...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Brasil faz doação de material militar para Uruguai e Paraguai

Brasil faz doação de material militar para Uruguai e Paraguai

Objetivo é modernizar a capacidade das forças de segurança na região

Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/01/2026 — 16:12
Brasília
Fachada do Palácio do Planalto
Repro­dução: © Anto­nio Cruz/Agência Brasil

O gov­er­no fed­er­al pub­li­cou, no Diário Ofi­cial da União des­ta segun­da-feira (12), duas leis que ofi­cial­izam a doação de qua­tro aeron­aves e equipa­men­tos mil­itares brasileiros para o Paraguai e Uruguai.

Além de dois helicópteros mod­e­los 412 Clas­sic, da fab­ri­cante Bell Air­craft Cor­po­ra­tion, da Polí­cia Fed­er­al (PF), o Brasil doará ao Paraguai seis Viat­uras Blindadas de Com­bate Obu­seiro Auto­propul­sa­do (Bccoap), mod­e­lo M108, além de uma pas­sadeira flu­tu­ante de alumínio — uma espé­cie de ponte que pode ser mon­ta­da sobre rios e out­ros cur­sos d´água -, per­ten­centes ao Exérci­to.

Já a Arma­da Nacional da Repúbli­ca Ori­en­tal do Uruguai rece­berá dois helicópteros Bell Jet Ranger III (IH-6B) trans­feri­dos da Mar­in­ha brasileira.

Assi­nadas pelo pres­i­dente da Repúbli­ca Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e pelo min­istro da Defe­sa, José Múcio Mon­teiro Fil­ho, as duas leis san­cionadas, Lei 15.341 e Lei 15.338, tiver­am origem em dois Pro­je­tos de Lei (PLs) que o Poder Exec­u­ti­vo encam­in­hou ao Con­gres­so entre 2022 e 2023, com a jus­ti­fica­ti­va de que a ini­cia­ti­va bus­ca for­t­ale­cer as relações diplomáti­cas e a coop­er­ação mil­i­tar entre o Brasil e os dois país­es viz­in­hos.

De acor­do com o Palá­cio do Planal­to, a medi­da con­tribuirá para a mod­ern­iza­ção e a ampli­ação das capaci­dades opera­cionais das forças de segu­rança paragua­ias e urugua­ias, pos­si­bil­i­tan­do a mel­ho­ria na segu­rança region­al, “com o aumen­to da capaci­dade de respos­ta a situ­ações de emergên­cia e com­bate ao crime transna­cional.

Os PLs  2.911/2022) e  331/2020 foram aprova­dos pela Câmara dos Dep­uta­dos, em jul­ho do ano pas­sa­do, e pelo Sena­do, em 16 de dezem­bro.

As aeron­aves e os demais equipa­men­tos serão doa­d­os em seu “esta­do atu­al de con­ser­vação” e as despe­sas com o deslo­ca­men­to entre o local em que se encon­tram atual­mente e as fron­teiras do Paraguai e do Uruguai serão custeadas pelo Brasil. Con­sul­ta­do pela reportagem da Agên­cia Brasil, o Min­istério da Defe­sa não forneceu mais detal­h­es sobre a ação.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d