bair­ros mais procu­ra­dos são Ipane­ma e Leblon, com 89,02% das reser­vas con­fir­madas, segui­dos de Leme e Copaca­bana (88,99%), Bar­ra da Tiju­ca e São Con­ra­do (82,04%), Fla­men­go e Botafo­go (72,55%) e Cen­tro (61,35%).

A expec­ta­ti­va dos hoteleiros é super­ar o resul­ta­do do Réveil­lon pas­sa­do, quan­do a taxa de ocu­pação foi de 92,10%. “As pro­jeções de recu­per­ação do setor são muito pos­i­ti­vas para esta tem­po­ra­da e sinal­izam que os números ficarão próx­i­mos ou dev­erão super­ar os do Réveil­lon 2020/2021. Esper­amos chegar a 98% de quar­tos ocu­pa­dos”, afir­mou o pres­i­dente do Hotéis­RIO, Alfre­do Lopes.

 

Edição: Nira Fos­ter

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d