...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / França e Argentina disputam final da Copa do Catar

França e Argentina disputam final da Copa do Catar

Repro­dução:  © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Europeus ou sul-americanos se tornarão tricampeões da competição


Pub­li­ca­do em 18/12/2022 — 06:00 Por Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

França e Argenti­na dis­putam, a par­tir das 12h (horário de Brasília) deste domin­go (18) no Está­dio de Lusail, o títu­lo da Copa do Catar. Tan­to para europeus como para sul-amer­i­canos a decisão será a opor­tu­nidade de alcançarem o ter­ceiro títu­lo na com­petição.

Após a con­quista do últi­mo Mundi­al, em 2018 (Rús­sia), os france­ses chegam com cer­to favoritismo à par­ti­da deste domin­go. Con­tan­do com uma tal­en­tosa ger­ação de jogadores, que tem o ata­cante Kylian Mbap­pé como expoente, a França pode igualar um feito que ape­nas o Brasil tem em Copas, alcançar um bicam­pe­ona­to con­sec­u­ti­vo (a seleção brasileira tri­un­fou nos mundi­ais de 1958 e de 1962).

Para isto, a equipe coman­da­da pelo téc­ni­co Didi­er Deschamps teve que super­ar uma sequên­cia de lesões que afas­tou nomes como os dos meios-camp­is­tas N’Go­lo Kan­té e Paul Pog­ba e do ata­cante Karim Ben­ze­ma, atu­al deten­tor do prêmio de mel­hor jogador do mun­do.

Essas ausên­cias fiz­er­am com que alguns jogadores assumis­sem novas respon­s­abil­i­dades na equipe (caso do ata­cante Antoine Griez­mann, que tem atu­a­do de for­ma mais recua­da para colab­o­rar no meio-cam­po) e que out­ros se tor­nassem tit­u­lares impor­tantes (como o volante Tchouaméni e o lat­er­al Theo Hernán­dez).

Para a decisão o téc­ni­co Didi­er Deschamps deixou claro, em cole­ti­va no últi­mo sába­do (17), que sabe que terá de lidar com um desafio extra, o apoio dos apaixon­a­dos torce­dores argenti­nos pre­sentes no Está­dio de Lusail (mil­hares de torce­dores chegaram ao Catar nos últi­mos dias para acom­pan­harem a decisão): “Estou ciente de que esta seleção argenti­na tem um apoio pop­u­lar muito forte. Obvi­a­mente, o está­dio aman­hã será majori­tari­a­mente de torce­dores argenti­nos. Espero um cli­ma fes­ti­vo, os argenti­nos são um povo apaixon­a­do, total­mente a favor de sua equipe. Dá uma atmos­fera fes­ti­va, pos­i­ti­va, eles can­tam muito, são muito expres­sivos. É bom ter esse cli­ma para uma par­ti­da dessas porque é uma final de Copa do Mun­do, mas nos­sos adver­sários não estão nas arquiban­cadas, os úni­cos que temos estarão em cam­po”.

Caso saia vence­do­ra, a França chegará ao tri­cam­pe­ona­to em mundi­ais de seleções da Fifa, após as con­quis­tas de 1998, alcança­da em sua casa, e de 2018, na Rús­sia.

A Argenti­na tam­bém chega à decisão ten­tan­do lev­an­tar pela ter­ceira vez o troféu de uma Copa do Mun­do (após vencer em 1978, em sua casa, e em 1986, no Méx­i­co). Porém, ao invés de con­cen­trar suas esper­anças em uma jovem estrela, como a França, os her­manos esper­am muito do vet­er­a­no craque Lionel Mes­si.

Dis­putan­do o seu últi­mo Mundi­al pela seleção de seu país, o ata­cante bus­ca no Catar o títu­lo que ain­da fal­ta em sua vito­riosa car­reira. Pro­por­cionar esta últi­ma glória a Mes­si parece ser um com­bustív­el extra para os jogadores da Argenti­na. “Vejo o Leo [Mes­si] feliz, como todos os argenti­nos. Era difí­cil super­ar o Mes­si da Copa Améri­ca [primeira com­petição que o camisa 10 con­quis­tou pela seleção prin­ci­pal de seu país], mas ago­ra o vejo ain­da mel­hor”, declar­ou o goleiro Emil­iano Martínez em entre­vista cole­ti­va.

Porém, o téc­ni­co Lionel Scaloni deixou claro que o con­fron­to deste domin­go não se restringe a um embate entre Mbap­pé e Lionel Mes­si, mas envolve duas equipes que têm mui­ta história no fute­bol mundi­al: “O jogo de aman­hã é Argenti­na con­tra França, além de Mes­si e Mbap­pé”.

O treinador afir­ma isso porque, no decor­rer da cam­pan­ha da Argenti­na no Catar, viu sur­gir uma ger­ação de jovens val­ores (como o ata­cante Julián Álvarez e o meio-camp­ista Enzo Fer­nan­dez) que podem estar assu­min­do o pro­tag­o­nis­mo da equipe nacional argenti­na jus­ta­mente com uma con­quista mem­o­ráv­el.

Edição: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d