...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Ocupação de UTIs para covid-19 fica abaixo de 60% em todo país

Ocupação de UTIs para covid-19 fica abaixo de 60% em todo país

Repro­dução: © Ascom/HCPA

A informação foi divulgada hoje pela Fiocruz


Pub­li­ca­do em 25/03/2022 — 16:22 Por Viní­cius Lis­boa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Pela primeira vez des­de jul­ho de 2020, a ocu­pação dos leitos de ter­apia inten­si­va (UTIs) para covid-19 ficou abaixo de 60% em todas as unidades fed­er­a­ti­vas do país, divul­gou hoje (25) o Bole­tim do Obser­vatório Covid-19, da Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz). Os dados se ref­er­em ape­nas ao Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) no perío­do de 6 a 19 de março, e os pesquisadores con­sid­er­am que o cenário é de otimis­mo.

Ape­sar desse dado, o bole­tim pede que seja man­ti­da a atenção às ações de vig­ilân­cia em saúde e aos cuida­dos de pre­venção. “Con­sid­er­amos pru­dente a manutenção do uso de más­caras para deter­mi­na­dos ambi­entes fecha­dos, com grandes con­cen­trações de pes­soas (a exem­p­lo dos trans­portes cole­tivos) ou aber­tos em que haja aglom­er­ações”, recomen­da a Fiocruz.

Os pesquisadores reforçam que a vaci­nação pos­si­bil­i­tou a redução de casos graves e fatais de covid-19 no Brasil e no mun­do, e pedem reforço nos dois extremos da pirâmide etária. Enquan­to idosos devem rece­ber as dos­es de reforço disponíveis para sua idade, os respon­sáveis pelas cri­anças devem levá-las para com­ple­tar o esque­ma de duas dos­es.

Estabilidade

O bole­tim infor­ma que a tendên­cia de que­da nos indi­cadores de incidên­cia e mor­tal­i­dade da covid-19 perdeu veloci­dade, o que pode indicar um perío­do em que a trans­mis­são da doença vai se man­ter estáv­el, em taxas ain­da con­sid­er­adas altas.

Nas sem­anas anal­isadas, foram reg­istradas médias de 42 mil casos e 570 óbitos diários, com quedas de 32% e 35% em relação à quinzena ante­ri­or. A Fiocruz pon­dera que, na sem­ana de 6 a 12 de março, hou­ve um pequeno aumen­to no número de casos, que pode ter resul­ta­do das fes­tas e via­gens no perío­do de car­naval, da flex­i­bi­liza­ção do uso de más­caras e da real­iza­ção de even­tos de mas­sa que têm ocor­ri­do em algu­mas cidades. Na sem­ana seguinte, ess­es val­ores tornaram a cair.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d