...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Vôlei sentado: Brasil perde para Comitê Russo e vai brigar pelo bronze

Vôlei sentado: Brasil perde para Comitê Russo e vai brigar pelo bronze

Repro­dução: © ALE CABRAL/CPB

Seleção masculina começou bem, mas permitiu virada de 3 sets a 1


Pub­li­ca­do em 02/09/2021 — 09:46 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasiília

Brasil e Comitê Rus­so dis­putaram a primeira semi­fi­nal mas­culi­na do vôlei sen­ta­do da Par­alimpía­da de Tóquio (Japão). Os rus­sos con­fir­maram o favoritismo, reforça­do por uma cam­pan­ha invic­ta até o momen­to, com três vitórias na primeira fase, e gan­haram dos brasileiros, de vira­da, pelo placar de 3 sets a 1. 

O Brasil chegou à semi­fi­nal no sal­do de pon­tos, em cam­pan­ha com uma vitória e duas der­ro­tas. As par­ci­ais do jogo de hoje (2) foram de 25 a 22 para o Brasil; e de 25 a 21; 25 a 19; e 25 a 19 nos sets seguintes para os rus­sos.

A out­ra semi­fi­nal, entre Irã e Bós­nia Herze­gov­ina — em cur­so nes­ta man­hã — definirá o adver­sário da Rús­sia, na dis­pu­ta pela medal­ha de ouro. Quem perder enfrentará o Brasil, na dis­pu­ta pelo bronze, no sába­do (4), às 2h (horário de Brasília).

Após o Brasil abrir uma van­tagem no primeiro set por 2 a 0, os rus­sos con­seguiram se recom­por e virar para 4 a 2 o placar, ten­do como destaque Shes­takov. A par­ti­da se man­teve equi­li­bra­da, com o Brasil se aprox­i­man­do no placar, fican­do a um pon­to dos rus­sos, em 10 a 9.

O Brasil pas­sou a emplacar pon­tu­ações seguidas, pos­si­bil­i­tan­do a vira­da do placar em 22 a 19. Após alguns set points a favor do Brasil — difi­cul­ta­dos pela efi­ciente defe­sa rus­sa — a seleção con­seguiu super­ar o favoritismo do adver­sário e fechar o primeiro set em 25 a 22. Giba anotou sete pon­tos para o Brasil .

Segundo set

O segun­do set começou com os rus­sos abrindo van­tagem ini­cial: três pon­tos quan­do o placar esta­va em 8 a 5; e a seis, quan­do ficou em 13 a 7. Aos poucos, o Brasil foi enco­stan­do no placar até chegar a 15 a 12, após uma sequên­cia de cin­co pon­tos segui­dos.

A adren­a­li­na aumen­tou, a pon­to de, em meio a uma recla­mação, o destaque brasileiro Giba levar cartão amare­lo. Os rus­sos aproveitaram o momen­to e con­seguiram chegar a 22 pon­tos con­tra 18 do Brasil, que ain­da ameaçou uma reação, chegan­do a 21 pon­tos quan­do os rus­sos estavam em 23. Os rus­sos então se recom­puser­am e fecharam o set em 25 a 21, empatan­do a par­ti­da em 1 set a 1.

Terceiro set

A ter­ceira par­cial começou com o Giba demon­stran­do a qual­i­dade de seu ataque, colo­can­do o Brasil com uma peque­na van­tagem de 2 a 1. Os rus­sos então rea­gi­ram e retomaram as rédeas da par­ti­da, fazen­do 7 a 4. A van­tagem aumen­tou após erro de saque pelo time brasileiro. Com o placar em 8 a 4 para os adver­sários, a seleção pediu tem­po téc­ni­co.

Ao retomar a par­ti­da, os rus­sos voltaram a demon­strar supe­ri­or­i­dade e, com um pon­to de saque, ampli­aram a van­tagem para 11 a 6. Em uma para­lela, o Brasil diminui a difer­ença para 11 a 7, e após uma vari­ação para joga­da em diag­o­nal fez out­ro pon­to.

Bem cen­tra­dos no jogo, os jogadores rus­sos não se deixaram influ­en­ciar pela reação verde e amarela e mar­caram dois pon­tos segui­dos de saque. O placar chegou em 14 a 8 e, nova­mente, foi pedi­do tem­po téc­ni­co para o Brasil.

“Não vamos desi­s­tir”, ouvia-se do ban­co brasileiro. O time voltou mais agres­si­vo para faz­er o nono pon­to. Nova­mente os rus­sos não se deix­am abalar e ampli­am a difer­ença no placar, para 16 a 9.

A seleção voltou a ter inten­si­dade no jogo, chegan­do a 18 a 15. Com um blo­queio do Tia­go, o placar chegou a 19 a 16. A dis­pu­ta seguiu acir­ra­da, em jogo de muitos blo­queios e de recu­per­ação de bolas difí­ceis, mas os rus­sos mostraram por que chegaram ao jogo como favoritos, forçan­do saques para difi­cul­tar a armação de jogadas dos brasileiros..

Explo­ran­do o blo­queio, a equipe rus­sa man­teve a van­tagem em 23 a 18, quan­do novo tem­po téc­ni­co foi pedi­do pelo Brasil.

Ao retornar, no entan­to, os rus­sos se man­tiver­am supe­ri­ores em quadra e fecharam 25 a 19 com um blo­queio, viran­do o placar para 2 sets a 1.

Vitória russa

O quar­to set era de vida ou morte para o Brasil, que começa o jogo explo­ran­do nova­mente Giba: ele já fiz­era pon­tos de blo­queio e de ataque, quan­do a par­ti­da esta­va em 3 a 3. Os rus­sos abri­ram dois pon­tos de van­tagem, em 6 a 4, após uma car­rega­da de bola pelo time brasileiro.

Diante da supe­ri­or­i­dade rus­sa, foram pedi­dos dois tem­pos téc­ni­cos pelo time brasileiro em um cur­to perío­do, quan­do o placar esta­va em 8 a 5 e em 11 a 6 para o Comitê Rus­so.

A situ­ação ficou dramáti­ca, com o Brasil voltan­do a errar saques e com o ataque rus­so mostran­do efi­ciên­cia para faz­er 14 a 7. Em segui­da, com uma forte cor­ta­da de Milen­im, os rus­sos fazem o 16º pon­to, quan­do o Brasil tin­ha ape­nas 10.

A qual­i­dade téc­ni­ca rus­sa man­teve a van­tagem, mes­mo diante da raça demon­stra­da pelo time brasileiro que, em nen­hum momen­to, arrefe­ceu. Nem mes­mo quan­do esta­va atrás no placar, por 22 a 13.

O esforço brasileiro con­seguiu diminuir a difer­ença, fazen­do qua­tro pon­tos segui­dos: 22 a 17. Os rus­sos, no entan­to, retomaram o con­t­role, fechan­do o set em 25 a 19 e sacra­men­tan­do a vitória por  3 sets a 1.

banner_toquio2021

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d