...
domingo ,28 setembro 2025
Home / Noticias / Maior território quilombola do país recebe Mostra de Teatro Afro Cena

Maior território quilombola do país recebe Mostra de Teatro Afro Cena

Repro­dução: © Ana Luiza Reis/Mostra de Teatro Afro Cena

Evento ocorre na cidade goiana de Cavalcante e vai até domingo


Pub­li­ca­do em 10/06/2022 — 07:33 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O municí­pio de Cav­al­cante (GO), um dos des­ti­nos mais procu­ra­dos da Cha­pa­da dos Vead­eiros, será pal­co da 2ª Mostra de Teatro Afro Cena. As atrações, que vão até domin­go (12), são gra­tu­itas e incluem espetácu­los de teatro, rodas de con­ver­sa, apre­sen­tações de dança e ofic­i­nas.

Real­iza­do pela ONG Teatro, Edu­cação e Respon­s­abil­i­dade com as Raízes Afro-Brasileiras (T.E.R.R.A), o even­to leva à comu­nidade local a opor­tu­nidade de entrar em con­ta­to com essas expressões artís­ti­cas, já que o cin­e­ma e o teatro mais próx­i­mos de Cav­al­cante ficam em Brasília, a 300 quilômet­ros (km) de dis­tân­cia.

“A Mostra de Teatro Afro Cena é de fun­da­men­tal importân­cia para o municí­pio de Cav­al­cante e para a sociedade brasileira como um todo. Aqui temos local­iza­do o maior ter­ritório quilom­bo­la do Brasil, que são as comu­nidades Kalun­ga, e o con­vite é para refle­tir a cidade por meio das artes negras, poten­cial­izan­do toda ances­tral­i­dade da cul­tura afro-brasileira e local”, diz Edy­mara Diniz, real­izado­ra e ide­al­izado­ra do even­to, que teve sua primeira edição em 2018.

Programação

Mostra de Teatro Afro Cena
Repro­dução: Mostra de Teatro Afro Cena — Divulgação/Mostra de Teatro Afro Cena

Nes­ta sex­ta-feira, a par­tir das 18h, a pro­gra­mação é volta­da para a cri­ança­da. O grupo Nutra apre­sen­ta a peça circense Clown ou Pal­haço, se preferir… Como te Gus­ta?, na Praça Dio­go Telles Cav­al­cante, no cen­tro da cidade.

Em segui­da, às 21h, o Ban­do de Teatro Olo­dum, da Bahia, que tem mais de 30 anos de car­reira, apre­sen­ta o espetácu­lo Erê, que con­ta com a con­cepção cêni­ca de Lázaro Ramos (ex-inte­grante do Ban­do).

Encer­ran­do a pro­gra­mação de hoje, às 22h30, o grupo local Flo­res e Fru­tos do Quilom­bo Kalun­ga apre­sen­ta o resul­ta­do de mais de 10 anos de tra­bal­ho jun­to a cri­anças e ado­les­centes quilom­bo­las na dança sus­sa, uma man­i­fes­tação típi­ca e recon­heci­da como patrimônio nacional.

Aman­hã (11), os even­tos começam às 8h30, com a ofic­i­na Per­for­mance Negra, do Ban­do de Teatro Olo­dum. “É muito impor­tante voltar para Cav­al­cante em um fes­ti­val como esse, onde exis­tem povos remanes­centes de quilom­bo. Somos agentes mul­ti­pli­cadores de nos­sos faz­eres, do teatro, da dança, músi­ca, per­cussão, capoeira. Enten­demos que a arte edu­ca, trans­for­ma, enal­tece, diz Ednal­do Muniz, um dos inte­grantes do Ban­do.

Às 14h, a escrito­ra, atriz e pro­du­to­ra Cris­tiane Sobral con­duz sua ofic­i­na de Escri­ta Cria­ti­va, uma opor­tu­nidade que o públi­co terá de destravar e apren­der téc­ni­cas de escri­ta.

Aman­hã à noite, a praça cen­tral da cidade recebe a apre­sen­tação do monól­o­go de Cristine Sobral Esperan­do Zumbi, às 21h. Em segui­da, o grupo Afoxé Ogum Pá, apre­sen­ta o show Corte­jo, às 22h30.

A pro­gra­mação de domin­go começa com duas rodas de con­ver­sa, con­duzi­das pela ide­al­izado­ra da mostra Edy­mara Diniz e pelo ator e dra­matur­go Jonathan Andrade, coor­de­nador de pro­dução do even­to.

A primeira roda será às 9h30, sobre o ensi­no de teatro em comu­nidades negras rurais. A segun­da começa às 14h e o tema será Teatro Negro e Ances­tral­i­dade: Entre Áfric­as e Bra­sis.

À noite, a Cia. Tro­ta­mundus de Teatro encer­ra as ativi­dades da mostra, às 20h, com o espetácu­lo O Dia em que Explodiu Maba­ta Bata, basea­do em um con­to do escritor moçam­bi­cano Mia Couto. A apre­sen­tação será na Praça Dio­go Telles Cav­al­cante.

Clique aqui para aces­sar a pro­gra­mação com­ple­ta da mostra.

Formação

Des­de sua primeira edição, a mostra con­ta com uma ação for­ma­ti­va para quilom­bo­las da região na área da pro­dução cul­tur­al.

Vinte e um jovens kalun­gas atu­am como estag­iários durante todas as eta­pas do even­to: pré-pro­dução, durante a mostra e pós-even­to. Os jovens recebem uma bol­sa no val­or de R$ 500.

Kalunga

O ter­ritório Quilom­bo Kalun­ga foi recon­heci­do em 2021 pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) como o primeiro Ter­ritório e Área Con­ser­va­da por Comu­nidades Indí­ge­nas e Locais (Tic­ca) do Brasil, é o maior ter­ritório quilom­bo­la do país, e abrange três municí­pios goianos na região da Cha­pa­da dos Vead­eiros: Cav­al­cante, Monte Ale­gre de Goiás e Teresina de Goiás.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hoje é Dia destaca Outubro Rosa, dia dos idosos e proteção aos animais

Confira as datas da semana entre 28 de setembro e 4 de outubro. Ril­ton Pimentel …