...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Estudantes de escolas públicas apresentam ópera em homenagem a Caymmi

Estudantes de escolas públicas apresentam ópera em homenagem a Caymmi

Repro­dução: © Jose Cruz/Agência Brasil

Espetáculo poderá ser visto amanhã, às 19h, no Rio


Pub­li­ca­do em 28/09/2022 — 08:02 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil  — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

Ô canoeiro, bota rede no mar. Cer­ca o peixe. Bate o remo. Puxa cor­da. Col­he a rede. Ô canoeiro, puxa rede do mar”. É com essa rima acel­er­a­da da músi­ca Canoeiro, de Dori­val Caym­mi, que começa o espetácu­lo Ópera Caym­mar, que será apre­sen­ta­do aman­hã (29), no Teatro da Caixa Nel­son Rodrigues, no cen­tro do Rio de Janeiro.

A inter­pre­tação é da Orques­tra Sin­fôni­ca Juve­nil de Duque de Cax­i­as, for­ma­da por estu­dantes de esco­las públi­cas do Rio. O espetácu­lo será tam­bém trans­mi­ti­do ao vivo no Youtube e no Face­book.

Ópera Caym­mar é um musi­cal inédi­to, com obras de Dori­val Caym­mi, inspi­ra­da nos per­son­agens que povoam as canções do reno­ma­do can­tor, com­pos­i­tor e pin­tor. A história é cheia de con­fli­tos e paixões e se pas­sa na Vila de Caym­mar, onde a pescado­ra Jana e o irmão, o empresário Gus­mão, pre­cisam resolver as difer­enças, depois da trág­i­ca morte dos pais. A direção é de Jay Vaquer e o tex­to de Ana Gabriela Dick­stein.

O espetácu­lo é resul­ta­do do pro­je­to Ger­ação de Sons, tra­bal­ho edu­ca­cional de for­mação musi­cal volta­do para estu­dantes de esco­las públi­cas do Insti­tu­to Brasileiro de Músi­ca e Edu­cação (IBME).

“A gente pas­sou dois anos muito desafi­adores [de pan­demia] e que­ria traz­er uma reflexão sobre a nos­sa vida, sobre a ale­gria de viv­er, e esta­mos trazen­do a rede. O Caym­mi traz do fun­do do mar suas memórias, suas lem­branças. E quer­e­mos traz­er isso, memórias afe­ti­vas, de ale­gria, de arte, de cul­tura da nos­sa diver­si­dade. É um musi­cal de rede e de tudo vamos traz­er na rede, coisas boas lá do fun­do da alma”, diz a ide­al­izado­ra do musi­cal e dire­to­ra da orques­tra, Moana Maia.

Dori­val Caym­mi nasceu em Sal­vador, em 1914, e tornou-se uma das prin­ci­pais fig­uras da músi­ca pop­u­lar brasileira. Mor­reu em 2008, no Rio de Janeiro. Para escr­ev­er o espetácu­lo, Ana Gabriela mer­gul­hou na obra do artista. “Ele tem uma tra­jetória bas­tante diver­si­fi­ca­da e muito inter­es­sante, porque teve pas­sagem por várias cidades brasileiras. Tem relação muito pro­fun­da com o Brasil e, ao mes­mo tem­po, lev­ou e elevou o nome do país inter­na­cional­mente. Tem uma tra­jetória riquís­si­ma e um repertório enorme, muito vari­a­do, que vai muito além das canções praieiras”, diz.

Fazem parte do repertório músi­cas como Sam­ba da min­ha ter­raMari­naSuíte dos Pescadores e Mara­can­gal­ha. O can­tor e com­pos­i­tor Dani­lo Caym­mi, fil­ho de Dori­val, par­tic­i­pará do espetácu­lo.

“Isso é uma opor­tu­nidade mar­avil­hosa de aprox­i­mar os jovens dessa músi­ca, e eles estão curtin­do muito”, afir­ma Moana. Ape­sar do desafio de exe­cu­tar as obras, que são com­plexas, ela con­ta que os estu­dantes estão se divertin­do. “Eu estive nos ensaios e vi os meni­nos se divertin­do muito. Ter­mi­na a músi­ca e eles riem, gar­gal­ham, é um cli­ma de brin­cadeira. Acho que as pes­soas vão ver isso aman­hã. Eu me diver­ti muito”.

Ópera Caym­mar será apre­sen­ta­da nes­ta quin­ta-feira às 19h, no Teatro da Caixa. Os ingres­sos cus­tam R$ 2. A apre­sen­tação con­ta com os atores e can­tores Fabi­ano Lean­dro, Ju Marins, Yas­min Tozzi e Fer­nan­do Leão; com par­tic­i­pação espe­cial de Dani­lo Caym­mi. As músi­cas são inter­pre­tadas pela Orques­tra Sin­fôni­ca Juve­nil de Duque de Cax­i­as, com regên­cia de Viní­cius Louza­da. O patrocínio é da Caixa.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d