...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Brasileiro criador do “Aedes” que bloqueia dengue é eleito pela Nature

Brasileiro criador do “Aedes” que bloqueia dengue é eleito pela Nature

Luciano Moreira entrou na lista dos cientistas mais influentes de 2025

Gilber­to Cos­ta — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 08/12/2025 — 17:07
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) 09/02/2024 - Pesquisador Luciano - Especial para matéria - Mosquitos com Wolbachia reduzem casos de dengue em Niterói. Foto: Peter Ilicciev/WMP Brasil/Fiocruz
Repro­dução: © Peter Ilicciev/WMP Brasil/Fiocruz

O engen­heiro agrônomo Luciano Andrade Mor­eira foi escol­hi­do pelos edi­tores da revista Nature como uma das dez pes­soas ao redor do mun­do que moldaram a ciên­cia em 2025. Seu nome con­figu­ra na lista “Nature’s 10”.

Em asso­ci­ação com out­ros cien­tis­tas, Mor­eira estu­da há mais de uma déca­da o uso da bac­téria nat­ur­al Wol­bachia, comum em difer­entes inse­tos, em mos­qui­to Aedes aegyp­ti para blo­quear a trans­mis­são de vírus como os da dengue, zika e chikun­gun­ya.

A téc­ni­ca desen­volvi­da a par­tir da pesquisa é chama­da de “Méto­do Wol­bachia.” Como demon­strou em arti­go assi­na­do em 2009, os mos­qui­tos por­ta­dores da bac­téria têm menor prob­a­bil­i­dade de con­trair ess­es vírus.

Segun­do a revista Nature, “os cien­tis­tas ain­da não com­preen­dem o mecan­is­mo, mas a bac­téria pode estar com­petindo com o vírus por recur­sos ou estim­u­lan­do a pro­dução de pro­teí­nas antivi­rais.”

A apli­cação do méto­do pode ser deci­si­va no con­t­role de doenças. Os mos­qui­tos infec­ta­dos com a bac­téria, chama­dos de wol­bitos, ao serem lib­er­a­dos em áreas urbanas e ao se repro­duzirem com out­ros Aedes aegyp­ti rein­fec­tam a bac­téria para as novas ger­ações de mos­qui­tos.

Fábrica de mosquitos

É isso que faz uma biofábri­ca de mos­qui­tos wol­bitos com sede em Curiti­ba (PR), dirigi­da por Luciano Andrade Mor­eira, e cri­a­da em parce­ria entre a Fiocruz, o Insti­tu­to de Biolo­gia Mol­e­c­u­lar do Paraná (IBMP) e o World Mos­qui­to Pro­gram (WMP), uma orga­ni­za­ção sem fins lucra­tivos com atu­ação em 14 país­es.

Atual­mente, o Méto­do Wol­bachia faz parte da estraté­gia nacional de enfrenta­men­to das arbovi­ros­es, do Min­istério da Saúde, e está em implan­tação em Bal­neário de Cam­boriú (SC), Brasília (DF), Blu­me­nau (SC), Joinville (SC), Luz­iâ­nia (GO) e Val­paraí­so de Goiás (GO).

A escol­ha das cidades é fei­ta pelo min­istério con­sideran­do indi­cadores epi­demi­ológi­cos – a ocor­rên­cia de casos de arbovi­ros­es em padrões ele­va­dos nos últi­mos anos.

A Revista Nature é uma pub­li­cação britâni­ca em cir­cu­lação des­de 1869 e é con­sid­er­a­da a revista cien­tí­fi­ca mais cita­da do mun­do. A lista “Nature’s 10” não con­figu­ra como prêmio ou rank­ing acadêmi­co, mas colo­ca em destaque inter­na­cional pesquisadores e ini­cia­ti­vas de impacto.

Em 2023, a min­is­tra Mari­na Sil­va (Meio Ambi­ente e Mudança do Cli­ma) foi incluí­da na lista pelo tra­bal­ho no com­bate ao des­mata­men­to na Amazô­nia Legal.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d