...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Ginasta Bárbara Domingos fatura bronze em etapa da Copa do Mundo

Ginasta Bárbara Domingos fatura bronze em etapa da Copa do Mundo

Repro­dução: © Divulgação/Confederação Brasileira de Ginás­ti­ca

Competição na Romênia foi a última da modalidade antes de Paris 2024


Publicado em 14/07/2024 — 18:25 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Pela primeira vez clas­si­fi­ca­da a qua­tro finais de apar­el­ho em uma eta­pa da Copa do Mun­do de ginás­ti­ca rít­mi­ca, a brasileira Bár­bara Domin­gos fatur­ou a medal­ha de bronze na pro­va da fita neste domin­go (14), na cidade de Cluj-Napoca (Romê­nia). A curitibana de 24 anos, tam­bém con­heci­da pelo apeli­do de Babi, apre­sen­tou sua core­ografia ao som da músi­ca “Bad Romance”, da com­pos­i­to­ra norte-amer­i­cana Lady Gaga, e obteve nota 32.350. O ouro ficou a ucra­ni­ana Taisil­ia Onofri­ichuk e a pra­ta com a hún­gara Fan­ni Pig­nicz­ki – ambas rece­ber­am nota 32.900, mas Taisil­ia foi campeã pelo critério de desem­pate.

O pódio foi o ter­ceiro de Babi em torneios orga­ni­za­dos pela Fed­er­ação Inter­na­cional de Ginás­ti­ca (FIG). No ano pas­sa­do, a ginas­ta curitibana, com pre­sença garan­ti­da nos Jogos de Paris, já havia fat­u­ra­do bronze na eta­pa da Copa do Mun­do de Sofia (Bul­gária) e ouro no Grand Prix de Thi­ais (França).

“Esta­va um pouco apreen­si­va com a final de fita. Entre sair da área de com­petição, tro­car col­lant, pegar apar­el­ho e se preparar para entrar. E Babi tem todo um rit­u­al, temos pouco tem­po e ela não teve mui­ta brecha para faz­er as repetições. Tratei de enchê-la de con­fi­ança, afirmei que ela não pre­cisa­va de repetição, que esta­va mais que treina­da e pronta, e que era só entrar lá e faz­er. E ela fez! Era muito difí­cil uma medal­ha nes­sa com­petição, numa dis­pu­ta que reuniu prati­ca­mente todas as mel­hores ginas­tas do mun­do. Mas con­seguimos!”, comem­o­rou a treinado­ra Már­cia Naves, em depoi­men­to à Con­fed­er­ação Brasileira de Ginás­ti­ca (CBG).

Nas finais dos demais apar­el­hos, Babi ficou em quin­to lugar tan­to no arco (33.700) quan­to nas maças (33.450). Já na bola, a brasileira foi séti­ma colo­ca­da (33.200).

Conjunto brasileiro — finais de séries

Após con­quis­tar a pra­ta na dis­pu­ta ger­al do con­jun­to no sába­do (14), o quin­te­to brasileiro ficou fora do pódio domin­go (14). Na final dos cin­co arcos, a equipe for­ma­da pelas ginas­tas Sofia Madeira, Déb­o­rah Medra­do, Duda Araka­ki, Nicole Pir­cio e Vic­tória Borges ficou na quar­ta posição com a nota 37.750, O con­jun­to de Israel con­quis­tou ouro ((39.400) e, na sequên­cia, Itália (38.750) e Bul­gária (38.700), levaram pra­ta e bronze, respec­ti­va­mente.

Na séria mista (três fitas e duas bolas), as brasileiras ficaram em oito lugar (29.950). O pódio foi asse­gu­ra­do por país­es não con­sid­er­a­dos favoritos: a campeã foi a Espan­ha (34.700), segui­da por França (pra­ta) e Ucrâ­nia (bronze) – ambas obtiver­am 33.850, mas a França ficou com o ouro pelo critério de desem­pate.

Paris 2024

O Brasil asse­gurou pre­sença tan­to no indi­vid­ual (Babi Domin­gos com­pe­tirá com out­ras 23 ginas­tas), quan­to na dis­pu­ta por con­jun­to (o quin­te­to nacional medirá forças com out­ras 70 equipes). A com­petição da ginás­ti­ca rít­mi­ca em Paris ocor­rerá entre os dias 8 e 10 de agos­to.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d