...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Governo de Minas Gerais flexibiliza uso de máscaras em locais abertos

Governo de Minas Gerais flexibiliza uso de máscaras em locais abertos

Repro­dução: © Belo Hor­i­zonte /Marcello Casal Jr /Agência Brasil

Municípios terão autonomia para definir regras de uso da proteção


Pub­li­ca­do em 10/03/2022 — 17:21 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O gov­er­no de Minas Gerais retirou a obri­ga­to­riedade do uso de más­caras de pro­teção facial em locais aber­tos de todo o esta­do. O anún­cio foi feito nes­ta quin­ta-feira (10) pelo secretário estad­ual de Saúde, Fábio Bac­cheretti. A decisão pas­sa a valer a par­tir de sába­do (12).

De acor­do com o secretário, os municí­pios terão autono­mia para decidir sobre o tema. Para a equipe téc­ni­ca do gov­er­no estad­ual, porém, o momen­to é seguro para a flex­i­bi­liza­ção no uso do equipa­men­to de pro­teção indi­vid­ual.

O secretário disse que a decisão está basea­da no quadro de pro­jeção de quedas de casos nos próx­i­mos dias, e do fato de há mais de seis meses o esta­do está em onda verde, ou seja, um cenário con­tro­la­do. Ele disse ain­da que a vaci­nação com­ple­ta no esta­do com duas dos­es está aci­ma de 80% e o reforço aci­ma de 40%. “A recomen­dação do esta­do é que cada municí­pio pos­sa des­o­bri­gar o uso de más­cara em locais aber­tos a par­tir de sába­do”.

Bac­cheretti expli­cou que a ori­en­tação da pas­ta é que cada municí­pio ver­i­fique se sua cidade já atingiu pelo menos 80% da pop­u­lação vaci­na­da com duas dos­es para poder optar pela flex­i­bi­liza­ção.

Atual­mente, o esta­do de Minas Gerais tem mais de 86% da pop­u­lação total­mente imu­niza­da com as duas dos­es, ou dose úni­ca, e cer­ca 45% com a dose de reforço. Des­de o iní­cio da pan­demia da covid-19, mais de 61 mil pes­soas mor­reram em decor­rên­cia da infecção no esta­do.

Ao menos out­ras nove cap­i­tais já flex­i­bi­lizaram par­cial ou total­mente o uso de más­caras. Rio de Janeiro e Brasília, por exem­p­lo, lib­er­aram o uso inclu­sive em locais fecha­dos.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d