...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Esportes / Goalball feminino perde para os EUA na estreia em Tóquio 2020

Goalball feminino perde para os EUA na estreia em Tóquio 2020

Repro­dução:  © LISI NIESNER

Duelo entre Brasil e EUA reeditou briga pelo bronze na Rio 2016


Pub­li­ca­do em 25/08/2021 — 11:02 Por Rafael Mon­teiro — Repórter da Rádio Nacional — Rio de Janeiro

Em bus­ca do primeiro pódio em Par­alimpíadas, a seleção brasileira fem­i­ni­na de goal­ball estre­ou na Olimpía­da de Tóquio (Japão) com der­ro­ta para os Esta­dos Unidos por 6 a 4 na man­hã des­ta quar­ta-feira (25). O con­fron­to váli­do pelo Grupo D acon­te­ceu no Cen­tro de Con­venções Messe, na cidade de Chi­ba.

Brasil e Esta­dos Unidos reed­i­taram a luta pela medal­ha de bronze na Rio 2016, quan­do as brasileiras foram der­ro­tadas pelas norte-amer­i­canas por 3 a 2, e, con­se­quente­mente, viram ces­sar o son­ho da primeira medal­ha na história do goal­ball fem­i­ni­no brasileiro. A frus­tração pare­ceu ain­da maior porque na fase de gru­pos as brasileiras havi­am der­ro­ta­do os Esta­dos Unidos por 7 a 3.

O próx­i­mo com­pro­mis­so do Brasil será con­tra as japone­sas, aman­hã (26), às 22h30 (horário de Brasília). Ain­da na fase de gru­pos, a equipe fem­i­ni­na terá pela frente a Turquia (atu­al campeã par­alímpi­ca) e o Egi­to, que são os out­ros dois país­es que inte­gram o grupo das brasileiras.

A com­petição é com­pos­ta por dois gru­pos de cin­co times. Se clas­si­fi­cam às quar­tas de final os qua­tro mel­hores colo­ca­dos de cada chave.

O jogo

Tóquio 2020 Par­alimpia­da — Goal­ball — LISI NIESNER

O Brasil começou abrindo o placar, entre­tan­to, logo na sequên­cia, as norte-amer­i­canas con­seguiram uma van­tagem de três gols de difer­ença (4 a 1). Em segui­da, as brasileiras rea­gi­ram e fiz­er­am o segun­do, encer­ran­do o primeiro tem­po com o resul­ta­do neg­a­ti­vo de 4 a 2.

A situ­ação da seleção verde-amarela ficou mais com­pli­ca­da após sofr­er o quin­to gol no iní­cio da segun­da eta­pa. Pos­te­ri­or­mente, as brasileiras con­seguiram encostar no mar­cador, bal­ançan­do duas vezes a rede adver­sária (5 a 4). Porém, não foi pos­sív­el evi­tar o sex­to gol dos Esta­dos Unidos, o últi­mo do con­fron­to. Final de par­ti­da: Brasil 4, Esta­dos Unidos 6.

Aman­da Den­nis, dos EUA, foi a goleado­ra do due­lo, ten­do mar­ca­do três gols. O trio Lisa Czechows­ki e Elana Mason, em duas opor­tu­nidades fiz­er­am os out­ros dois para as norte-amer­i­canas. Já Ana Car­oli­na Custó­dio, Vic­tória Amor­im e Jés­si­ca Gomes, duas vezes, mar­caram para a seleção sul-amer­i­cana.

 

 

Edição: Mar­cio Par­ente

LOGO AG BRASIL

 

 

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d