...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Alckmin será o coordenador da equipe de transição do governo Lula

Alckmin será o coordenador da equipe de transição do governo Lula

Repro­dução: © SEBASTIÃO MOREIRA/EFE

Gleisi Hoffmann e Aloízio Mercadante são parte da equipe


Pub­li­ca­do em 01/11/2022 — 16:39 Por Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Ouça a matéria:

A pres­i­dente do PT, Gleisi Hoff­mann, afir­mou hoje (1º) que o pres­i­dente eleito, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, escol­heu o vice-pres­i­dente eleito, Ger­al­do Alck­min, para coor­denar a equipe de tran­sição para o novo gov­er­no. De acor­do com Hoff­mann, até o momen­to, só estão con­fir­ma­dos na equipe, além de Alck­min, o ex-min­istro Aloizio Mer­cadante e ela própria, pres­i­dente do PT. Out­ros nomes serão definidos a par­tir da próx­i­ma quin­ta-feira.

“O Ger­al­do Alck­min é o vice-pres­i­dente da Repúbli­ca e tem mais do que legit­im­i­dade e poder políti­co e insti­tu­cional para con­duzir isso, então a decisão do pres­i­dente [Lula] foi nesse sen­ti­do”, disse, em entre­vista cole­ti­va. “Como o Mer­cadante foi coor­de­nador de pro­gra­ma de gov­er­no e tem essa relação com os nos­sos pro­gra­mas, ele vai estar jun­to na equipe. E eu tam­bém vou estar jun­to na parte da políti­ca e na relação com os par­tidos”, disse Hoff­mann.

A pres­i­dente do PT ressaltou que todos par­tidos que par­tic­i­param da frente ampla for­ma­da em torno da can­di­datu­ra de Lula terão par­tic­i­pação na equipe de tran­sição. “Quero deixar claro isso, nes­sa comis­são, a par­tic­i­pação de todos os par­tidos que tiver­am conosco nes­sa cam­in­ha­da. Os par­tidos que estiver­am na col­i­gação, que fiz­er­am a dis­pu­ta eleitoral, vão par­tic­i­par tam­bém do proces­so de tran­sição”.

Hoff­mann ressalvou, no entan­to, que a par­tic­i­pação na equipe de tran­sição não sig­nifi­ca que os escol­hi­dos serão, nec­es­sari­a­mente, futur­os tit­u­lares dos min­istérios. “Impor­tante tam­bém deixar bem claro para vocês que quem par­tic­i­pa dessa comis­são de tran­sição não quer diz­er que vai ser min­istro ou min­is­tra”, disse. “O pres­i­dente Lula não abriu essa dis­cussão”, acres­cen­tou.

Orçamento

A pres­i­dente do PT ain­da enu­mer­ou os prin­ci­pais pon­tos em que a equipe de tran­sição dev­erá se debruçar ini­cial­mente. Segun­do ela, a pre­ocu­pação ini­cial está rela­ciona­da ao orça­men­to para 2023 e a situ­ação fis­cal do gov­er­no.

“Nós quer­e­mos que seja asse­gu­ra­do no orça­men­to de 2023 o con­tra­to que nós fize­mos nas eleições, aqui­lo que nós dis­se­mos que iríamos realizar para o povo brasileiro. Nós quer­e­mos que o auxílio Brasil seja de R$ 600, que ten­ha rea­juste do salário, essas questões nós vamos dis­cu­tir. Mas mais do que isso nós tam­bém quer­e­mos ver como é que está a situ­ação fis­cal, porque a gente tem pou­cas infor­mações sobre isso. A ideia é ter um quadro ger­al”.

Segun­do a pres­i­dente do PT, o min­istro Chefe da Casa Civ­il, Ciro Nogueira, con­fir­mou que o pres­i­dente da Repúbli­ca, Jair Bol­sonaro, deter­mi­nou o iní­cio do proces­so de tran­sição de gov­er­no.  “Eu con­ver­sei ontem com o Chefe da Casa Civ­il, senador Ciro Nogueira. Ele me falou que está à dis­posição, que foi uma deter­mi­nação do pres­i­dente [Jair Bol­sonaro] de se insta­lar o proces­so de tran­sição, que eu pode­ria pas­sar a ele os nomes para eles faz­erem as nomeações”, disse.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d