...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Fábio Faria diz que a tecnologia 5G vai revolucionar vida das empresas

Fábio Faria diz que a tecnologia 5G vai revolucionar vida das empresas

Digital Day, exposição de tecnologia 5G, acontece no Salão Negro do Congresso Nacional
Repro­dução:  © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governo deve realizar o leilão do 5G ainda este ano


Pub­li­ca­do em 06/05/2021 — 19:41 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O min­istro das Comu­ni­cações, Fábio Faria, disse hoje (6) que a chega­da da tec­nolo­gia 5G vai rev­olu­cionar a vida das empre­sas do país, ao par­tic­i­par do even­to vir­tu­al da Sem­ana Nacional das Comu­ni­cações Diál­o­go Conex­is. O min­istro desta­cou que a tec­nolo­gia vai aumen­tar as apli­cações de inter­net das coisas (IoT, na sigla em inglês), espe­cial­mente em setores como o agronegó­cio.

“Ter­e­mos aumen­to do PIB do agronegó­cio, avanços na telemed­i­c­i­na e em segu­rança públi­ca, além da pos­si­bil­i­dade de acabar com o deser­to dig­i­tal que atinge hoje cer­ca de 40 mil­hões de brasileiros, grande parte deles na Região Norte”, disse o min­istro. “O setor [do agronegó­cio] terá poten­cial para crescer 20% ao ano, o que sig­nifi­ca dobrar de taman­ho em cin­co anos”, afir­mou.

Segun­do Faria, o gov­er­no deve realizar o leilão do 5G ain­da este ano. Ele disse que o edi­tal do leilão ain­da está em análise no Tri­bunal de Con­tas da União (TCU) e a expec­ta­ti­va é que a corte final­ize a análise em jun­ho.

“Ire­mos levar inter­net para a pop­u­lação brasileira que ain­da não têm. O 4G rev­olu­cio­nou a vida das pes­soas e o 5G irá rev­olu­cionar a indús­tria, as empre­sas e pos­si­bil­i­tar avanços no que se ref­ere à Inter­net das Coisas”, disse.

O min­istro ressaltou o impacto que a imple­men­tação do 5G trará para a econo­mia. “O Brasil é um dos país­es que mais atrai inves­ti­men­tos em tec­nolo­gia, e com o 5G vamos mel­ho­rar nos­so ambi­ente de negó­cios e expandir as tele­co­mu­ni­cações em todo o ter­ritório nacional”, disse.

De acor­do com o min­istro, 90% das novas ante­nas que serão usadas para ofer­ta especí­fi­ca do serviço poderão ser car­ac­ter­i­zadas como de pequeno porte, fazen­do com que a sua insta­lação seja sim­pli­fi­ca­da.

Um decre­to sobre a insta­lação de ante­nas foi pub­li­ca­do pela pas­ta no ano pas­sa­do. Segun­do o min­istro, a medi­da diminuiu os entrav­es para a insta­lação desse tipo de equipa­men­to pelas oper­ado­ras de tele­co­mu­ni­cações.

“Sem o decre­to da Lei Ger­al de Ante­nas, seria impos­sív­el ter­mos 5G. Prin­ci­pal­mente em relação ao silên­cio pos­i­ti­vo. Em vários esta­dos do Brasil nós demor­á­va­mos dois, três anos para ter­mos retorno”, disse.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d