...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Esportes / Pinheiros garante título sul-centro-americano de handebol feminino

Pinheiros garante título sul-centro-americano de handebol feminino

Repro­dução: © Car­ol Coelho/ECP

Paulistas vencem River Plate e levantam taça pela segunda vez


Pub­li­ca­do em 11/06/2023 — 12:49 Por Lin­coln Chaves — Repórter da EBC/São Paulo — São Paulo

ouvir:

O Esporte Clube Pin­heiros garan­tiu, no últi­mo sába­do (10), o bicam­pe­ona­to sul-cen­tro-amer­i­cano de han­de­bol fem­i­ni­no, a prin­ci­pal com­petição do con­ti­nente na modal­i­dade. Na decisão, a equipe paulista, que sediou o torneio no Giná­sio Polies­porti­vo Hen­rique Vil­l­aboim, em São Paulo, venceu o Riv­er Plate, da Argenti­na, por 29 a 26, na pror­ro­gação.

Foi a ter­ceira edição da com­petição, real­iza­da pela primeira vez em 2019, em Con­cór­dia, San­ta Cata­ri­na, com o títu­lo con­quis­ta­do pela equipe anfitriã. No ano pas­sa­do, o torneio foi em Buenos Aires. O Pin­heiros levan­tou a taça, então inédi­ta, ao vencer out­ro time brasileiro na final, o Clube Por­tuguês, de Recife.

As pin­heirens­es chegaram à final deste ano com três vitórias e 94 gols mar­ca­dos. Na primeira fase, que começou na últi­ma terça-feira (6), elas der­ro­taram o Leonas, do Chile, por 47 a 31 e o Scuo­la Ital­iana, do Uruguai, por 26 a 20. Nas semi­fi­nais, bat­er­am o Clube Por­tuguês por 21 a 15, na reed­ição da final da últi­ma Liga Nacional, tam­bém ven­ci­da pelas paulis­tas.

Já o Riv­er super­ou o Unimed Soro­ca­ba por 29 a 23 e o Ovalle, do Chile, por 34 a 23 na fase ini­cial. Na par­ti­da que valeu lugar na final, as argenti­nas fiz­er­am 30 a 17 no Nacional, de São José, San­ta Cata­ri­na.

O Pin­heiros foi para o inter­va­lo com 3 gols de van­tagem (13 a 10), mas viu o Riv­er tomar as rédeas da par­ti­da no segun­do tem­po, chegan­do a abrir 4 gols de frente. As brasileiras rea­gi­ram nos 7 últi­mos min­u­tos, igua­lan­do o mar­cador em 24 a 24 nos instantes finais. Restando 20 segun­dos, a goleira Jés­si­ca salvou o que seria o gol da vitória argenti­na, levan­do jogo à pror­ro­gação.

No tem­po extra, as paulis­tas voltaram à dianteira no placar. Jés­si­ca bril­hou nova­mente, sal­van­do 1 chute de 7 met­ros (equiv­a­lente no han­de­bol ao pênalti do fute­bol) e a equipe da casa, com 3 gols da cen­tral armado­ra Mayara, con­seguiu admin­is­trar o resul­ta­do, garan­ti­n­do o bicam­pe­ona­to.

“Ninguém baixou a guar­da. Está­va­mos 4 gols atrás fal­tan­do 7 min­u­tos e é muito difí­cil revert­er um placar do jeito que foi. É fun­da­men­tal acred­i­tar até o final, que dá. Foi o que elas fiz­er­am e na pror­ro­gação tín­hamos certeza de que íamos con­tin­uar, porque está­va­mos em um cres­cente que seria difí­cil segu­rar”, desta­cou o téc­ni­co Alex Aprile, à asses­so­ria de impren­sa do Pin­heiros.

O pódio fem­i­ni­no do Campe­ona­to Sul-Cen­tro-Amer­i­cano foi com­ple­ta­do pelo Clube Por­tuguês, que der­ro­tou o Nacional por 30 a 23, em um due­lo 100% brasileiro, tam­bém dis­puta­do no sába­do. Na edição mas­culi­na do torneio, que tam­bém foi real­iza­da no Pin­heiros, entre 30 de maio e 3 de jun­ho, o títu­lo ficou com os argenti­nos do San Fer­nan­do, que super­aram o Taubaté na final, por 35 a 33, na pror­ro­gação.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d