...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Esportes / Série B: CSA empata com Brasil de Pelotas e deixa G4

Série B: CSA empata com Brasil de Pelotas e deixa G4

campeonato-brasileiro-serie-b-cbf

© Divul­gação / CBF (Repro­dução)

Partida teve impedimento polêmico aos 48 minutos do segundo tempo


Pub­li­ca­do em 22/01/2021 — 21:56 Por Mauri­cio Cos­ta — Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional — Rio de Janeiro

Em jogo ten­so, com um polêmi­co gol anu­la­do no fim, o CSA perdeu a chance de voltar ao G4 ao empatar em 1 a 1 com o Brasil de Pelotas nes­ta sex­ta-feira (22), no Rei Pelé. A pre­sença de Mar­ta no está­dio não foi sufi­ciente para a vitória do Azulão, que chegou a 57 pon­tos, e caiu para a quin­ta posição do Campe­ona­to Brasileiro da Série B após a vitória do Juven­tude sobre o Figueirense.  O resul­ta­do em Maceió tam­bém garan­tiu o aces­so do Cuiabá à Série A. O Doura­do não pode mais ser alcança­do pelo CSA e está na primeira divisão. 

Sem chances de aces­so ou risco de que­da, o Xavante jogou com inteligên­cia e pode­ria ter até saí­do com a vitória, mas o empate deixou a equipe com 49 pon­tos, na 11ª colo­cação. O jogo foi muito trun­ca­do no primeiro tem­po, com pou­cas chances de gol. As duas equipes tro­cavam pass­es no meio de cam­po, mas tin­ham difi­cul­dades para inco­modar o goleiro adver­sário. O Brasil chegou ape­nas aos 16 min­u­tos, com um chute de fora da área de Matheus Oliveira. O CSA só final­i­zou aos 26 min­u­tos, com Gabriel. O camisa 27 fez boa joga­da pela esquer­da e chutou cruza­do, para a defe­sa de Marce­lo.

Enquan­to o Azulão não con­seguia encon­trar espaços, o Xavante apos­ta­va no con­tra-ataque e nas final­iza­ções de média dis­tân­cia. Os vis­i­tantes levaram peri­go nova­mente aos 32 min­u­tos e mais uma vez com Matheus Oliveira. Ele arriscou de can­ho­ta, de longe, e a bola pas­sou ras­pan­do a trave esquer­da de Matheus Mendes. Aos 37 min­u­tos, veio o gol. Bruno José pas­sou pela mar­cação, subiu pela dire­i­ta e final­i­zou de fora da área com pre­cisão, no can­tinho esquer­do de Matheus Mendes.

O Brasil de Pelotas man­teve a estraté­gia no iní­cio do segun­do tem­po. Logo aos dois min­u­tos, Matheus Oliveira arriscou nova­mente de fora da área e a bola pas­sou bem per­to do gol de Matheus Mendes. O CSA então tam­bém resolveu chutar. Aos 10 min­u­tos, Rafin­ha cobrou fal­ta com força, a bola desvi­ou em Rodri­go Pim­pão e mor­reu no fun­do do gol do Xavante. Tudo igual no Rei Pelé.

Após o gol dos donos da casa, o Brasil ensaiou uma pressão, mas não con­seguiu ficar nova­mente na frente do placar. O Xavante reclam­ou muito de um pos­sív­el pênalti em Jar­ro Pedroso que não foi assi­nal­a­do pela arbi­tragem. O téc­ni­cos Cláu­dio Ten­cati e Mozart dis­cu­ti­ram sobre a mar­cação e rece­ber­am cartão amare­lo.

O Brasil quase fez o segun­do qua­tro min­u­tos depois. Após cobrança de escant­eio de Felipe Albu­querque, Diego Ivo subiu e cabeceou a bola no trav­es­são. Aos 39 min­u­tos, Matheusin­ho acer­tou mais um chute para óti­ma defe­sa de Matheus Mendes.

No fim, o Azulão foi com tudo para cima. Aos 43 min­u­tos. Nor­ber­to ten­tou cruzar na área e quase enco­briu o goleiro Marce­lo, que con­seguiu se recu­per­ar e man­dar para escant­eio.

Aos 48 min­u­tos, o CSA fez o segun­do, mas o lance foi anu­la­do pela arbi­tragem. Luciano Castán lançou na área e Cle­ber­son cabeceou no trav­es­são. Pedro Junior aproveitou a sobra e mar­cou. O assis­tente Luciano Roggen­baum mar­cou imped­i­men­to, no mín­i­mo polêmi­co, de Cle­ber­son. Ape­sar das recla­mações e da pressão do Azulão, a par­ti­da ter­mi­nou mes­mo no 1 a 1.

Na próx­i­ma roda­da, o Brasil de Pelotas enfrenta o Vitória, sex­ta-feira (29), às 21h30min, no Ben­to Fre­itas. O CSA pega o Náu­ti­co tam­bém sex­ta-feira, no mes­mo horário, nos Afli­tos. O time de Maceió pre­cisa der­ro­tar os per­nam­bu­canos e torcer con­tra o Juven­tude na últi­ma roda­da para voltar à Série A do Campe­ona­to Brasileiro.

Edição: Gus­ta­vo Faria

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d