...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Morre o ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes

Morre o ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes

Repro­dução: © Anto­nio Cruz/Agência Brasil

Ele tinha 83 anos e estava internado em São Paulo


Pub­li­ca­do em 12/02/2023 — 17:08 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O ex-gov­er­nador do Ama­zonas Ama­zoni­no Mendes mor­reu hoje (12), em São Paulo. O políti­co, de 83 anos, esta­va inter­na­do no Hos­pi­tal Sírio-Libanês prati­ca­mente des­de o dia 23 de novem­bro, quan­do foi lev­a­do à unidade de saúde pela primeira vez para tratar de uma diver­ti­c­ulite (infla­mação no intesti­no grosso) e de uma pneu­mo­nia.

Nasci­do em novem­bro de 1939 em Eirunepé (AM), Ama­zoni­no gov­ernou o Ama­zonas por qua­tro vezes. Tam­bém foi prefeito de Man­aus por três mandatos e senador entre fevereiro de 1991 e dezem­bro de 1992, quan­do renun­ciou para dis­putar a prefeitu­ra de Man­aus – car­go que ocupou pela segun­da vez e que tam­bém aban­do­nou em 1994, quan­do foi eleito gov­er­nador tam­bém pela segun­da vez.

Em 2022, Ama­zoni­no con­cor­reu a um quar­to manda­to como gov­er­nador, mas ter­mi­nou em ter­ceiro lugar, atrás do atu­al gov­er­nador Wil­son Lima e do tam­bém ex-gov­er­nador Eduar­do Bra­ga. Em respeito à história políti­ca de Ama­zoni­no, o gov­er­nador Wil­son Lima decre­tou luto de sete dias no esta­do.

Lula lamenta morte

Em nota, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va man­i­festou seus sen­ti­men­tos aos par­entes, ami­gos e admi­radores de Ama­zoni­no, desta­can­do que o políti­co se dedi­cou à causa públi­ca até o fim da vida.

“Ama­zoni­no Mendes tin­ha gos­to e vocação políti­ca, gov­er­nan­do o esta­do do Ama­zonas qua­tro vezes, representando‑o no Sena­do, e sendo tam­bém prefeito três vezes de Man­aus”, desta­cou Lula, lem­bran­do ter rece­bido o apoio políti­co do ex-gov­er­nador durante o segun­do turno das eleições pres­i­den­ci­ais de 2022. “Ten­ho orgul­ho e fiquei muito agrade­ci­do.”

Repercussões

Em um vídeo que com­par­til­hou em suas redes soci­ais, o senador Eduar­do Bra­ga afir­mou que o con­ter­râ­neo cumpriu um papel muito impor­tante na vida das últi­mas ger­ações de ama­zo­nens­es. “Refiro-me a Ama­zoni­no, que fez muitas obras, mar­cou a vida das pes­soas com car­in­ho e atenção e, aci­ma de tudo, por uma mudança no com­por­ta­men­to na vida públi­ca dos ama­zo­nens­es”, disse Bra­ga.

Em uma postagem pos­te­ri­or, o senador acres­cen­tou que, mes­mo quan­do em cam­pos opos­tos, Ama­zoni­no “sem­pre pri­mou pelo respeito”, sendo uma fonte de inspi­ração para out­ros políti­cos. “Por tudo isso, tornou-se uma refer­ên­cia para as ger­ações sub­se­quentes de políti­cos no esta­do, como eu. Muito apren­di com Ama­zoni­no Mendes.”

Tam­bém pelas redes soci­ais, o pres­i­dente nacional do Cidada­nia, Rober­to Freire, expres­sou seus sen­ti­men­tos e o de todos os cor­re­li­gionários pela morte de Ama­zoni­no. Segun­do Freire, o ama­zo­nense, mar­cou indelevel­mente a história políti­ca do Ama­zonas e do país. “Nos­sa sol­i­dariedade na dor dos famil­iares, ami­gos e ao povo do Ama­zonas”, disse.

Edição: Nélio de Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d