...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Senado cria comissão temporária para acompanhar situação em Petrópolis

Senado cria comissão temporária para acompanhar situação em Petrópolis

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Grupo vai propor políticas públicas para evitar desastres semelhantes


Pub­li­ca­do em 17/02/2022 — 22:19 Por Marce­lo Brandão — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Sena­do decid­iu enviar uma comis­são para Petrópo­lis (RJ), para acom­pan­har os des­do­bra­men­tos da tragé­dia ocor­ri­da na cidade, que sofre com desliza­men­tos de ter­ra e inun­dações provo­ca­dos pelas fortes chu­vas nos últi­mos dias. O requer­i­men­to de cri­ação de uma Comis­são Tem­porária Exter­na foi aprova­do na sessão de hoje (17).

Até ago­ra, 117 mortes foram con­fir­madas no municí­pio. A Polí­cia Civ­il está com equipes na cidade col­hen­do reg­istros de pes­soas desa­pare­ci­das.

Até a man­hã de hoje (17), 134 nomes já havi­am sido reg­istra­dos. No momen­to, mais de 700 con­stam como desa­pare­ci­dos. Para o autor do requer­i­men­to, senador Welling­ton Fagun­des (PL-MT), é impor­tante a União aux­il­iar Petrópo­lis com recur­sos do Orça­men­to. Ao mes­mo tem­po, ele desta­cou que é necessária a adoção de uma políti­ca de pre­venção de novas tragé­dias semel­hantes.

A comis­são irá até Petrópo­lis e, após anal­is­ar a situ­ação, dev­erá pro­por políti­cas públi­cas necessárias para aju­dar a pop­u­lação da cidade. Segun­do o gov­er­no do Rio de Janeiro, foi a pior chu­va na cidade des­de 1932. A região ser­rana do esta­do, onde se local­iza Petrópo­lis, viveu out­ras tragé­dias nas últi­mas décadas. Em 1988 e em 2011, tem­po­rais tam­bém causaram grande número de mortes.

Des­ta vez, um dos pon­tos mais impacta­dos na cidade foi o Mor­ro da Ofic­i­na, no Alto da Ser­ra. Hou­ve um grande desliza­men­to de ter­ra no local, que fica próx­i­mo à Rua Tereza, con­heci­da área com­er­cial do municí­pio per­to do cen­tro históri­co. A prefeitu­ra esti­ma que cer­ca de 80 casas ten­ham sido afe­tadas.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d