...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril


Publicado em 29/03/2024 — 09:15 Por Ana Cristina Campos — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Petro­bras vai lançar a maior edição do Pro­gra­ma Petro­bras Jovem Apren­diz, com número recorde de vagas disponíveis. Serão mais de mil vagas em 13 esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al, abrangen­do todas as regiões do Brasil, o que rep­re­sen­ta aumen­to supe­ri­or a 50%, em relação ao ofer­e­ci­do na últi­ma edição. As inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril, neste link.

Segun­do a com­pan­hia, um difer­en­cial des­ta edição é ofer­e­cer duas modal­i­dades de apren­diza­do: a apren­diza­gem profis­sion­al bási­ca, que tem duração de 15 meses, ou o cur­so téc­ni­co, com duração de 20 meses, ambas real­izadas pelo Serviço Nacional de Apren­diza­gem Indus­tri­al (Senai) com aulas teóri­c­as e práti­cas. A ini­cia­ti­va tam­bém inclui vivên­cias de apren­diza­gem em unidades da Petro­bras. Assim, os jovens apren­dizes podem obter, ao final do pro­gra­ma, um diplo­ma de for­mação téc­ni­co-profis­sion­al, poden­do con­cor­rer a vagas de nív­el téc­ni­co no mer­ca­do de tra­bal­ho.

O pro­gra­ma tem cota de 10% para pes­soas com defi­ciên­cia (PCD), 15% para ado­les­centes egres­sos de tra­bal­ho infan­til, e 10% para ado­les­centes em situ­ação de acol­hi­men­to insti­tu­cional, como abri­gos, casas de pas­sagem e residên­cias inclu­si­vas. Em caráter exper­i­men­tal, tam­bém serão con­tem­pla­dos 20 apren­dizes cumprindo medi­das socioe­d­uca­ti­vas.

As vagas serão des­ti­nadas a Man­aus, Sal­vador, São Sebastião do Passé (BA), For­t­aleza, Brasília, Vitória, Betim (MG), Três Lagoas (MS), Ipo­ju­ca (PE), Recife, Curiti­ba, Natal, Canoas (RS), Ara­ca­ju, Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulí­nia (SP), San­tos (SP), São José dos Cam­pos (SP), São Paulo, Duque de Cax­i­as (RJ), Macaé (RJ), Rio de Janeiro e São Gonça­lo (RJ).

O pro­gra­ma ofer­ece opor­tu­nidades para jovens apren­dizes em diver­sos cur­sos de apren­diza­gem, como assis­tente admin­is­tra­ti­vo, aux­il­iar de caldeireiro, assis­tente de oper­ações logís­ti­cas, mecâni­co de bom­bas, motores, com­pres­sores e equipa­men­tos de trans­mis­são, encanador hidráuli­co, instru­men­tação, eletricista indus­tri­al, eletricista pre­di­al, mecâni­co indus­tri­al, oper­ador de suporte téc­ni­co em tec­nolo­gia da infor­mação, téc­ni­co em desen­volvi­men­to de sis­temas, téc­ni­co em automação indus­tri­al, téc­ni­co em eletrotéc­ni­ca, sol­dador, entre out­ros.

Tam­bém inclui, pela primeira vez, um cur­so téc­ni­co em sis­temas de ener­gias ren­ováveis, bus­can­do preparar jovens para as novas deman­das que surgem com a tran­sição energéti­ca.

Os apren­dizes con­trata­dos pela Petro­bras terão como bene­fí­cios salário mín­i­mo, vale-trans­porte, déci­mo ter­ceiro salário, férias, recol­hi­men­to de Fun­do de Garan­tia do Tem­po de Serviço (FGTS) e pos­si­bil­i­dade de adesão ao bene­fí­cio de saúde (Gym­pa­ss).

Para se can­di­datarem ao cur­so de apren­diza­gem bási­ca, os jovens devem ter idade entre 14 anos e 22 anos e 8 meses. Já para o cur­so de téc­ni­co, a idade exigi­da vai de 14 anos até 22 anos e 3 meses. A idade máx­i­ma não se apli­ca aos can­didatos PCD.

Mais detal­h­es sobre o edi­tal, vagas disponíveis e cidades aten­di­das podem ser con­sul­tadas aqui.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d