...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Enem digital deverá mudar preparo para provas, dizem professores

Enem digital deverá mudar preparo para provas, dizem professores

bcff0e85-c220-413d-ae75-15cebd9a134e

© Álvaro Hen­rique / Sec­re­taria de Edu­cação do DF (Repro­dução)

Exame será aplicado pela primeira vez para 93 mil estudantes


Pub­li­ca­do em 29/01/2021 — 06:20 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) dig­i­tal, que começa a ser apli­ca­do no próx­i­mo domin­go (31) mar­cará o iní­cio de uma mudança no sis­tema. Neste ano, ele será apli­ca­do pela primeira vez de for­ma pilo­to para 93 mil estu­dantes. A intenção é que o Enem se torne total­mente dig­i­tal até 2026. Segun­do pro­fes­sores entre­vis­ta­dos pela Agên­cia Brasil, isso influ­en­cia­rá tam­bém o preparo para o exame. Os estu­dantes pre­cis­arão, por exem­p­lo, ter mais famil­iari­dade com o com­puta­dor e com o sis­tema da pro­va

De acor­do com o dire­tor de Ensi­no e Ino­vações Edu­ca­cionais do SAS Platafor­ma de Edu­cação, Ade­mar Celedônio, o uso de tec­nolo­gias nas salas de aula, que vem ocor­ren­do, poderá se inten­si­ficar ain­da mais. “O Enem pode acel­er­ar ain­da mais, mas a gente tem difi­cul­dades grandes, a gente sabe das desigual­dades soci­ais que tem o Brasil”, diz.

Faz­er a pro­va no com­puta­dor, para quem já está famil­iar­iza­do com o equipa­men­to, é mais fácil, expli­ca o pro­fes­sor. No Brasil, 22% das esco­las de ensi­no médio não têm lab­o­ratórios de infor­máti­ca, de acor­do com os dados do Cen­so Esco­lar com­pi­la­dos pela platafor­ma QEdu. De acor­do com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Con­tínua — Tec­nolo­gia da Infor­mação e Comu­ni­cação (PNAD Con­tínua TIC) 2018, do Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE), o com­puta­dor é usa­do por 50,7% dos brasileiros.

“Temos o desafio de, até 2026, mudar isso”, diz Caledônio, que elo­gia a ini­cia­ti­va do Inep. A dig­i­tal­iza­ção pos­si­bil­i­tará mudanças no exame, que poderá, por exem­p­lo, ser apli­ca­do mais vezes por ano. Poderá tam­bém usar mais recur­sos como vídeos, GIFs, entre out­ros. “O Inep está trazen­do uma van­guar­da. Poucos país­es do mun­do têm isso em um exame dessa escala”, afir­ma.

Para o pro­fes­sor de história do CEL Inter­cul­tur­al School, Rômu­lo Bra­ga, o maior uso de tec­nolo­gias já é uma tendên­cia, inde­pen­den­te­mente do Enem. “Depois de 2020, todo mun­do está mais dig­i­tal, ou pelo menos ten­tan­do estar. Ain­da assim, temos um lon­go cam­in­ho até usar­mos menos papel e livros físi­cos, se é que isso será inter­es­sante. De qual­quer for­ma, a depen­der do for­ma­to das questões, não será o Enem dig­i­tal que “puxará” a neces­si­dade de novas exper­iên­cias dig­i­tais”.

Preparo

O preparo para o Enem dig­i­tal tam­bém é um pouco difer­ente do que para o Enem impres­so e deve incluir apren­der a mane­jar a platafor­ma. As questões obje­ti­vas serão respon­di­das no próprio com­puta­dor, então os par­tic­i­pantes não pre­cis­arão reser­var um tem­po para preencher o cartão-respos­ta. “Ago­ra é pre­ciso ter out­ras habil­i­dades, inclu­sive para men­su­rar o tem­po”, diz Caledônio.

Os pro­fes­sores estão ambos inscritos no Enem dig­i­tal. A dica de Caledônio para o preparo é que os estu­dantes assis­tam ao vídeo que o Inep disponi­bi­li­zou jun­to com o cartão de con­fir­mação de inscrição, na Pági­na do Par­tic­i­pante. O cartão con­tém, entre out­ras infor­mações, o local de pro­va. Para os inscritos no Enem dig­i­tal há tam­bém um vídeo que expli­ca como fun­ciona o sis­tema. “Vai dar segu­rança para o can­dida­to em relação a isso”.

Já Rômu­lo Bra­ga sug­ere “o mes­mo preparo que foi feito para o Enem impres­so: mui­ta cal­ma e con­cen­tração. Jun­to a isso, ten­tar não cansar muito os olhos no dia ante­ri­or e na man­hã da pro­va, já que serão algu­mas horas olhan­do para uma tela. E, caso haja tem­po hábil, resolver as questões do Enem impres­so, como for­ma de treina­men­to”.

O Inep disponi­bi­li­zou na quar­ta-feira (27) os cader­nos de pro­va e os gabar­i­tos ofi­ci­ais do Enem impres­so, apli­ca­do nos últi­mos domin­gos, 17 e 24.

Enem Digital

O Enem 2020 tem uma ver­são impres­sa, que foi apli­ca­da nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma ver­são dig­i­tal, que será apli­ca­da nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Cer­ca de 2,5 mil­hões de estu­dantes fiz­er­am as provas do Enem impres­so, o que cor­re­sponde a menos da metade dos inscritos. Para o Enem dig­i­tal, estão inscritos 93 mil par­tic­i­pantes.

As medi­das de segu­rança ado­tadas em relação à pan­demia do novo coro­n­avírus são as mes­mas tan­to no Enem impres­so quan­to no dig­i­tal. Haverá, por exem­p­lo, um número reduzi­do de estu­dantes por sala, para garan­tir o dis­tan­ci­a­men­to entre os par­tic­i­pantes. Durante todo o tem­po de real­iza­ção da pro­va, os can­didatos estarão obri­ga­dos a usar más­caras de pro­teção da for­ma cor­re­ta, tapan­do o nar­iz e a boca, sob pena de serem elim­i­na­dos do exame. Além dis­so, álcool em gel estará disponív­el em todos os locais de apli­cação.

Can­didatos com sin­tomas de covid-19 ou out­ra doença infec­to­con­ta­giosa foram ori­en­ta­dos a não com­pare­cer ao exame. Eles devem noti­ficar o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) pela Pági­na no Par­tic­i­pante e terão dire­ito a faz­er o exame na data da reapli­cação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

O exame, tan­to o impres­so quan­to o dig­i­tal, foi sus­pen­so no esta­do do Ama­zonas e o impres­so foi sus­pen­so em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D’Oeste (RO) dev­i­do aos impactos da pan­demia nes­sas local­i­dades. Ess­es estu­dantes poderão faz­er as provas tam­bém na reapli­cação. Segun­do o Min­istério da Edu­cação, foram cer­ca de 20 ações judi­ci­ais, em todo o país, con­trárias à real­iza­ção do exame.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d