...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Emissoras apresentam propostas para combater desinformação na internet

Emissoras apresentam propostas para combater desinformação na internet

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

“Carta de Brasília” foi apresentada em seminário nesta quarta-feira


Pub­li­ca­do em 15/03/2023 — 22:04 Por Pedro Lac­er­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Asso­ci­ação Brasileira de Emis­so­ras de Rádio e Tele­visão (Abert) anun­ciou, nes­ta quar­ta-feira (15), uma série de pro­postas e ações para reg­u­lação das platafor­mas dig­i­tais no Brasil. O doc­u­men­to, denom­i­na­do “Car­ta de Brasília”, foi prepara­do durante o 1º Sem­i­nário sobre os Desafios e Ações na Era Dig­i­tal, pro­movi­do pela Abert e pela Asso­ci­ação Inter­na­cional de Radiod­i­fusão (AIR), em Brasília. As pro­postas visam com­bat­er a pro­lif­er­ação de desin­for­mação na inter­net e práti­cas anti­com­pet­i­ti­vas das redes soci­ais.

De acor­do com o pres­i­dente da Abert, Flávio Lara Resende, as empre­sas de tec­nolo­gia e as platafor­mas dig­i­tais pre­cisam ter regras mais simétri­c­as. Ele tam­bém assi­nalou que as grandes com­pan­hias dig­i­tais devem ser respon­s­abi­lizadas em relação à desin­for­mação que cir­cu­la em suas respec­ti­vas platafor­mas, bem como sobre os con­teú­dos pub­lic­itários e impul­sion­a­men­tos.

“É necessária a respon­s­abi­liza­ção destas empre­sas e platafor­mas pela divul­gação de con­teú­do disponi­bi­liza­do na rede mundi­al de com­puta­dores, em espe­cial quan­do se ver­i­ficar a veic­u­lação de notí­cias fal­sas ou infor­mações dire­cionadas e impul­sion­adas eletron­i­ca­mente, com fins lucra­tivos”, disse.

A pre­sença de men­ti­ras, ofen­sas e ódio nas platafor­mas, afir­ma Resende, são uma con­se­quên­cia da fal­ta de respon­s­abi­liza­ção e super­visão das ativi­dades das com­pan­hias dig­i­tais. Out­ro pon­to defen­di­do pelos gru­pos nacionais de TV e rádio, rep­re­sen­ta­dos pela Abert, são a garan­tia de “remu­ner­ação jus­ta” dos veícu­los de comu­ni­cação pelo con­teú­do autoral dis­tribuí­do indis­crim­i­nada­mente pelas platafor­mas.

Nesse sen­ti­do, a car­ta defende a igual­dade de trata­men­to das platafor­mas dig­i­tais com atu­ação no mer­ca­do glob­al em relação às mídias locais, além de um trata­men­to equân­ime no cumpri­men­to de regras no mer­ca­do pub­lic­itário. O pres­i­dente da Abert lem­brou que país­es como Aus­trália, França e Canadá estão avança­dos no debate sobre como cri­ar um ambi­ente simétri­co no setor de mídia.

 

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d