...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Esportes / Paralimpíada: atletas isolados são liberados para treinar no Japão

Paralimpíada: atletas isolados são liberados para treinar no Japão

andre_dias_nadador_piscina

Repro­dução: © Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPB

Prefeito de Hamamatsu autorizou atividades em esquema de bolha


Pub­li­ca­do em 11/08/2021 — 11:19 Por Lin­coln Chaves — Repórter da TV Brasil e Rádio Nacional — São Paulo

Chegou ao fim a angús­tia de 27 atle­tas brasileiros que dis­putarão a Par­alimpía­da de Tóquio (Japão) e estavam sem con­seguir treinar dev­i­do ao iso­la­men­to em Hama­mat­su, a 250 quilômet­ros da cap­i­tal japone­sa. A lib­er­ação para a real­iza­ção de ativi­dades — sep­a­ra­dos de out­ros esportis­tas — foi con­ce­di­da na noite des­ta terça-feira (10) pelo prefeito da cidade, Yasu­to­mo Suzu­ki. Eles foram iso­la­dos após um inte­grante da del­e­gação tes­tar pos­i­ti­vo para o novo coro­n­avírus (covid-19) no desem­bar­que em Tóquio, na últi­ma sex­ta-feira (6). 

caso foi tor­na­do públi­co na man­hã des­ta terça (10), após o nadador Daniel Dias pub­licar um vídeo no Insta­gram em que pedia com­preen­são das autori­dades locais, uma vez que a ida da del­e­gação brasileira a Hama­mat­su antes da Par­alimpía­da se deu jus­ta­mente para acli­matação e treina­men­to. Além dis­so, segun­do ele, os atle­tas iso­la­dos — que inte­gram as seleções de natação, hal­tero­fil­is­mo, goal­ball e tênis de mesa — tes­taram neg­a­ti­vo para covid-19, mas a prefeitu­ra da cidade, até então, não per­mi­tia sequer a saí­da dos esportis­tas do quar­to durante a vigên­cia da quar­ente­na de 14 dias, ini­ci­a­da no sába­do (7), um dia após a del­e­gação desem­bar­car no Japão.

Após a lib­er­ação para treinos, Daniel tam­bém se man­i­festou pela rede social, agrade­cen­do o apoio.

“Vim aqui agrade­cer a todos que escu­taram nos­sa men­sagem e pedi­do de aju­da. Final­mente con­seguimos autor­iza­ção para treinar aqui em Hama­mat­su. Nós con­tin­uare­mos iso­la­dos, em gru­pos sep­a­ra­dos, mas ao menos poder­e­mos ir para a pisci­na e acad­e­mia, que é o nos­so grande obje­ti­vo aqui. Nos­so obje­ti­vo é treinar. Recebe­mos muito car­in­ho. Essa união cer­ta­mente nos for­t­alece para entre­gar­mos nos­so mel­hor nos Jogos Par­alímpi­cos. Par­tiu, treino!”, comem­o­rou o nadador, em vídeo pub­li­ca­do no Insta­gram.

Segun­do o Comitê Par­alímpi­co Brasileiro (CPB), os atle­tas iso­la­dos treinarão em horários difer­entes dos que não tiver­am con­ta­to com a pes­soa infec­ta­da da del­e­gação e que já tin­ham, inclu­sive, ini­ci­a­do as ativi­dades em Hama­mat­su. O trans­porte às are­nas será feito em veícu­los sep­a­ra­dos. A quar­ente­na vai até o próx­i­mo dia 21, a três dias do iní­cio da Par­alimpía­da. A seleção de natação, porém, deve embar­car para Tóquio no dia 18, pois as dis­putas no Cen­tro Aquáti­co da cap­i­tal começam no dia 25.

O pro­to­co­lo do Comitê Orga­ni­zador Local de Tóquio 2020 pre­vê o iso­la­men­to de pes­soas de con­ta­to próx­i­mo ou que estavam em um raio de duas fileiras de assen­tos do indi­ví­duo infec­ta­do — o que englobou 52 mem­bros da del­e­gação brasileira ao todo. O CPB, porém, ale­gou que a últi­ma ver­são do livro de regras dos Jogos dizia ser “per­mi­ti­do” aos atle­tas “treinar, igual­mente em iso­la­men­to, e até mes­mo com­pe­tir”, citan­do que o mes­mo acon­te­ceu com equipes de África do Sul, Comitê Rus­so e Itália na Olimpía­da.

“O CPB agradece ao prefeito de Hama­mat­su, Yasu­to­mo Suzu­ki, pela sen­si­bil­i­dade em lib­er­ar os treinos, após cin­co dias de reclusão dos atle­tas que tes­taram neg­a­ti­vo des­de os testes antes do embar­que no Brasil, em 5 de agos­to. Agradece tam­bém à embaix­a­da brasileira em Tóquio, pelo apoio de primeira hora ao grupo brasileiro em Hama­mat­su”, con­clui a nota divul­ga­da pelo Comitê brasileiro nes­ta quar­ta-feira (11).

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d