...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Festival reúne grandes artistas do jazz e do blues em Rio das Ostras

Festival reúne grandes artistas do jazz e do blues em Rio das Ostras

Repro­dução: © CEZAR FERNANDES

Evento chega à 19ª edição na cidade da Região dos Lagos


Pub­li­ca­do em 08/06/2023 — 17:44 Por Cristi­na Indio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Os apaixon­a­dos por jazz e blues vão poder se diver­tir com o esti­lo musi­cal de suas prefer­ên­cias a par­tir des­ta quin­ta-feira (8) até domin­go (11). Grandes músi­cos e intér­pretes da atu­al­i­dade vão se apre­sen­tar nos pal­cos São Pedro, Iriry, Boca da Bar­ra e Costazul, este últi­mo chama­do de Cidade do Jazz, mon­ta­dos ao ar livre para o tradi­cional Rio das Ostras Jazz & Blues Fes­ti­val. O even­to chega a sua 19ª edição na cidade da Região dos Lagos, local­iza­da a 170 quilômet­ros do Rio de Janeiro.

Espe­cial­is­tas e críti­cos con­sid­er­am o encon­tro um dos mel­hores fes­ti­vais do gênero no mun­do. Des­de 2003, quan­do foi cri­a­do o Rio das Ostras Jazz & Blues Fes­ti­val, foram mais de 550 shows, 100 palestras e work­shops para cer­ca de 1 mil­hão de espec­ta­dores.

Entre as atrações, o even­to, que já rece­beu Al Jar­reau, David San­born, Ron Carter, Egber­to Gis­mon­ti, Hélio Delmiro, Raul de Souza, Hamil­ton de Holan­da, Romero Lubam­bo e Naná Vas­con­ce­los, terá nova­mente a par­tic­i­pação de Stan­ley Jor­dan. A pro­gra­mação con­ta ain­da com Bill Evans & The Vans­band e Vanes­sa Col­lier, além de Alexan­dre Borges Quin­te­to e Back2blues.

Para os orga­ni­zadores, tan­tas atrações de nív­el ele­va­do ao lon­go do tem­po estim­u­la­ram o inter­esse pela músi­ca de alta qual­i­dade, além de terem dado ao públi­co opor­tu­nidades de con­ferir de per­to alguns dos maiores artis­tas do jazz, do blues e da músi­ca instru­men­tal nacional e inter­na­cional.

Uma car­ac­terís­ti­ca do fes­ti­val é se man­ter fiel à sua pro­pos­ta ini­cial de for­mação de públi­co, que se soma ao for­t­alec­i­men­to do tur­is­mo, à ger­ação de ren­da e atração de negó­cios para a cidade.

“Mes­mo com todas as difi­cul­dades e desafios enfrenta­dos, cheg­amos com mais âni­mo e von­tade do que nun­ca a nos­sa 19ª edição. Vamos brindar à vida e à boa músi­ca em um dos bal­neários mais char­mosos do país. Os mel­hores do mun­do no mel­hor do Brasil em um fes­ti­val democráti­co que colo­ca a músi­ca em primeiro lugar”, desta­ca a orga­ni­za­ção no site do fes­ti­val.

De acor­do com os orga­ni­zadores, estu­dos feitos, por qua­tro anos, pela Fun­dação Getulio Var­gas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) mostram que a ofer­ta de cul­tura com aces­so democráti­co e gra­tu­ito ao públi­co fomen­ta a econo­mia com a sua con­tinuidade. Na visão deles, o for­ma­to do even­to per­mite ain­da “assumir a respon­s­abil­i­dade social de esten­der suas ações para além dos pal­cos, crian­do parce­rias em pro­je­tos cul­tur­ais e soci­ais ao lon­go do ano”.

A real­iza­ção do even­to cul­tur­al é da Fun­dação Rio das Ostras de Cul­tura da prefeitu­ra da cidade, com pro­dução da Azul Pro­duções e apoio da Like Pro­du­to­ra e do Min­istério da Cul­tura. Por causa da sua importân­cia no cenário musi­cal, o fes­ti­val faz parte do cal­endário ofi­cial de even­tos do esta­do do Rio de Janeiro.

Rádio MEC

Como parte da sua pro­gra­mação de 100 anos, com­ple­ta­dos no dia 20 de abril, a Rádio MEC vai faz­er uma cober­tu­ra espe­cial do fes­ti­val com a trans­mis­são dos prin­ci­pais shows que vão ocor­rer entre hoje e domin­go nos três pal­cos mon­ta­dos. As trans­mis­sões em edições espe­ci­ais de três horas de duração do pro­gra­ma Jazz Livre! serão nes­ta sex­ta-feira (9) e sába­do (10). A últi­ma será no dia 17. Todas serão às 21h.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d