...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Servidores federais de educação param em 360 unidades de ensino

Servidores federais de educação param em 360 unidades de ensino

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Movimento entra em seu terceiro dia


Publicado em 05/04/2024 — 11:56 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Sindi­ca­to Nacional dos Servi­dores da Edu­cação Bási­ca, Profis­sion­al e Tec­nológ­i­ca (Sinasefe) infor­mou que servi­dores fed­erais de 360 unidades de ensi­no aderi­ram à greve deflagra­da na quar­ta-feira (3).

O movi­men­to pare­dista abrange tan­to o quadro téc­ni­co-admin­is­tra­ti­vo como docentes da rede fed­er­al em pelo menos 23 esta­dos. Ini­cial­mente, a expec­ta­ti­va do sindi­ca­to era adesão de 230 unidades de ensi­no. Há, entre as enti­dades que reg­is­traram adesões, insti­tu­ições de ensi­no lig­adas ao Min­istério da Defe­sa. A lista com­ple­ta foi divul­ga­da no site do Sinasefe.

Reivindicações

Além de uma recom­posição salar­i­al que varia de 22,71% a 34,32%, depen­den­do da cat­e­go­ria, os servi­dores pedem tam­bém reestru­tu­ração das car­reiras da área téc­ni­co-admin­is­tra­ti­va e de docentes; a revo­gação de “todas as nor­mas que prej­u­dicam a edu­cação fed­er­al aprovadas nos gov­er­nos Temer e Bol­sonaro”; bem como a recom­posição do orça­men­to e o rea­juste ime­di­a­to dos auxílios e bol­sas dos estu­dantes.

Aprova­da durante rodadas de assem­bleias real­izadas des­de o dia 18 de março, em 29 seções sindi­cais, a greve será nacional e por tem­po inde­ter­mi­na­do, con­forme infor­ma, no dia 28 de março, doc­u­men­to pro­to­co­la­do jun­to aos min­istérios da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos, da Defe­sa e da Edu­cação, e ao Con­sel­ho Nacional das Insti­tu­ições da Rede Fed­er­al de Edu­cação Profis­sion­al, Cien­tí­fi­ca e Tec­nológ­i­ca (Conif).

Governo

Con­tata­do pela Agên­cia Brasil, o Min­istério da Gestão infor­mou que, em 2023, via­bi­li­zou, a par­tir de nego­ci­ação com as enti­dades rep­re­sen­ta­ti­vas dos servi­dores fed­erais, rea­juste lin­ear de 9% para todos os servi­dores, além do aumen­to de 43,6% no auxílio-ali­men­tação.

“Esse foi o primeiro acor­do para rea­justes fecha­do entre o gov­er­no e servi­dores em oito anos”, desta­cou a pas­ta, ao acres­cen­tar que, no segun­do semes­tre de 2023, ini­ciou debate sobre rea­juste para o ano de 2024.

Ain­da de acor­do com o min­istério, como parte desse proces­so foram aber­tas mesas especí­fi­cas para tratar de algu­mas car­reiras.

“A recom­posição da força de tra­bal­ho na Admin­is­tração Públi­ca Fed­er­al, para recu­per­ar a capaci­dade de atu­ação do gov­er­no para a exe­cução de políti­cas públi­cas, é pau­ta pri­or­itária do Min­istério da Gestão, que vem atuan­do den­tro do pos­sív­el e dos lim­ites orça­men­tários para aten­der às deman­das dos órgãos e enti­dades do Exec­u­ti­vo Fed­er­al”, infor­mou o min­istério.

No caso especí­fi­co da car­reira de téc­ni­cos-admin­is­tra­tivos edu­ca­cionais, os min­istérios da Gestão e da Edu­cação cri­aram grupo de tra­bal­ho para tratar da reestru­tu­ração do plano para car­gos téc­ni­co-admin­is­tra­tivos em edu­cação.

No dia 27 de março, o relatório final do grupo foi entregue à min­is­tra de gestão do Min­istério da Gestão e Ino­vação em Serviços Públi­cos, Esther Dweck, para servir de “insumo” para a pro­pos­ta de reestru­tu­ração de car­reira que será apre­sen­ta­da na mesa de nego­ci­ação.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d