...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Lula e Alckmin tomam posse hoje; entenda o rito

Lula e Alckmin tomam posse hoje; entenda o rito

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Parte da cerimônia vai ocorrer na área externa do Palácio do Planalto


Pub­li­ca­do em 01/01/2023 — 06:35 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil* — Brasília

ouvir:

O Arti­go 78 da Con­sti­tu­ição Fed­er­al deter­mi­na que o pres­i­dente e o vice-pres­i­dente da Repúbli­ca eleitos tomem posse em cer­imô­nia no Con­gres­so Nacional. A sessão solene des­ti­na­da a empos­sar Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e Ger­al­do Alck­min deve ocor­rer no plenário da Câmara dos Dep­uta­dos no dia 1º de janeiro de 2023, a par­tir das 15h. Antes, ambos par­tic­i­pam de corte­jo que começa na Esplana­da dos Min­istérios, próx­i­mo à Cat­e­dral Met­ro­pol­i­tana de Brasília, e segue até o Con­gres­so Nacional.

Parte da cer­imô­nia de posse deve acon­te­cer na área exter­na do Con­gres­so Nacional. No gra­ma­do, ficarão posi­cionadas as bate­rias respon­sáveis pelas tradi­cionais sal­vas de tiro. Na parte da frente do edifí­cio prin­ci­pal, antes da ram­pa, será hastea­da a ban­deira nacional e o pres­i­dente eleito pas­sará em revista as tropas mobi­lizadas para o even­to. Na entra­da da ram­pa, Lula e Alck­min serão rece­bidos pelos pres­i­dentes do Sena­do, Rodri­go Pacheco, e da Câmara dos Dep­uta­dos, Arthur Lira, e, de lá, seguem ao inte­ri­or do pré­dio pela entra­da prin­ci­pal.

Antes de seguirem ao plenário, os eleitos ain­da serão sauda­dos por autori­dades em um dos mais emblemáti­cos salões do Con­gres­so Nacional, o Salão Negro. Nas lat­erais estão local­iza­dos os salões nobres da Câmara e do Sena­do, onde as autori­dades estarão aguardan­do o pres­i­dente e o vice-pres­i­dente eleitos. Para chegar ao plenário, Lula e Alck­min, já segui­dos por autori­dades, terão que pas­sar pelo Salão Verde e pelo Salão Azul, onde os empos­sa­dos serão recep­ciona­dos logo após a sessão solene.

Em caso de chu­va, a entra­da do pres­i­dente e do vice-pres­i­dente acon­te­cerá pelo Salão Bran­co, con­heci­do como chapelar­ia. O roteiro com­ple­to da cer­imô­nia pode ser aces­sa­do aqui.

Tecnologia

Uma das novi­dades da cer­imô­nia de posse em 2023 é o uso de QR Code nos con­vites, garan­ti­n­do que sejam pes­soais e intrans­fer­íveis. Por meio de apar­el­hos celu­lares disponi­bi­liza­dos no local da cer­imô­nia, a leitu­ra do códi­go abrirá um aplica­ti­vo com infor­mações sobre o con­vi­da­do.

Sessão solene

A sessão de posse é pre­si­di­da pelo pres­i­dente do Con­gres­so Nacional, car­go ocu­pa­do pelo pres­i­dente do Sena­do, Rodri­go Pacheco. A Mesa tam­bém deve ser com­pos­ta pelo pres­i­dente da Repúbli­ca e vice eleitos, pelo pres­i­dente da Câmara, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), pelo primeiro secretário e por out­ras autori­dades. Após prestar o com­pro­mis­so con­sti­tu­cional pre­vis­to no arti­go 78, Lula será declar­a­do empos­sa­do por Pacheco.

Empos­sa­dos, pres­i­dente e vice assi­nam o ter­mo de posse. Em segui­da, somente Lula e Pacheco dis­cur­sam e a sessão é encer­ra­da. Após a posse, já no Palá­cio do Planal­to, na Praça dos Três Poderes, o pres­i­dente eleito recebe a faixa pres­i­den­cial e faz um pro­nun­ci­a­men­to. Por fim, haverá recepção de chefes de Esta­do e rep­re­sen­tantes de país­es no Palá­cio do Ita­ma­raty.

*Com infor­mações da Agên­cia Sena­do.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d