...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratamento de hérnia bilateral

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratamento de hérnia bilateral

Procedimento demorou mais de três horas, segundo médicos

Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/12/2025 — 17:24
Brasília
Ex.Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil/Arquivo
Repro­dução: © Tânia Rego/Agência Brasil/Arquivo

O ex-pres­i­dente da Repúbli­ca, Jair Bol­sonaro, foi sub­meti­do, nes­ta quin­ta-feira (25), a uma cirur­gia para tratar uma hér­nia inguinal bilat­er­al. Real­iza­do em um hos­pi­tal par­tic­u­lar de Brasília (DF), com autor­iza­ção do min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), o pro­ced­i­men­to cirúr­gi­co demor­ou mais de três horas e, segun­do os médi­cos respon­sáveis, transcor­reu con­forme o pre­vis­to.

“O pro­ced­i­men­to ocor­reu sem nen­hu­ma inter­cor­rên­cia”, afir­mou o cirurgião Cláu­dio Biroli­ni a jor­nal­is­tas, após o tér­mi­no da oper­ação e a trans­fer­ên­cia de Bol­sonaro para o quar­to onde ele per­manecerá em obser­vação pelos próx­i­mos dias.

Segun­do Biroli­ni, a hér­nia iden­ti­fi­ca­da do lado esquer­do do abdô­men ain­da esta­va em fase ini­cial, sendo menor que a exis­tente do lado dire­ito, mas a equipe médi­ca con­cluiu que seria mais opor­tuno operá-la ago­ra, para ten­tar evi­tar uma futu­ra cirur­gia para tratar o prob­le­ma.

“Se não a resolvesse­mos ago­ra, daqui a alguns meses ele [Bol­sonaro] ia desen­volver um quadro clíni­co do mes­mo jeito que o que desen­volveu do lado dire­ito. Então, já foi fei­ta a cor­reção [da hér­nia inguinal bilat­er­al] de ambos os lados”, acres­cen­tou o cirurgião, expli­can­do que, durante a cirur­gia, real­iza­da com aju­da de aneste­sia ger­al, a equipe médi­ca implan­tou uma tela de polipropileno na parte inter­na da parede abdom­i­nal, reforçando‑a para evi­tar a ocor­rên­cia de out­ras hér­nias.

A pre­visão ini­cial da equipe médi­ca é que Bol­sonaro demore entre cin­co e sete dias para se recu­per­ar da cirur­gia. Tem­po durante o qual ele ficará em obser­vação, fazen­do fisioter­apia e out­ros pro­ced­i­men­tos a fim de evi­tar, entre out­ras coisas, prob­le­mas vas­cu­lares, como um even­tu­al um trom­boem­bolis­mo venoso, ou seja, a for­mação de cóag­u­los.

Além dis­so, os médi­cos vão reavaliar a neces­si­dade de um pro­ced­i­men­to para ten­tar sanar os soluços recor­rentes que há meses acome­tem o ex-pres­i­dente.

“Este é um pon­to cen­tral [do acom­pan­hamen­to do paciente, hoje, além da cirur­gia [da hér­nia]”, declar­ou o car­di­ol­o­gista Brasil Ramos Caia­do, expli­can­do que os soluços pre­ocu­pam por afe­tar e prej­u­dicar a res­pi­ração e o sono de Bol­sonaro, geran­do cansaço adi­cional e atra­pal­han­do a recu­per­ação do ex-pres­i­dente.

“Em um pós-oper­atório, com o organ­is­mo pre­cisan­do se recu­per­ar, ele está sendo prati­ca­mente agre­di­do por esse soluço”, comen­tou Caia­do, rev­e­lando que, nos próx­i­mos dias, com Bol­sonaro inter­na­do, a equipe médi­ca vai “poten­cializar” a med­icação e explo­rar out­ras alter­na­ti­vas para ten­tar solu­cionar o prob­le­ma sem a neces­si­dade de sub­me­ter Bol­sonaro a out­ra cirur­gia.

“Vamos obser­var, nestes próx­i­mos dias, a neces­si­dade ou não deste pro­ced­i­men­to [cirúr­gi­co]. Provavel­mente, fare­mos isto na segun­da-feira [29], que é um bom tem­po para ele poder respon­der à med­icação”.

Vigilância

Con­de­na­do pela tra­ma golpista que cul­mi­nou com o 8 de janeiro de 2023 e o ataque aos Três Poderes (Exec­u­ti­vo, Leg­isla­ti­vo e Judi­ciário), Bol­sonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão.

ex-pres­i­dente está cumprindo sua pena deti­do na Super­in­tendên­cia da Polí­cia Fed­er­al (PF), em Brasília, des­de 25 de novem­bro, por deter­mi­nação do min­istro Alexan­dre de Moraes.

Autor­iza­do a ser sub­meti­do à cirur­gia des­ta quin­ta-feira, ele foi con­duzi­do até o hos­pi­tal por agentes da PF, na man­hã de ontem (24), e acom­pan­hado pela ex-primeira-dama, Michelle Bol­sonaro.

Por deter­mi­nação judi­cial, enquan­to estiv­er inter­na­do, Bol­sonaro dev­erá ser vigia­do 24 horas por dia, com manutenção de dois agentes na por­ta do quar­to, além de out­ras equipes den­tro e fora do hos­pi­tal.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d