...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Quinta da Boa Vista é reformada para bicentenário da Independência

Quinta da Boa Vista é reformada para bicentenário da Independência

Repro­dução: © Agên­cia Brasil/Tomaz Sil­va

Local onde fica o parque foi residência da família real por 80 anos


Pub­li­ca­do em 13/05/2022 — 09:55 Por Vitor Abdala – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O par­que da Quin­ta da Boa Vista, tradi­cional área de laz­er da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, está pas­san­do por refor­mas para comem­o­rar os 200 anos da inde­pendên­cia do país. O local serviu de residên­cia para o imper­ador Dom Pedro I, gov­er­nante brasileiro que rompeu com Por­tu­gal e tornou o Brasil inde­pen­dente em 7 de setem­bro de 1822.

A Quin­ta, como é con­heci­da, inclui o anti­go palá­cio real (que hoje abri­ga o Museu Nacional) e todo o ter­reno em vol­ta do edifí­cio. Tam­bém viveu ali o pai de Dom Pedro I, Dom João VI, monar­ca que, de 1808 a 1821, gov­ernou o império por­tuguês sedi­a­do no Rio de Janeiro.

Dom João rece­beu a Quin­ta como pre­sente do nego­ciante Elias Antônio Lopes, em 1809. E o local serviu como residên­cia ofi­cial para a família até 1889, quan­do Dom Pedro II, que nascera ali em 1825, teve que sair do país depois da procla­mação da Repúbli­ca.

Reformas

O par­que rece­beu trata­men­to pais­agís­ti­co de Augus­to François Marie Glaziou e do major Gomes Archer, de 1869 a 1875, e con­ser­va até hoje a mar­ca deste perío­do.

A revi­tal­iza­ção da área, que teve seu iní­cio ofi­cial hoje (13), incluirá refor­mas nos mon­u­men­tos, portões, calçadas, pontes, quadras esporti­vas, sis­tema de drenagem e ban­heiros, além da limpeza dos canais.

“Aqui é um dos lugares mais emblemáti­cos da nos­sa história, então esta­mos ten­do um cuida­do espe­cial com essa obra. E essa é uma grande obra, porque além do par­que, em si, ter­e­mos tam­bém [refor­mas] do entorno, aveni­da Dom Pedro II, Largo da Can­cela, aveni­da São Cristóvão, que vão rece­ber o Asfal­to Liso [pro­je­to de reca­pea­men­to de vias], para ficar tudo pron­to para o dia 7 de setem­bro”.

As refor­mas cus­tarão R$ 14,6 mil­hões ape­nas no inte­ri­or do par­que e têm pre­visão de con­clusão até o dia 6 de setem­bro.

Museu Nacional

Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista no Bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Repro­dução: O edifí­cio que hoje abria o Museu Nacional foi residên­cia de D. João VI e D. Pedro I — Agên­cia Brasil/Tomaz Sil­va

A residên­cia pro­pri­a­mente dita, que hoje abri­ga o Museu Nacional, vin­cu­la­do à Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ), tam­bém está pas­san­do por obras, depois do grande incên­dio que destru­iu o edifí­cio em setem­bro de 2018.

Segun­do o dire­tor do Museu, Alexan­der Kell­ner, a pre­visão é que a recon­strução ter­mine em 2027. Mas parte da refor­ma deve ser con­cluí­da a tem­po das comem­o­rações do bicen­tenário. “Pre­tendemos entre­gar parte [da obra] ain­da para 7 de setem­bro”, afir­mou Kell­ner.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d