...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / México vence sauditas, mas perde vaga às oitavas no saldo de gols

México vence sauditas, mas perde vaga às oitavas no saldo de gols

Repro­dução: © MATTHEW CHILDS

É primeira vez que seleção tricolor fica fora do mata-mata desde 1978


Pub­li­ca­do em 30/11/2022 — 19:23 Por Lin­coln Chaves — Repórter da EBC — São Paulo

ouvir:

O Méx­i­co venceu pela primeira vez na Copa do Mun­do do Catar, mas está fora da briga do títu­lo. Nes­ta quar­ta-feira (30), a seleção norte-amer­i­cana bateu a Arábia Sau­di­ta por 2 a 1 no Está­dio de Lusail. O tri­un­fo, porém, foi insu­fi­ciente. A equipe tri­col­or encer­rou o Grupo C na ter­ceira posição, com a mes­ma pon­tu­ação da Polô­nia, segun­da colo­ca­da, fican­do atrás pelo sal­do de gols. Os asiáti­cos, com três pon­tos, ficaram com a lanter­na.

A vitória da Argenti­na sobre a Polô­nia, por 2 a 0, no Está­dio 974, em Doha, per­mi­tiria aos mex­i­canos se clas­si­fi­carem com uma vitória por três gols de difer­ença. Um tri­un­fo por 2 a 0 — como apon­tou o placar em Lusail em quase toda a segun­da eta­pa — levaria a decisão da segun­da vaga para o critério do número de amare­los, que colo­caria os polone­ses na segun­da posição por terem três cartões a menos. O gol sau­di­ta, mar­ca­do nos acrésci­mos, foi uma ducha de água fria.

É a primeira vez, des­de 1978, que o Méx­i­co não pas­sa da primeira fase em uma Copa. Após estrear com uma vitória históri­ca sobre a Argenti­na, por 2 a 1, de vira­da, a Arábia Sau­di­ta ficou pelo cam­in­ho e repetiu o roteiro das qua­tro par­tic­i­pações ante­ri­ores, entre 1998 e 2006 e 2018, quan­do caiu na fase de gru­pos. Os sau­di­tas avançaram ao mata-mata ape­nas em 1994, na estreia do país em Mundi­ais, paran­do nas oitavas de final.

O argenti­no Ger­ar­do Mar­ti­no, téc­ni­co do Méx­i­co, voltou atrás em boa parte das mudanças feitas con­tra a Argenti­na (que ter­mi­nou em der­ro­ta por 2 a 0) e reed­i­tou a base da equipe que empa­tou sem gols com a Polô­nia, na estreia. O lat­er­al Jorge Sánchez, o volante Edson Álvarez e o ata­cante Hen­ry Martín retornaram ao time, escal­a­do com três home­ns de frente. O úni­co des­falque foi o volante Andrés Guarda­do, capitão mex­i­cano, com uma lesão mus­cu­lar.

Na seleção sau­di­ta, o francês Hervé Renard tam­bém mexeu no time que perdeu por 2 a 0 da Polô­nia. Em alguns casos, as tro­cas foram necessárias. Na defe­sa, Sul­tan Al-Ghanam e Ali Al-Bulay­hi (na vaga do lesion­a­do Mohammed Al-Burayk) assumi­ram as lat­erais, com Has­san Al-Tam­bak­ti na zaga (o meia Sami Al-Naji ini­ciou no ban­co) e Saud Abdul­hamid (lat­er­al nos jogos ante­ri­ores) escal­a­do como volante. Ain­da no meio-cam­po, o sus­pen­so Abd­ule­lah Al-Mal­ki foi sub­sti­tuí­do por Ali Al-Has­san.

A neces­si­dade de uma vitória com bom sal­do de gols fez o Méx­i­co ter o coman­do das ações ofen­si­vas no primeiro tem­po. Aos dois min­u­tos, Hirv­ing Lozano espetou a bola no meio da zaga sau­di­ta e Alex­is Vega, na frente de Mohammed Al-Owais, bateu em cima do goleiro. A respos­ta asiáti­ca veio cin­co min­u­tos depois, em con­tra-ataque pela esquer­da e cruza­men­to para o Mohamed Kan­no, livre na dire­i­ta, quase na peque­na área, bater de primeira, por cima do gol. O volante assus­tou nova­mente aos 12, em cobrança de fal­ta da meia-lua, rente ao trav­es­são.

Os mex­i­canos ron­davam a área asiáti­ca, mas com difi­cul­dades para entrar nela. Os chutes da inter­mediária e as bolas alçadas foram alter­na­ti­va, sem suces­so. Em uma delas, aos 26 min­u­tos, Lozano cru­zou pela dire­i­ta para cabeça­da do meia Orbe­lin Pine­da, no con­trapé de Al-Owais, que Al-Ghanam salvou quase em cima da lin­ha. Recua­da, a Arábia só con­seguiu encaixar um con­tra-ataque nos acrésci­mos, pouco antes do inter­va­lo, em cruza­men­to de Al-Ghanam pela dire­i­ta e “peix­in­ho” de Al-Has­san, que foi à dire­i­ta do gol de Guiller­mo Ochoa.

A insistên­cia norte-amer­i­cana foi pre­mi­a­da no segun­do tem­po. Aos dois min­u­tos, após escant­eio bati­do pela esquer­da, o zagueiro Cesar Montes desvi­ou na primeira trave e Martín, na peque­na área, man­dou para as redes. Qua­tro min­u­tos depois, o volante Luis Chávez, cobran­do fal­ta no ângu­lo, aumen­tou a van­tagem tri­col­or. O ter­ceiro teria saí­do aos dez min­u­tos, com Lozano, mas a arbi­tragem deu imped­i­men­to de Martín e anu­lou o gol.

A pos­si­bil­i­dade de clas­si­fi­cação empol­gou os mex­i­canos, que marte­laram atrás do gol sal­vador. Martín e Pine­da fal­haram por pouco na pon­taria, enquan­to Chávez e Lozano pararam em Al-Owais. Aos 41, Uriel Antu­na bal­ançou as redes, mas o lance foi anu­la­do por imped­i­men­to do ata­cante. Nos acrésci­mos, o dra­ma tri­col­or deu lugar à decepção. Na úni­ca investi­da sau­di­ta no segun­do tem­po, o ata­cante Salem Al-Dawsari tabe­lou na entra­da da área e final­i­zou na saí­da de Ochoa, para delírio da tor­ci­da polone­sa, que aguar­da­va, deses­per­a­da, o tér­mi­no da par­ti­da, após a der­ro­ta para a Argenti­na.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d