...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Inmetro orienta uso da geladeira para reduzir consumo de energia

Inmetro orienta uso da geladeira para reduzir consumo de energia

Uma das dicas é evitar o abre e fecha constante da porta do aparelho

Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:48
Rio de Janeiro
Governo reduz IPI de eletrodomésticos da linha branca, geladeiras; comércio. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Um dos eletrodomés­ti­cos que mais pesam na con­ta men­sal de ener­gia é a geladeira. Além de fun­cionar 24 horas por dia, o abre e fecha da por­ta do equipa­men­to pelas pes­soas da casa lev­am ao aumen­to do con­sumo de elet­ri­ci­dade.

Por essa razão, o Insti­tu­to Nacional de Metrolo­gia, Qual­i­dade e Tec­nolo­gia (Inmetro) está ori­en­tan­do os cidadãos que boas práti­cas de insta­lação, uso e manutenção aju­dam a reduzir o con­sumo, além de evi­tar des­perdí­cios e pro­lon­gar a vida útil do apar­el­ho.

Dicas

A primeira dica é que a geladeira não deve ficar cola­da à parede nem ser insta­l­a­da em espaços muito estre­itos. Com­po­nentes como o com­pres­sor e o con­den­sador pre­cisam de espaço para lib­er­ar o calor ger­a­do durante o fun­ciona­men­to. Quan­do essa ven­ti­lação é prej­u­di­ca­da, o motor tra­bal­ha mais para man­ter a tem­per­atu­ra inter­na, o que aumen­ta o con­sumo.

O Inmetro recomen­da seguir as instruções do fab­ri­cante que, em ger­al, indicam uma dis­tân­cia mín­i­ma de cer­ca de 15 cen­tímet­ros das pare­des.

Out­ra ori­en­tação impor­tante, é evi­tar abrir a por­ta da geladeira com fre­quên­cia ou man­tê-la aber­ta por muito tem­po. Esse hábito per­mite a entra­da de ar quente, o que exige maior esforço do sis­tema de refrig­er­ação.

Para reduzir o con­sumo, o Inmetro sug­ere que o ide­al é orga­ni­zar os pro­du­tos, abrir a por­ta ape­nas quan­do necessário e evi­tar guardar ali­men­tos ain­da quentes no inte­ri­or do apar­el­ho. Deve-se tam­bém ver­i­ficar reg­u­lar­mente a bor­racha de vedação, porque des­gastes e frestas com­pro­m­e­tem a efi­ciên­cia e ele­vam o gas­to de ener­gia.

De acor­do com o Insti­tu­to, a limpeza do con­den­sador, chama­do ser­penti­na, que está local­iza­do na parte tra­seira da maio­r­ia dos mod­e­los, é fun­da­men­tal para o bom desem­pen­ho da geladeira, uma vez que o acú­mu­lo de poeira e gor­du­ra difi­cul­ta a lib­er­ação de calor e pode aumen­tar o con­sumo.

Uma práti­ca ado­ta­da por muitas pes­soas, que é secar roupas atrás da geladeira, é con­sid­er­a­da total­mente inad­e­qua­da pelo Inmetro, porque blo­queia a saí­da de calor, reduz a ven­ti­lação e prej­u­di­ca o fun­ciona­men­to do equipa­men­to. O Insti­tu­to reforça que a adoção dess­es cuida­dos con­tribui para um con­sumo mais efi­ciente, reduz a con­ta de ener­gia e aju­da a man­ter o eletrodomés­ti­co em boas condições por mais tem­po.

O Inmetro reforça ain­da que ao com­prar uma geladeira, o cidadão deve ver­i­ficar na Eti­que­ta Nacional de Con­ser­vação de Ener­gia (ENCE) o con­sumo men­sal e dar prefer­ên­cia aos mod­e­los mais efi­cientes., “uma vez que a efi­ciên­cia energéti­ca faz difer­ença na con­ta de ener­gia”.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d