...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Esportes / Prata na Rio 2016, Fábio Bordignon conquista índice à Paralimpíada

Prata na Rio 2016, Fábio Bordignon conquista índice à Paralimpíada

51236887093_2e1d396d32_k

Repro­dução: © ALESSANDRA CABRAL

Velocista aguarda término de seletiva para confirmar vaga em Tóquio


Pub­li­ca­do em 09/06/2021 — 20:27 Por Lin­coln Chaves — Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional — São Paulo
Atu­al­iza­do em 09/06/2021 — 21:11

Mais um velocista atingiu índice para rep­re­sen­tar a seleção brasileira de atletismo na Par­alimpía­da de Tóquio (Japão). Nes­ta quar­ta-feira (9), Fábio Bor­dignon não só esta­b­ele­ceu a mar­ca nos 100 met­ros da classe T35 (par­al­isia cere­bral) como que­brou o recorde das Améri­c­as da pro­va, que era dele próprio, cra­van­do 12s40 no segun­do dia da sele­ti­va par­alímpi­ca da modal­i­dade, real­iza­da no Cen­tro de Treina­men­to Par­alímpi­co, em São Paulo.

Até sába­do (12), o even­to é volta­do aos velocis­tas. A par­tir da próx­i­ma terça-feira (15), será a vez dos atle­tas de provas lon­gas e de cam­po, além do salto em dis­tân­cia. As dis­putas prosseguem nes­ta quin­ta-feira.

“É muito grat­i­f­i­cante voltar a cor­rer e alcançar o índice para Tóquio. Com toda certeza, para mim, é uma super­ação de tudo que acon­te­ceu, pan­demia, estou voltan­do de lesão, tive coro­n­avírus. Voltei a treinar recen­te­mente e agradeço ao meu clube Andef [Asso­ci­ação Niteroiense dos Defi­cientes Físi­cos], o pro­fes­sor Amau­ry [Verís­si­mo, téc­ni­co chefe do atletismo] por todo suporte”, disse Bor­dignon, ao site ofi­cial do Comitê Par­alímpi­co Brasileiro (CPB).

Será a ter­ceira par­tic­i­pação par­alímpi­ca do velocista, sendo a segun­da na atu­al modal­i­dade. Nos Jogos de Lon­dres (Reino Unido), em 2012, ele com­petiu no fute­bol de 7, esporte volta­do a atle­tas com par­al­isia cere­bral. Qua­tro anos depois, no Rio de Janeiro, já no atletismo, foi medal­hista de pra­ta nos 100m e nos 200m.

Na últi­ma terça-feira (8), primeiro dia da sele­ti­va, os velocis­tas Chris­t­ian Gabriel da Cos­ta, da classe T37 (par­al­isia cere­bral), e Thomaz Moraes, da T47 (amputa­dos de braço), obtiver­am índices nos 100m e nos 400m, respec­ti­va­mente. Assim como eles, Bor­dignon tam­bém aguar­da o fim da sele­ti­va, no próx­i­mo dia 19, e a con­vo­cação do CPB para con­fir­mar as vagas.

Ain­da nes­ta quar­ta, Alan Fonte­les bateu o recorde das Améri­c­as da classe T62 (amputa­dos de mem­bros infe­ri­ores com prótese) nos 100m, com tem­po de 11s25. O velocista, porém, não atingiu o índice par­alímpi­co da pro­va (10s68).

Edição: Mar­cio Par­ente

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d