...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Marrocos derruba favoritismo da Bélgica e assume ponta do Grupo F

Marrocos derruba favoritismo da Bélgica e assume ponta do Grupo F

Repro­dução: © AMR ABDALLAH DALSH

Leões do Atlas encerram jejum de 24 anos sem vitórias em jogos de Copa


Pub­li­ca­do em 27/11/2022 — 12:30 Por Lin­coln Chaves — Repórter da EBC — São Paulo

ouvir:

O Está­dio Al Thu­ma­ma, em Doha, foi pal­co de mais uma zebra na Copa do Mun­do do Catar. Neste domin­go (27), a seleção de Mar­ro­cos der­ro­tou por 2 a 0 a Bél­gi­ca, segun­da colo­ca­da do rank­ing da Fifa, pelo Grupo F da com­petição.

O resul­ta­do lev­ou, pro­vi­so­ri­a­mente, os Leões do Atlas à lid­er­ança da chave, com qua­tro pon­tos. Na estreia, a equipe africana teve out­ra boa atu­ação e foi supe­ri­or, ape­sar do empate sem gols com a Croá­cia. Os Dia­bos Ver­mel­hos, com a der­ro­ta, seguem com os três pon­tos do sua­do tri­un­fo por 1 a 0 sobre o Canadá. Croatas e canadens­es, inclu­sive, jogam às 13h (horário de Brasília) deste sába­do, no Está­dio Inter­na­cional Khal­i­fa, tam­bém em Doha.

O torce­dor mar­ro­quino não sabia o que era comem­o­rar uma vitória em Copa do Mun­do des­de 1998, na França, quan­do a equipe venceu a Escó­cia por 3 a 0. O bel­ga, por out­ro lado, não somente teve frustra­da a expec­ta­ti­va de sair de cam­po clas­si­fi­ca­do às oitavas de final, como viu acabar uma sequên­cia de oito tri­un­fos em fas­es de grupo do Mundi­al, um recorde que só havia sido atingi­do duas vezes na história, ambos com o Brasil, entre 1986 e 1994 e de 2002 a 2010.

Os jogos da últi­ma roda­da do Grupo F serão na quin­ta-feira (1º), às 12h. A Bél­gi­ca ten­tará a reabil­i­tação con­tra a Croá­cia, no Está­dio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, enquan­to Mar­ro­cos pega o Canadá, nova­mente no Al Thu­ma­ma.

Ataque da Bélgica não assusta

O grau de sat­is­fação dos treinadores com o que viram na primeira roda­da ficou evi­dente nas escalações. De um lado, Walid Regragui, de Mar­ro­cos, man­dou a cam­po quase o mes­mo time que enfren­tou a Croá­cia. A úni­ca alter­ação foi no gol — e de últi­ma hora. Ape­sar de Yas­sine Bounou ter alin­hado com os com­pan­heiros para can­tar o hino nacional, quem ini­ciou a par­ti­da foi Munir El Kajoui. A fed­er­ação mar­ro­quina ape­nas infor­mou a mudança do tit­u­lar, sem maiores detal­h­es.

Na Bél­gi­ca, Rober­to Martínez efe­tu­ou três tro­cas na equipe que venceu o Canadá. O zagueiro Lean­der Den­don­ck­er, o volante Youri Tiel­mans e o meia Yan­nick Car­ras­co saíram para entradas, respec­ti­va­mente, de Thomas Meu­nier (que atu­ou na lat­er­al, com Tim­o­thy Castagne na zaga), Amadou Onana e Thor­gan Haz­ard. A novi­dade dos Dia­bos Ver­mel­hos foi a pre­sença, no ban­co de reser­vas, do ata­cante Romelu Lukaku, que vin­ha tratan­do uma lesão na coxa esquer­da e, a princí­pio, esta­va descar­ta­do para o jogo deste domin­go.

Difer­ente­mente do jogo ante­ri­or, em que foi pres­sion­a­da, a Bél­gi­ca tomou a ini­cia­ti­va. Aos qua­tro min­u­tos, Michy Bat­shuayi rece­beu do tam­bém ata­cante Thor­gan Haz­ard na área, pela esquer­da, às costas da mar­cação. O chute, frente a frente com Munir, explodiu no goleiro. Ao lon­go do primeiro tem­po, porém, os europeus não trans­for­maram vol­ume e posse de bola (61%) em mais opor­tu­nidades claras.

Courtois falha e Marrocos decide

Mar­can­do forte e sain­do no con­tra-ataque com veloci­dade, Mar­ro­cos foi, grad­ual­mente, aprox­i­man­do-se da área bel­ga, mas só con­seguiu assus­tar, de fato, na bola para­da. Aos 45 min­u­tos, o meia Hakim Ziyech cobrou fal­ta fecha­da pela dire­i­ta. Com mui­ta gente à frente, Thibaut Cour­tois fal­hou e deixan­do a bola entrar, após ser alça­da na área. O que seria o primeiro gol da par­ti­da, porém, foi anu­la­do porque o zagueiro Romain Saïss, impe­di­do em relação à mar­cação, teria atra­pal­ha­do o goleiro da seleção europeia no lance.

Os Leões do Atlas retornaram do inter­va­lo mais ofen­sivos e a par­ti­da no Al Thu­ma­ma ficou mais fran­ca. Aos seis min­u­tos, Eden Haz­ard final­i­zou da entra­da da área e obrigou Munir a tra­bal­har, espal­man­do para o lado. A respos­ta veio aos 11, em bati­da cruza­da de Sofi­ane Boufal, pela esquer­da, na área, que saiu rente à trave esquer­da bel­ga. Aos 20 min­u­tos, nova defe­sa do goleiro mar­ro­quino, ago­ra do tam­bém ata­cante Dries Mertens, que pas­sou entre três mar­cadores e arriscou da meia-lua, no meio do gol.

A bola para­da, porém, é que foi deci­si­va. Aos 27 min­u­tos, em lance semel­hante ao primeiro tem­po, o meia Abdel­hamid Sabiri bateu fal­ta na área pela esquer­da, próx­i­mo à lin­ha de fun­do. Mais uma vez, Cour­tois não segurou a cobrança, que foi dire­to para o gol. A par­tir daí, a Bél­gi­ca se lançou à frente, colo­can­do, inclu­sive Lukaku para brigar no jogo aéreo, sem êxi­to. Nos acrésci­mos, deu tem­po para Ziyech avançar pela esquer­da e cruzar, na medi­da, para o ata­cante Zakaria Aboukhlal con­cluir e dar números finais à par­ti­da.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d