...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Entenda como vai funcionar cadastro reserva do Concurso Unificado

Entenda como vai funcionar cadastro reserva do Concurso Unificado

Repro­dução: © Arte.EBC

Aprovados na lista de espera também poderão ser convocados


Pub­li­ca­do em 08/02/2024 — 08:32 Por Ake­mi Nita­hara — Repórter da Radioagên­cia Nacional  — Rio de Janeiro

ouvir:

Quase 20 mil pes­soas podem ser con­sid­er­adas aprovadas no Con­cur­so Nacional Unifi­ca­do (CNU), o Enem dos Con­cur­sos, já que os edi­tais pre­veem a for­mação do cadas­tro reser­va com pelo menos o dobro do número de vagas disponíveis. Os con­cur­so públi­cos, em ger­al, for­mam esse cadas­tro, além das vagas para preenchi­men­to ime­di­a­to. O CNU ofer­ece 6.640 vagas em 21 órgãos fed­erais. 

Como o con­cur­so tem duração de um ano, com pos­si­bil­i­dade de ser pror­ro­ga­do por mais um, as pes­soas que foram aprovadas na lista de espera podem ser chamadas, den­tro desse perío­do, para ocu­par a vaga de alguém que ten­ha desis­ti­do ou que não foi aprova­do na fase de cur­so de for­mação ou pro­va de títu­los, por exem­p­lo. A homolo­gação do resul­ta­do está pre­vista para 30 de jul­ho,

Quem ficar no cadas­tro reser­va tam­bém pode ser con­vo­ca­do em caso de autor­iza­ção de novas vagas para o órgão ou de aposen­ta­do­ria de pes­soal. Out­ra situ­ação pre­vista no CNU é a con­vo­cação para vagas tem­porárias. Nesse caso, o can­dida­to vol­ta para a lista de espera por um car­go efe­ti­vo quan­do ter­mi­nar o serviço por tem­po deter­mi­na­do.

Com esse for­ma­to inédi­to, de con­cor­rer a várias vagas em difer­entes órgãos, o cadas­tro reser­va tam­bém tem out­ro difer­en­cial. A min­is­tra de Gestão e Ino­vação em Serviços Públi­cos, Ester Dweck, expli­ca que o ban­co de can­didatos será for­ma­do por todos que não ten­ham sido aprova­dos em sua primeira opção de car­go, con­forme ordem de prefer­ên­cia indi­ca­da na inscrição.

“A par­tir do momen­to que entrou em um car­go, se a pes­soa não obteve a primeira opção, ela vai con­tin­uar na lista de espera daque­les car­gos que estão aci­ma. Se ela entrou, por exem­p­lo, na ter­ceira opção que fez, ela con­tin­ua num cadas­tro reser­va da primeira e da segun­da opçõesm, mas não fica mais no cadas­tro reser­va daque­las que esta­va abaixo”.

Para ficar no cadas­tro reser­va, é pre­ciso alcançar a pon­tu­ação mín­i­ma exigi­da nas provas para cada car­go a que con­corre, com o cál­cu­lo das notas de acor­do com o descrito no edi­tal.

As inscrições para o Con­cur­so Nacional Unifi­ca­do ter­mi­nam nes­ta sex­ta-feira (9). A taxa é de R$ 60 para os car­gos de nív­el médio e de R$ 90 para os de nív­el supe­ri­or. Para faz­er a inscrição, é pre­ciso ter uma con­ta gov.br, que pode ser fei­ta por qual­quer pes­soa com CPF pelo aplica­ti­vo ou pelo site gov.br.

Todas as provas serão apli­cadas no dia 5 de maio, em dois turnos. As infor­mações sobre o con­cur­so podem ser con­feri­das no por­tal gov.br/concursonacional.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d