...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Com Daniel Alves, seleção olímpica de futebol é convocada para Tóquio

Com Daniel Alves, seleção olímpica de futebol é convocada para Tóquio

51254222040_4fd412ba9e_o

Repro­dução: © Thais Magalhães/CBF

Lateral é um dos três acima dos 24 anos chamados por André Jardine


Pub­li­ca­do em 17/06/2021 — 17:35 Por Lin­coln Chaves — Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional — São Paulo

O lat­er­al Daniel Alves, de 38 anos, é o destaque entre os 18 jogadores con­vo­ca­dos pelo téc­ni­co André Jar­dine nes­ta quin­ta-feira (17) para a seleção olímpi­ca mas­culi­na de fute­bol, que dis­putará os Jogos de Tóquio (Japão). O camisa 10 do São Paulo é um dos três atle­tas aci­ma de 24 anos chama­dos para o torneio, que será real­iza­do entre os dias 22 de jun­ho e 7 de agos­to. Os demais são o goleiro San­tos, do Ath­leti­co-PR, e o zagueiro Diego Car­los, do Sevil­la (Espan­ha).

“Bati na trave duas vezes e ago­ra estou ten­do a hon­ra de ser chama­do e poder faz­er parte desse grupo, que vai defend­er a medal­ha [de ouro] con­quis­ta­da no Brasil [nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016]. Vestir a camisa da seleção brasileira sig­nifi­ca muito para um jogador, em espe­cial para mim”, disse Daniel Alves, em depoi­men­to à SPFC TV.

Em entre­vista cole­ti­va nes­ta quin­ta, após divul­gar a con­vo­cação, Jar­dine rev­el­ou ter con­ver­sa­do com o próprio lat­er­al, que man­i­festou a von­tade de rep­re­sen­tar o Brasil.

“Ele era para estar na Copa Améri­ca, mas a lesão [no joel­ho dire­ito] acabou o tiran­do [do torneio con­ti­nen­tal]. É um jogador que vai agre­gar demais com exper­iên­cia, lid­er­ança e sabedo­ria aos atle­tas mais jovens. O uni­ver­so quis assim: tirou‑o da Copa Améri­ca e colo­cou em uma Olimpía­da, que ele ain­da não tem. Até brin­quei com ele hoje [quin­ta]: ‘estudei seu cur­rícu­lo e vi que ain­da não tem uma Olimpía­da, vamos com­ple­tar esse cur­rícu­lo’. Ele deu risa­da e demon­strou que era um son­ho que tin­ha”, afir­mou o téc­ni­co.

Dez dos con­vo­ca­dos por Jar­dine atu­am no fute­bol brasileiro. Difer­ente­mente da Copa Améri­ca, a Olimpía­da não ocorre em data Fifa, que é o perío­do des­ti­na­do aos jogos entre seleções. Os clubes, por­tan­to, não tem obri­gação de ced­er os atle­tas. Das equipes do país com jogadores chama­dos para Tóquio, ape­nas o Fla­men­go não se man­i­festou nas redes soci­ais sobre as pre­senças do volante Ger­son (já nego­ci­a­do com o Olympique de Marsel­ha, da França) e do ata­cante Pedro. Este últi­mo cele­brou no Twit­ter, emb­o­ra o Rubro-Negro não pre­ten­da liberá-lo.

“A gente tra­bal­ha e sem­pre tra­bal­hou nesse pro­je­to [olímpi­co] visan­do a questão téc­ni­ca. O Fla­men­go tem uma posição e a gente tec­ni­ca­mente tem out­ra. O Pedro é um jogador impor­tante no proces­so olímpi­co. Um jogador espetac­u­lar, que nos últi­mos dois jogos [amis­tosos con­tra Cabo Verde e Sérvia] fez três gols. Tem von­tade enorme de defend­er o Brasil. Nos­sa men­tal­i­dade é de escol­her os mel­hores e o Pedro está entre os mel­hores jogadores do Brasil neste momen­to”, disse Bran­co, coor­de­nador téc­ni­co da base da Con­fed­er­ação Brasileira de Fute­bol (CBF).

Os atle­tas que atu­am no Brasil devem se apre­sen­tar à seleção olímpi­ca no próx­i­mo dia 8 de jul­ho. Se os coman­da­dos de Jar­dine chegarem pelo menos à semi­fi­nal em Tóquio, os jogadores des­fal­carão os clubes em cin­co rodadas do Campe­ona­to Brasileiro, além dos dois jogos pelas oitavas de final da Copa do Brasil e da Lib­er­ta­dores (ou da Copa Sul-Amer­i­cana).

Atu­al campeão, o Brasil ini­cia a tra­jetória rumo ao bi no dia 22 de jul­ho, na cidade japone­sa de Yoko­hama, con­tra a Ale­man­ha — coin­ci­den­te­mente, o mes­mo adver­sário super­a­do na final da Rio 2016, no Mara­canã. Três dias depois, no mes­mo local, a seleção terá pela frente a Cos­ta do Marfim. No dia 28, o escrete canarin­ho encer­ra a par­tic­i­pação na fase de gru­pos em out­ro municí­pio, Saita­ma, diante da Arábia Sau­di­ta.

RUMO AOS JOGOS

Edição: Mar­cio Par­ente

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d