...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Governo federal lança campanha contra pirataria de vacinas

Governo federal lança campanha contra pirataria de vacinas

0e04a60e-7526-4d80-be89-0241a68741c7

© Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca (Repro­dução)

Senacon está analisando mais de 2 mil páginas virtuais suspeitas


Pub­li­ca­do em 04/02/2021 — 16:02 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca lançou hoje (4) uma cam­pan­ha para com­bat­er a com­er­cial­iza­ção de vaci­nas fal­si­fi­cadas con­tra a covid-19 pela inter­net. Com o slo­gan “Vaci­na Pira­ta, Não!”, o obje­ti­vo é aler­tar os cidadãos sobre os riscos à saúde e reforçar que, neste momen­to, ape­nas o poder públi­co, por meio do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS), está autor­iza­do a fornecer a vaci­na, de for­ma gra­tui­ta.

Em nota, a Sec­re­taria Nacional do Con­sum­i­dor (Sena­con) expli­cou que está anal­isan­do mais de 2 mil pági­nas vir­tu­ais sus­peitas de estarem, de algum modo, ofer­e­cen­do vaci­nas piratas ou induzin­do o con­sum­i­dor ao erro. Além dis­so, a Sena­con tam­bém fará varreduras em platafor­mas de comér­cio eletrôni­co para iden­ti­ficar anún­cios e com­er­cial­iza­ção ile­gais.

A cam­pan­ha será veic­u­la­da nas redes soci­ais do Min­istério da Justiça e foi resul­ta­do da ação do Con­sel­ho Nacional de Com­bate à Pirataria (CNCP), em con­jun­to com out­ros órgãos públi­cos. “Com a cres­cente expan­são do comér­cio eletrôni­co, prin­ci­pal­mente durante a pan­demia, a com­er­cial­iza­ção de pro­du­tos piratea­d­os no meio dig­i­tal já é de con­hec­i­men­to do CNCP, o qual, inclu­sive, lançou em 2020 dois guias de boas práti­cas e ori­en­tações para mit­i­gar o prob­le­ma”, desta­ca a nota.

A Sena­con tam­bém criou um canal exclu­si­vo para con­cen­trar as denún­cias dos casos. Elas podem ser envi­adas por meio do endereço eletrôni­co [email protected].

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d