...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Esportes / Vitória em clássico e tropeço do Londrina garantem Remo na Série B

Vitória em clássico e tropeço do Londrina garantem Remo na Série B

erac57axuaapjnv_1

© KeviinDuck/Remo (Repro­dução)

Leão Azul retorna à segunda divisão após 13 anos

Pub­li­ca­do em 10/01/2021 — 22:55 Por Lin­coln Chaves — Repórter da Tv Brasil e da Rádio Nacional — São Paulo — São Paulo


A edição 759 do clás­si­co Re-Pa foi espe­cial para o Remo. Neste domin­go (10), o Leão Azul der­ro­tou o arquiri­val Paysan­du por 1 a 0 no Mangueirão pela quin­ta e penúl­ti­ma roda­da da segun­da fase da Série C do Campe­ona­to Brasileiro, garan­ti­n­do a vol­ta à Série B após 13 anos de ausên­cia.

O aces­so só pôde ser comem­o­ra­do duas horas após o api­to final em Belém, pois os remis­tas ain­da depen­di­am de um tropeço do Lon­d­ri­na con­tra o Ypi­ran­ga-RS no jogo que encer­rou a roda­da pelo Grupo D. O empate por 1 a 1 no está­dio do Café, em Lon­d­ri­na (PR), deu iní­cio a fes­ta azul no Pará.

O Remo lid­era a chave com 10 pon­tos, três a frente do Paysan­du, que é o segun­do. O Lon­d­ri­na está em ter­ceiro com seis pon­tos, segui­do pelo Ypi­ran­ga, com qua­tro pon­tos. Um empate na últi­ma roda­da garante o Leão na decisão da Série C — ape­nas o líder do grupo se clas­si­fi­ca. O Papão tam­bém pode chegar lá, mas terá que vencer, torcer por uma der­ro­ta do rival e superá-lo no sal­do de gols.

Ape­sar da der­ro­ta, o Paysan­du depende ape­nas de si para tam­bém ir à Série B: bas­ta vencer o Ypi­ran­ga no Colos­so da Lagoa, em Erechim (RS). Além de bater os paraens­es, a equipe gaúcha terá que torcer por uma der­ro­ta do Lon­d­ri­na para o Remo no Mangueirão, se quis­er subir de divisão. Já os paranaens­es pre­cisam gan­har em Belém e depen­dem, ain­da, de um tropeço do Papão em Erechim para faz­erem com­pan­hia ao Leão. Os dois jogos serão no sába­do que vem (16), às 17h (horário de Brasília).

Goleiro lidera feito remista

Mais agres­si­vo no primeiro tem­po, o Remo abriu o mar­cador aos 34 min­u­tos, com Salatiel. O ata­cante, que havia per­di­do boa chance sete min­u­tos antes, aproveitou rebote do goleiro Paulo Ricar­do após bati­da do meia Felipe Gedoz e man­dou para as redes. O Papão quase empa­tou nos acrésci­mos. Aos 46, o volante Lucas Siqueira salvou, em cima da lin­ha, uma cabeça­da do ata­cante Nico­las. Na sobra, o zagueiro Wes­ley Matos acer­tou a trave.

Na eta­pa final, o Paysan­du tomou mais a ini­cia­ti­va, mas parou em Viní­cius. O goleiro remista fez pelo menos três defe­sas impor­tan­tís­si­mas. Aos três min­u­tos, esti­cou-se todo para sal­var o desvio do zagueiro Micael. Três min­u­tos depois, evi­tou um gol con­tra do zagueiro Rafael Jansen. Aos 38, teve reflexo para defend­er uma cabeça­da à queima-roupa, na peque­na área, do ata­cante Jefin­ho. Ape­sar da pressão bicol­or, o Remo segurou a vitória.

A cer­ca de 2,5 mil quilômet­ros dali, pouco após o api­to final no Mangueirão, o Ypi­ran­ga inau­gurou o placar no está­dio do Café. Com um min­u­to de bola rolan­do, o goleiro Dal­ton saiu mal do gol, após cobrança de escant­eio, e o lat­er­al Zé Mario cabeceou para as redes. O Lon­d­ri­na pres­sio­nou e chegou ao empate aos 28 min­u­tos com o meia Adeníl­son, em um arre­mate de fora da área.

No segun­do tem­po, o Ypi­ran­ga coman­dou as ações ofen­si­vas, mas pecou na final­iza­ção. Aos 36 min­u­tos, os gaú­chos tiver­am a grande chance de voltar à frente, em uma cobrança de pênalti, mas Dal­ton defend­eu a bati­da de Reinal­do. Aos 42, o zagueiro do Canarin­ho se red­im­iu ao sal­var, quase em cima da lin­ha, um chute cruza­do do ata­cante Uel­ber. O empate foi man­ti­do até o fim dos 90 min­u­tos, para fes­ta da tor­ci­da remista, na out­ra extrem­i­dade do país.

Brusque mira acesso inédito

O Brusque pode se jun­tar ao Remo e garan­tir o aces­so inédi­to à Série B na segun­da-feira (11). O Quadri­col­or recebe o Itu­ano no está­dio Augus­to Bauer, em Brusque (SC), a par­tir das 20h, na par­ti­da que encer­ra a quin­ta roda­da da segun­da fase da Série C. Em segun­do lugar no Grupo C, com seis pon­tos, os catari­nens­es sobem em caso de vitória. O Galo de Itu (SP), por sua vez, pode assumir a pon­ta da chave se gan­har.

O grupo tem o Vila Nova na lid­er­ança, com sete pon­tos, um a mais que o Brusque. Itu­ano e San­ta Cruz somam cin­co pon­tos, mas os per­nam­bu­canos já têm cin­co jogos. No sába­do (9), o Tri­col­or foi super­a­do pelos goianos por 2 a 1 no está­dio Oné­sio Brasileiro Alvaren­ga (OBA), em Goiâ­nia.

Edição: Mar­cio Par­ente

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d