...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Fies: pré-selecionados têm até sexta-feira para complementar inscrição

Fies: pré-selecionados têm até sexta-feira para complementar inscrição

Fundo de Financiamento Estudantil,Fies
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

A relação dos candidatos para o segundo semestre já foi divulgada


Pub­li­ca­do em 04/08/2021 — 09:40 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Começa hoje (4) e vai até sex­ta-feira (6) o pra­zo para que os pré-sele­ciona­dos para o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies) com­ple­mentem sua inscrição neste que é o cer­tame rel­a­ti­vo ao segun­do semes­tre de 2021.

A relação dos can­didatos pré-sele­ciona­dos foi divul­ga­da ontem (3), em chama­da úni­ca. O resul­ta­do está disponív­el na pági­na do Fies.

A seleção asse­gu­ra ape­nas a expec­ta­ti­va de dire­ito à vaga, já a con­tratação do finan­cia­men­to está sujei­ta às demais regras e pro­ced­i­men­tos de for­mal­iza­ção do con­tra­to.

Os estu­dantes não pré-sele­ciona­dos foram auto­mati­ca­mente incluí­dos em lista de espera, obser­va­da clas­si­fi­cação. Con­sideran­do que não existe novo ran­quea­men­to, após a pub­li­cação do resul­ta­do da chama­da úni­ca, os par­tic­i­pantes da lista de espera dev­erão, obri­ga­to­ri­a­mente, acom­pan­har sua even­tu­al pré-seleção.

Nesse caso, os can­didatos dev­erão com­ple­men­tar sua inscrição no pra­zo de três dias úteis, con­ta­dos do dia sub­se­quente ao da divul­gação de sua pré-seleção no sis­tema. O pra­zo final para a lista de espera é 31 de agos­to.

Em 2021, o Fies tem a ofer­ta total de 93 mil vagas. Nes­ta seleção do segun­do semes­tre, estão disponíveis 69 mil vagas dis­tribuí­das em 23.320 cur­sos de 1.324 insti­tu­ições pri­vadas de ensi­no supe­ri­or. Caso hajam vagas remanes­centes, não ocu­padas na chama­da úni­ca, o MEC poderá faz­er nova seleção.

Para ter aces­so ao fun­do, é necessário ter ren­da famil­iar men­sal bru­ta per capi­ta de até três salários mín­i­mos e ter par­tic­i­pa­do de uma das edições do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem), a par­tir de 2010, obten­do no mín­i­mo 450 pon­tos na média das cin­co provas do exame e não ter zer­a­do a pro­va de redação.

O Fies é o pro­gra­ma do gov­er­no fed­er­al que tem o obje­ti­vo de facil­i­tar o aces­so ao crédi­to para finan­cia­men­to de cur­sos de ensi­no supe­ri­or ofer­e­ci­dos por insti­tu­ições pri­vadas ader­entes ao pro­gra­ma. Cri­a­do em 1999, ele é ofer­ta­do em duas modal­i­dades des­de 2018, por meio do Fies e do Pro­gra­ma de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (P‑Fies).

O primeiro é oper­a­do pelo gov­er­no fed­er­al, sem incidên­cia de juros, para estu­dantes que têm ren­da famil­iar de até três salários-mín­i­mos por pes­soa; o per­centu­al máx­i­mo do val­or do cur­so finan­cia­do é definido de acor­do com a ren­da famil­iar e os encar­gos edu­ca­cionais cobra­dos pelas insti­tu­ições de ensi­no. Já o P‑Fies tem regras especí­fi­cas, sem seleção, e fun­ciona com recur­sos dos fun­dos con­sti­tu­cionais e dos ban­cos pri­va­dos par­tic­i­pantes, o que impli­ca cobrança de juros.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d