...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Inscrições para exibição de filmes em espaços culturais estão abertas

Inscrições para exibição de filmes em espaços culturais estão abertas

Repro­dução: © Paulo Vic­tor Chagas/Ascom / MDHC

Mostra Difusão acontecerá de 25 de março a 24 de abril


Pub­li­ca­do em 15/02/2024 — 09:20 Por Fabi­o­la Sin­im­bu — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A par­tir des­ta quin­ta-feira (15), locais de exibição de filmes e cineclubes podem se inscr­ev­er para cre­den­ci­a­men­to na Mostra Difusão, que acon­te­cerá de 25 de março a 24 de abril. Os espaços que cumprirem as exigên­cias poderão repro­duzir gra­tuita­mente os filmes que serão disponi­bi­liza­dos na pro­gra­mação da 13ª Mostra Cin­e­ma e Dire­itos Humanos (MCDH), por meio de platafor­ma stream­ing.

A inscrição deve ser real­iza­da no site Mapas da Cul­tura, até o dia 23 de fevereiro. E é necessário cri­ar uma con­ta e estar loga­do para con­cluir a solic­i­tação.

Poderão par­tic­i­par pon­tos de cul­tura, insti­tu­ições edu­ca­cionais, museus, bib­liote­cas públi­cas e comu­nitárias, espaços e cole­tivos cul­tur­ais, movi­men­tos soci­ais do cam­po e da cidade, asso­ci­ações, coop­er­a­ti­vas, ONGs e qual­quer equipa­men­to cul­tur­al que pro­movam ativi­dades aber­tas às comu­nidades. É necessário ter equipa­men­to de pro­jeção e sonoriza­ção, além de aces­so à inter­net ban­da larga.

A Mostra Difusão faz parte da pro­gra­mação da 13ª MCDH, que reúne filmes e ofic­i­nas nas áreas de audio­vi­su­al e edu­cação, em todo o país. Nes­ta edição, tem como tema Vencer o ódio, semear hor­i­zontes, com o obje­ti­vo de pro­mover debates sobre democ­ra­cia, dire­itos políti­cos, diver­si­dade reli­giosa, memória e enfrenta­men­to à tor­tu­ra e ao genocí­dio, entre out­ros.

Pro­duzi­da pelo Depar­ta­men­to de Cin­e­ma e Vídeo da Uni­ver­si­dade Fed­er­al Flu­mi­nense, a MCDH foi retoma­da depois de seis anos sem acon­te­cer. A aber­tu­ra des­ta edição acon­te­ceu em dezem­bro de 2023, no Cen­tro de Artes da insti­tu­ição, em Niterói, no Rio de Janeiro, com uma palestra do min­istro dos Dire­itos Humanos e da Cidada­nia, Sil­vio Almei­da.

De acor­do com a orga­ni­za­ção, foram capac­i­ta­dos mais de 700 pro­fes­sores para a uti­liza­ção de filmes como fer­ra­men­ta de ensi­no. Na Mostra Difusão, como nas edições ante­ri­ores, haverá a exibição descen­tral­iza­da de filmes para pro­moção dos debates.

Real­iza­da jun­to com o Min­istério da Cul­tura (MinC), a ini­cia­ti­va da pas­ta de Dire­itos Humanos e da Cidada­nia, é con­sid­er­a­da uma das prin­ci­pais frentes educa­ti­vas no setor. A ação, segun­do o gov­er­no fed­er­al, responde às dire­trizes do Pro­gra­ma Nacional de Dire­itos Humanos 3 (PNDH‑3) e do Plano Nacional de Edu­cação em Dire­itos Humanos (PNEDH).

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Morre Arlindo de Souza, conhecido como “Popeye Brasileiro”

Ele ficou conhecido por usar óleo mineral nos braços, prática perigosa Luciano Nasci­men­to — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d