...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Meio Ambiente / Estudo encontra rochas compostas de plástico na Ilha da Trindade

Estudo encontra rochas compostas de plástico na Ilha da Trindade

Repro­dução: © Mar­in­ha do Brasil/ Flickr

Ilha fica no Espírito Santo, e material é oriundo de redes de pesca


Pub­li­ca­do em 25/01/2023 — 06:18 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Pesquisadores da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Paraná (UFPR), jun­to com out­ras insti­tu­ições, encon­traram rochas com­postas por plás­ti­cos no Par­cel das Tar­taru­gas, região da Ilha da Trindade, que é uma ilha vul­câni­ca local­iza­da a 1.140 quilômet­ros da cap­i­tal do Espíri­to San­to, Vitória. A área de pro­teção ambi­en­tal é admin­istra­da pela Mar­in­ha.

A descober­ta é da doutoran­da do pro­gra­ma de pós-grad­u­ação em Geolo­gia da UFPR, Fer­nan­da Ave­lar San­tos, em 2019, quan­do fazia o mapea­men­to dos riscos geológi­cos. Ela expli­ca que todas as rochas encon­tradas na ilha são cimen­tadas por plás­ti­co.

“Toda a estru­tu­ra dessas rochas é for­ma­da por plás­ti­co queima­do”. O mate­r­i­al era ori­un­do de redes de pesca prin­ci­pal­mente, que vier­am parar na pra­ia por cor­rentes oceâni­cas e tiver­am ação humana na queima para elim­i­nar esse lixo.

“Esse plás­ti­co der­reti­do, semel­hante a uma lava vul­câni­ca, começou a incor­po­rar os frag­men­tos da pra­ia e for­mar essas novas ocor­rên­cias na geolo­gia”.

Rocha plástica encontrada em estudo na Ilha Trindade , formada pelo derretimento e posterior solidificação de plástico liberado no meio ambiente.
Repro­dução: Rocha plás­ti­ca encon­tra­da na Ilha Trindade, for­ma­da pelo der­re­ti­men­to e pos­te­ri­or solid­i­fi­cação de plás­ti­co lib­er­a­do no meio ambi­ente — Fer­nan­da Ave­lar Santos/ Divul­gação

O acha­do foi pub­li­ca­do pelos pesquisadores na revista Marine Pol­lu­tion Bul­letin, que é refer­ên­cia em poluição mar­in­ha. Foram iden­ti­fi­ca­dos qua­tro tipos de for­mas de detri­tos plás­ti­cos, dis­tin­tos em com­posição e aparên­cia. Os depósi­tos plás­ti­cos na platafor­ma litorânea reco­bri­am rochas vul­câni­cas; sed­i­men­tos da atu­al pra­ia com­pos­tos por cas­cal­hos e areias; e rochas na pra­ia com super­fí­cie irreg­u­lar dev­i­do à erosão provo­ca­da pelas ondas, descreveu a pesquisado­ra.

A Ilha da Trindade é uma impor­tante reser­va mar­in­ha do Atlân­ti­co Sul e uma Unidade de Mon­u­men­to Nat­ur­al Brasileiro. As rochas con­sti­tuí­das por plás­ti­co foram iden­ti­fi­cadas próx­i­mo à maior região de nin­hos da tar­taru­ga-verde (Che­lo­nia mydas) e de recifes de ver­metídeos (molus­cos mar­in­hos).

Per­ten­cente à chama­da Amazô­nia Azul, área com riquezas nat­u­rais e min­erais abun­dantes que ape­nas o Brasil pode explo­rar eco­nomi­ca­mente, a ilha é habi­tat nat­ur­al de aves mar­in­has e tem ecos­sis­tema frágil e úni­co que inclui espé­cies endêmi­cas de peix­es e difer­entes con­jun­tos de recifes.

Relato inédito

O estu­do é o primeiro rela­to no Brasil dess­es detri­tos plás­ti­cos com aparên­cia de rocha e tam­bém o primeiro no mun­do que encon­trou um aflo­ramen­to na super­fí­cie da pra­ia com vários tipos dess­es detri­tos que, ante­ri­or­mente, foram encon­tra­dos em out­ros locais do mun­do.

Ilha Trindade, localizada no Espírito Santo
Repro­dução: Ilha da Trindade, local­iza­da no Espíri­to San­to — Mar­in­ha do Brasil/ Flickr

Os pesquisadores brasileiros estu­daram a dinâmi­ca dess­es mate­ri­ais, com sua entra­da nos cic­los geológi­cos, no ambi­ente costeiro e mar­in­ho. A pesquisado­ra Fer­nan­da afir­mou que esse é tam­bém o primeiro estu­do no Brasil e um dos primeiros do mun­do exe­cu­ta­do por um grupo de geól­o­gos.

O tema é obje­to de inves­ti­gação de pesquisadores de out­ras áreas como biól­o­gos, quími­cos, ecol­o­gis­tas, oceanó­grafos, que expli­cam como o plás­ti­co inter­age no ciclo biológi­co. Já a pesquisa da UFPR e par­ceiros mostra como o plás­ti­co está começan­do a inter­a­gir com o ciclo da Ter­ra ou ciclo geológi­co.

“Sig­nifi­ca que o ser humano está inter­ferindo na com­posição da Ter­ra, está inter­ferindo nos cic­los nat­u­rais, nos cic­los geológi­cos, sendo agente na dis­posição e na for­mação desse mate­r­i­al”.

Rocha plástica encontrada em estudo na Ilha Trindade , formada pelo derretimento e posterior solidificação de plástico liberado no meio ambiente.
Repro­dução: For­mação é resul­ta­do de poluição nos mares — Fer­nan­da Ave­lar Santos/ Divul­gação

“Será que é esse lega­do que nós, no pre­sente, quer­e­mos deixar para o futuro, para o reg­istro da Ter­ra, que a poluição chegou a um nív­el alar­mante?”, indagou Fer­nan­da. O tra­bal­ho dos cien­tis­tas lev­an­ta out­ras questões para serem pen­sadas. Uma delas diz respeito ao modo cor­re­to de se des­faz­er desse lixo.

Conclusão

O estu­do está ten­do con­tinuidade. Fer­nan­da e sua equipe, com­pos­ta por dois quími­cos, um oceanó­grafo e seis geól­o­gos da UFPR, Uni­ver­si­dade de São Paulo (USP) e Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio Grande do Sul (UFRGS), foram a cam­po no final do ano pas­sa­do e retornaram com novos dados e ideias, que con­tin­uarão a ser pub­li­ca­dos. “Ain­da este ano, a gente quer traz­er mais novi­dades, com certeza”, asse­gurou Fer­nan­da.

O obje­ti­vo de dar con­tinuidade ao tra­bal­ho é enten­der a dinâmi­ca, ou seja, como o mate­r­i­al plás­ti­co se dis­per­sa, como está sendo ero­di­do pelas ondas, como chega a out­ras pra­ias.

“A gente vai con­tin­uar o tra­bal­ho com microplás­ti­co tam­bém, ten­tar encaixar esse mate­r­i­al em mod­e­los geológi­cos e ver como ele está se preser­van­do no reg­istro sed­i­men­tar da região. A gente vai ten­tar traz­er coisas novas, novos olhares para essas ocor­rên­cias”.

De acor­do com o tra­bal­ho desen­volvi­do pelos cien­tis­tas, a poluição, encon­tra­da espe­cial­mente no ambi­ente mar­in­ho e oca­sion­a­da, em grande parte, pelos mate­ri­ais plás­ti­cos, pode alter­ar até mes­mo os cenários de fau­na e de flo­ra do ambi­ente ter­restre.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d