...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Espaço / Planetas Vênus e Júpiter podem ser vistos no fim de semana

Planetas Vênus e Júpiter podem ser vistos no fim de semana

Repro­dução: © NASA/J­PL-Cal­tech

Conjunção será às 16h (hora legal de Brasília) deste sábado


Pub­li­ca­do em 30/04/2022 — 14:33 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Os plan­e­tas Vênus e Júpiter, con­sid­er­a­dos os mais bril­hantes, vão se encon­trar no céu neste fim de sem­ana. Segun­do o Obser­vatório Nacional, para ver o encon­tro bas­ta olhar para o céu antes do aman­hecer e na direção do nascer do Sol.

A con­junção ocor­rerá tan­to na madru­ga­da de sába­do  (30), quan­to na madru­ga­da de domin­go (1º de maio).

De acor­do com a tec­nol­o­gista sênior do Obser­vatório Nacional, Josi­na Nasci­men­to, a con­junção pro­pri­a­mente dita será às 16h (hora legal de Brasília) do dia 30.

“O que vai diferir é somente a altura dos astros de acor­do com a local­i­dade. No Rio de Janeiro, às 4h30 da man­hã, eles já estarão a uma altura de 18 graus e vão fican­do cada vez mais altos em relação ao hor­i­zonte, até que a clar­i­dade do dia fará com que não pos­samos mais vê-los. É impos­sív­el não recon­hecê-los. São os astros mais bril­hantes do céu”, disse Josi­na.

Segun­do o obser­vatório, em 11 de fevereiro de 2021 hou­ve uma con­junção de Vênus com Júpiter, mas os plan­e­tas estavam muito próx­i­mos do Sol e não foi pos­sív­el ver. Em 2 de março de 2023 haverá out­ra con­junção entre os dois plan­e­tas, logo após o pôr do Sol, mas a dis­tân­cia será bem maior entre os plan­e­tas.

Quem pud­er uti­lizar um telescó­pio con­seguirá ver, neste fim de sem­ana, o alin­hamen­to de três plan­e­tas: Netuno, Vênus e Júpiter. O obser­vatório vai faz­er duas trans­mis­sões ao vivo do even­to por meio do canal do YouTube do Obser­vatório Nacional.

Eclipse

Em 2022, haverá dois eclipses do Sol, ambos par­ci­ais e não visíveis no Brasil. O primeiro será em 30 de abril e terá iní­cio às 15h45 (horário de Brasília). O úni­co eclipse da Lua deste ano será de 15 para 16 de maio e será um eclipse total e total­mente visív­el em todo o Brasil.

Segun­do o obser­vatório, ape­nas em out­ubro de 2023 haverá eclipse anu­lar do Sol visív­el no Brasil.

O eclipse par­cial do Sol de hoje será visív­el no extremo sul da Améri­ca do Sul, partes da Antár­ti­ca e parte sul dos oceanos Pací­fi­co e Atlân­ti­co. Em média, o eclipse total ocorre a cada 18 meses.

Entenda

Um eclipse do Sol ocorre quan­do a Lua fica entre o Sol e a Ter­ra pro­je­tan­do uma som­bra sobre a Ter­ra. A som­bra mais escu­ra, onde toda a luz solar é blo­quea­da, é chama­da umbra. Em torno da umbra se define a som­bra mais clara, a penum­bra, onde a luz solar é par­cial­mente blo­quea­da. Se o obser­vador está na estre­i­ta faixa da Ter­ra atingi­da pela umbra, ele vai ver o eclipse como total. Se está na área atingi­da pela penum­bra, verá como par­cial.

A obser­vação de eclipses somente pode ser fei­ta com instru­men­tos espe­ci­ais usa­dos por astrônomos ou com téc­ni­ca de pro­jeção. Con­forme o obser­vatório, não se deve olhar dire­ta­mente para o Sol com o uso de filme de raio‑x, ócu­los escuros ou out­ro mate­r­i­al caseiro por risco de dan­i­ficar o olho de modo irre­ver­sív­el.

* Com infor­mações do Obser­vatório Nacional

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d