...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Espelho Labirinto exibe obras de 86 artistas brasileiros em Brasília

Espelho Labirinto exibe obras de 86 artistas brasileiros em Brasília

Repro­dução: © Mari­eta Cazarré /Agência Brasil

Mostra gratuita pode ser vista até 13 de março no CCBB


Pub­li­ca­do em 23/01/2022 — 13:42 Por Mari­eta Cazarré – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A mostra Espel­ho Labir­in­to está em car­taz para o públi­co brasiliense, abrindo o cal­endário de 2022 no Cen­tro Cul­tur­al Ban­co do Brasil (CCBB). São 180 obras de 86 artis­tas que tem por obje­ti­vo inspi­rar o vis­i­tante a se perder num labir­in­to de tex­turas, mate­ri­ais, per­spec­ti­vas e cores.

As obras ocu­pam as Gale­rias 1 e 2 e o Pavil­hão de Vidro, até o dia 13 de março de 2022, com curado­ria de Vicente de Mel­lo e de Aldones Nino. Eles con­tam que a escrito­ra Clarice Lispec­tor, auto­ra de tex­tos intimis­tas, foi a grande inspi­ração para o for­ma­to da exposição.

A mostra sug­ere ao vis­i­tante, de maneira lúdi­ca, um pas­seio pelos autores e suas conexões, em uma rara opor­tu­nidade para con­hecer 180 obras em um úni­co lugar.

O acer­vo faz parte da Coleção Sér­gio Car­val­ho e, entre os artis­tas, con­stam nomes pre­mi­a­dos como Chris­tus Nóbre­ga, Luiza Bal­dan, Flávio Cerqueira, San­dra Cin­to, Regi­na Sil­veira, Cole­ti­vo Três Pe, Sofia Borges, Nazareno, Laerte Ramos, André Severo e Paula Krause. A maio­r­ia dos artis­tas expos­tos gan­hou ou foi indi­ca­da ao Prêmio PIPA, que recon­hece artis­tas brasileiros con­tem­porâ­neos.

Os artis­tas de Espel­ho Labir­in­to têm em comum a ino­vação e a provo­cação e desafi­am as certezas do espec­ta­dor. Suas obras e abor­da­gens artís­ti­cas refletem a ideia de reflex­os e meta­mor­fos­es na Gale­ria 1; de con­tenção e pais­agem na Gale­ria 2; e de transparên­cias no Pavil­hão de Vidro.

Con­fi­ra a lista com­ple­ta dos artis­tas no site da exposição. Os ingres­sos são gra­tu­itos, mas devem ser reti­ra­dos no site.

Os curadores e o colecionador

O fotó­grafo, ensaís­ta e curador Vicente de Mel­lo é for­ma­do em Comu­ni­cação Social pela Uni­ver­si­dade Está­cio de Sá e espe­cial­i­zou-se em História da Arte e Arquite­tu­ra no Brasil, pela Pon­tif­í­cia Uni­ver­si­dade Católi­ca do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

Aldones Nino é Curador Adjun­to de Col­legium (Aré­va­lo, Espan­ha) e Asses­sor de Edu­cação e For­mação do Insti­tu­to Inclusar­tiz (Rio de Janeiro, Brasil). Doutoran­do em His­to­ria y Arte pela Uni­ver­si­dade de Grana­da em cotutela com o pro­gra­ma de Pós Grad­u­ação em Artes Visuais da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro.

Sér­gio Car­val­ho, advo­ga­do, vive em Brasília des­de 1969 e se con­sid­era can­dan­go de coração, ele é o guardião de mais de 2,3 mil obras de 180 artis­tas brasileiros con­tem­porâ­neos. O con­jun­to é con­sid­er­a­do um dos maiores de obras con­tem­porâneas do Brasil.

Serviço

Exposição Espel­ho Labir­in­to
CCBB Brasília, até 13 de março
De terça-feira a domin­go das 9h às 20h30
Local­iza­ção: SCES, Tre­cho 2, Lote 22, Brasília, DF
Fone: (61) 3108–7600

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d