...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Brasil propõe ação internacional para garantir saúde dos indígenas

Brasil propõe ação internacional para garantir saúde dos indígenas

Repro­dução: © Igor Evangelista/ MS

Cerca de 600 crianças morreram nos últimos 4 anos


Pub­li­ca­do em 31/01/2023 — 09:17 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O gov­er­no brasileiro pre­tende apre­sen­tar à Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) uma res­olução que garan­ta ação inter­na­cional em defe­sa da saúde dos povos indí­ge­nas. A pro­pos­ta foi anun­ci­a­da esta sem­ana ao con­sel­ho exec­u­ti­vo da enti­dade pelo secretário de Ciên­cia, Tec­nolo­gia, Ino­vação e Insumos Estratégi­cos do Min­istério da Saúde, Car­los Gadel­ha.

“Gostaria de anun­ciar nos­sa intenção de apre­sen­tar uma res­olução sobre a saúde dos povos indí­ge­nas, um tópi­co nun­ca antes abor­da­do dire­ta­mente pela Assem­bleia Mundi­al da Saúde, com o obje­ti­vo de garan­tir seu dire­ito à saúde, de acor­do com suas próprias exigên­cias e sob sua própria admin­is­tração.”

Em seu dis­cur­so na sede da OMS em Gene­bra, o secretário pediu apoio de out­ros esta­dos-mem­bros, da própria enti­dade e de demais orga­ni­za­ções inter­na­cionais para que se pense numa for­ma de “não deixar ninguém para trás” por meio de uma reg­u­lação apro­pri­a­da sobre “um tema de grande importân­cia e que vem sendo comu­mente neg­li­gen­ci­a­do”.

“Cer­ca de 600 cri­anças indí­ge­nas mor­reram nos últi­mos qua­tro anos como resul­ta­do da neg­ligên­cia do Esta­do e da fal­ta de políti­cas públi­cas. Não há desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el, não há dire­ito à saúde em uma situ­ação em que as cri­anças mor­rem dev­i­do ao aban­dono”, con­cluiu Gadel­ha.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d