...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Hemocentro de Brasília alerta para falta de sangue O negativo

Hemocentro de Brasília alerta para falta de sangue O negativo

Repro­dução: © Davidyson Damasceno/Agência Brasil

Volume está 43% abaixo das 180 coletas diárias necessárias


Pub­li­ca­do em 16/02/2024 — 10:43 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Após uma que­da de doações em função do perío­do de car­naval, a Fun­dação Hemo­cen­tro de Brasília está com estoque críti­co de sangue O neg­a­ti­vo – con­sid­er­a­do doador uni­ver­sal e uti­liza­do em casos de urgên­cia, quan­do não se sabe a tipagem san­guínea do paciente. Doadores com esse tipo san­guí­neo têm dire­ito à sen­ha pref­er­en­cial para atendi­men­to no local até o próx­i­mo dia 24. Bas­ta com­pro­var o grupo san­guí­neo por meio de cadas­tro no próprio hemo­cen­tro ou por exame de tipagem san­guínea.

Até o momen­to, o Hemo­cen­tro infor­mou ter reg­istra­do, em fevereiro, uma média de 102 doações por dia, vol­ume 43% abaixo das 180 cole­tas diárias necessárias para manutenção dos níveis de segu­rança. Além do sangue O neg­a­ti­vo, que está em nív­el críti­co, os tipos O pos­i­ti­vo, B neg­a­ti­vo, AB neg­a­ti­vo, A pos­i­ti­vo e A neg­a­ti­vo estão em níveis baixos. O grupo AB pos­i­ti­vo está com estoque reg­u­lar, enquan­to o B pos­i­ti­vo está com estoque clas­si­fi­ca­do como ade­qua­do.

Ain­da de acor­do com o Hemo­cen­tro, ao lon­go do mês de janeiro, foi obser­va­do um aumen­to na deman­da por hemo­com­po­nentes. Durante esse perío­do, foram real­izadas 8.619 trans­fusões no Dis­tri­to Fed­er­al, con­tra 7.750 no mes­mo perío­do do ano pas­sa­do. O local é respon­sáv­el por abaste­cer toda a rede de saúde públi­ca do Dis­tri­to Fed­er­al, além de insti­tu­ições con­ve­ni­adas, como o Hos­pi­tal da Cri­ança, o Insti­tu­to de Car­di­olo­gia e o Hos­pi­tal das Forças Armadas.

Doações

Para doar sangue, é pre­ciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 qui­los e estar saudáv­el. Para quem pas­sou por cirur­gia, exame endoscópi­co ou adoe­ceu recen­te­mente, a recomen­dação é con­sul­tar o site do Hemo­cen­tro para saber se está apto a doar sangue. Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desa­parec­i­men­to dos sin­tomas para poder doar sangue. Já quem teve covid-19 deve aguardar dez dias após o fim dos sin­tomas, des­de que sem seque­las. Se ass­in­tomáti­co, o pra­zo é con­ta­do da data de cole­ta do exame.

Pacientes diag­nos­ti­ca­dos com dengue clás­si­ca devem aguardar 30 dias para se can­di­datar à doação de sangue. Para dengue hemor­rág­i­ca, o pra­zo é seis meses. É necessário agen­dar a doação por meio do site Agen­da DF ou lig­an­do para o tele­fone 160 (opção 2). Tam­bém é pos­sív­el realizar encaix­es, depen­den­do da disponi­bil­i­dade de vagas no dia.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d