...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril

Meta é imunizar 90% dos grupos prioritários

Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 21/03/2025 — 16:21
Brasília
Abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
Repro­dução: © Arquivo/Gilberto Marques/Governo do Esta­do de São Paulo

A cam­pan­ha nacional de vaci­nação con­tra a influen­za este ano começa no dia 7 de abril. O anún­cio foi feito pelo min­istro da Saúde, Alexan­dre Padil­ha, nes­ta sex­ta-feira (21), data em que as dos­es começam a ser dis­tribuí­das aos esta­dos.

A meta é imu­nizar 90% dos chama­dos gru­pos pri­or­itários, que incluem cri­anças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, ges­tantes, puér­peras, pes­soas com doenças crôni­cas, pes­soas com defi­ciên­cia, profis­sion­ais de saúde e pro­fes­sores, den­tre out­ros.

Ao rece­ber a primeira remes­sa de dos­es des­ti­na­da ao Dis­tri­to Fed­er­al, Padil­ha desta­cou que o imu­nizante pro­tege con­tra um total de três vírus do tipo influen­za e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provo­ca­dos pela doença.

Segun­do ele, esta­dos e municí­pios que rece­berem as dos­es ao lon­go dos próx­i­mos dias podem optar por ini­ciar a vaci­nação antes do dia 7. No Dis­tri­to Fed­er­al, por exem­p­lo, a imu­niza­ção deve começar na próx­i­ma terça-feira (26).

A pre­visão é que, até o fim de março, 35 mil­hões de dos­es ten­ham sido entregues aos esta­dos. Padil­ha refutou mitos como o de que a dose faz com que a pes­soa imu­niza­da fique gri­pa­da e desta­cou que, muitas vezes, o que acon­tece é que ela já chega infec­ta­da no momen­to de rece­ber a vaci­na.

Brasilia (DF) 21/03/2025 - Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em recepção de vacinas contra influenza. Foto: João Risi/MS
Repro­dução: Brasil­ia (DF) 21/03/2025 — Min­istro da Saúde, Alexan­dre Padil­ha, em recepção de vaci­nas con­tra influen­za. Foto: João Risi/MS — João Risi/MS

Vacina o ano todo

O min­istro desta­cou que, a par­tir deste ano, a vaci­na con­tra a influen­za pas­sa a ficar disponív­el em unidades bási­cas de saúde de for­ma per­ma­nente. A estraté­gia, segun­do ele, é não perder nen­hu­ma opor­tu­nidade de vaci­nar pes­soas que bus­carem a dose.

Padil­ha disse ain­da que os dias D nacionais de vaci­nação con­tra a influen­za tam­bém serão retoma­dos. A data, para este ano, será defini­da ao lon­go da próx­i­ma sem­ana, durante reunião da comis­são interge­stores tri­par­tite, mas deve acon­te­cer em maio.

Público em geral

A pos­si­bil­i­dade de ampli­ar a vaci­nação con­tra a influen­za para o públi­co em ger­al, segun­do o min­istro, não está descar­ta­da, mas ficará a critério de cada esta­do e municí­pio, levan­do em con­sid­er­ação o sta­tus de cober­tu­ra dos gru­pos pri­or­itários.

“A meta recomen­da­da pela OMS [Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde] é 90% [de cober­tu­ra vaci­nal para gru­pos pri­or­itários]. Vamos perseguir isso”, disse Padil­ha.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d