...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Pazuello anuncia força-tarefa para acelerar vacinação em Manaus

Pazuello anuncia força-tarefa para acelerar vacinação em Manaus

Ministro da saúde, Eduardo Pazuello, em coletiva sobre ações de enfrentamento ao coronavírus do Governo Federal no Amazonas
© Euzi­val­do Queiroz/Especial MS (Repro­dução)

Perspectiva é atingir a população com 50 anos de idade


Pub­li­ca­do em 13/02/2021 — 19:38 Por Heloisa Cristal­do — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O min­istro da Saúde, Eduar­do Pazuel­lo, disse hoje (13), que o gov­er­no fed­er­al enviará vaci­nas sufi­cientes para acel­er­ar o Plano Nacional de Imu­niza­ção em Man­aus. A per­spec­ti­va é alcançar o públi­co de 50 anos de idade.

Pazuel­lo disse que vai tra­bal­har para reunir “todo o pes­soal capac­i­ta­do” e dis­tribuir por área, com pos­tos fixos e móveis de vaci­nação. “A estraté­gia é atin­gir as partes mais dis­tantes do cen­tro de Man­aus, não só nos polos de vaci­nação”, afir­mou Pazuel­lo, que na noite dessa sex­ta-feira, reuniu-se com o gov­er­nador do Ama­zonas, Wil­son Lima, no Cen­tro Inte­gra­do de Coman­do e Con­t­role (CICC).

Segun­do o Min­istério da Saúde, uma força-tare­fa está sendo orga­ni­za­da jun­to com o gov­er­no do Ama­zonas, prefeituras, Min­istério da Defe­sa e Orga­ni­za­ção Pan-Amer­i­cana da Saúde (OPAS) para, além dos pos­tos ofi­ci­ais, a vaci­na ser lev­a­da aos bair­ros e às comu­nidades mais dis­tantes do inte­ri­or.

A vaci­nação começará ime­di­ata­mente após a lib­er­ação para os esta­dos, do lote que dev­erá ser entregue ao Min­istério da Saúde no dia 22 de fevereiro. A pre­visão da pas­ta é que a imu­niza­ção seja ini­ci­a­da por Man­aus e, logo em segui­da, lev­a­da ao inte­ri­or.

Na avali­ação do min­istro, ape­nas a vaci­nação pode frear o recrude­sci­men­to da pan­demia. “Temos que faz­er a vaci­nação em mas­sa e, nesse primeiro momen­to, vamos vaci­nar todos aci­ma de 50 anos. Vamos ante­ci­par as vaci­nas para o Ama­zonas, sem tirar nada dos out­ros esta­dos”, expli­cou.

Transferências

A estraté­gia de trans­fer­ên­cia de pacientes de covid-19 foi mod­i­fi­ca­da para reduzir a fila de espera de pacientes mod­er­a­dos a graves em hos­pi­tais da rede estad­ual. A par­tir de ago­ra, está mais foca­da no inte­ri­or do esta­do, aten­den­do casos médios e graves com uso de UTI aérea.

Segun­do o min­istério, as trans­fer­ên­cias dev­erão ocor­rer tan­to entre municí­pios do inte­ri­or, com maior remoção para Man­aus, como entre os esta­dos. Até sex­ta-feira (12), 558 pacientes havi­am sido trans­feri­dos para out­ros esta­dos, entre eles, 16 para cirur­gia oncológ­i­ca.

Senado

Nes­ta sem­ana, em audiên­cia no Sena­do, Pazuel­lo disse que a vari­ante do novo coro­n­avírus encon­tra­da em Man­aus já está pre­sente em out­ros esta­dos. Acres­cen­tan­do se tratar de um dado epi­demi­ológi­co, ele afir­mou que em 13 de janeiro o Min­istério da Saúde iden­ti­fi­cou a dis­sem­i­nação da vari­ante do vírus.

Restrições

Hoje, o gov­er­no do Ama­zonas pror­ro­gou a medi­da de restrição na cir­cu­lação de pes­soas em todos os municí­pios de 19h às 6h. O novo decre­to terá val­i­dade entre os dias 15 e 21 de fevereiro.

Esse é o segun­do decre­to que pre­vê a restrição na cir­cu­lação de pes­soas no esta­do neste mês. Segun­do Lima, as decisões são baseadas nos dados da Fun­dação de Vig­ilân­cia em Saúde, em parce­ria com a Fiocruz, que todos os dias têm acom­pan­hado o quadro de evolução epi­demi­ológ­i­ca, e os dados da prefeitu­ra de Man­aus sobre o cresci­men­to de óbitos rela­ciona­dos à covid-19.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d