...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Saiba como o Enem é corrigido e como usar suas notas

Saiba como o Enem é corrigido e como usar suas notas

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Sistema de correção é chamado Teoria de Resposta ao Item


Pub­li­ca­do em 18/11/2022 — 07:50 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil  — Rio de Janeiro

ouvir:

O Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2022 começou a ser apli­ca­do no últi­mo domin­go (13) e segue no próx­i­mo, dia 20. Tra­ta-se do maior exame de aces­so ao ensi­no supe­ri­or do país. As notas podem ser usadas para con­cor­rer a vagas em insti­tu­ições públi­cas e a bol­sas de ensi­no e finan­cia­men­to em insti­tu­ições pri­vadas. Além dis­so, o Enem tam­bém é uti­liza­do na seleção para uni­ver­si­dades estrangeiras.

Um dos prin­ci­pais pro­gra­mas fed­erais que uti­lizam a nota do Enem é o Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), que dire­ciona estu­dantes para vagas em uni­ver­si­dades fed­erais e demais insti­tu­ições públi­cas de ensi­no supe­ri­or. Para con­cor­rer, os can­didatos não podem ter tira­do zero na pro­va de redação. O Sisu geral­mente tem duas edições no ano. A primeira delas ocorre nos primeiros meses do ano seguinte à apli­cação do Enem.

O Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), por sua vez, sele­ciona estu­dantes para bol­sas de estu­dos em insti­tu­ições pri­vadas de ensi­no supe­ri­or. As bol­sas podem ser inte­grais, de 100% da men­sal­i­dade, ou par­ci­ais, de 50%. É pre­ciso tam­bém não ter zer­a­do a redação do Enem e ter obti­do, no mín­i­mo, 450 pon­tos na média das notas das provas.

Para con­cor­rer às bol­sas inte­grais do ProUni, o estu­dante deve com­pro­var ren­da famil­iar bru­ta men­sal, por pes­soa, de até 1,5 salário mín­i­mo. Para as bol­sas par­ci­ais, a ren­da famil­iar bru­ta men­sal deve ser de até três salários mín­i­mos por pes­soa.

O pro­gra­ma tam­bém é volta­do para pro­fes­sores da rede públi­ca de ensi­no, exclu­si­va­mente para os cur­sos de licen­ciatu­ra e ped­a­gogia, des­ti­na­dos à for­mação do mag­istério da edu­cação bási­ca. Ness­es casos, para obter a bol­sa não é apli­ca­do o lim­ite de ren­da exigi­do aos demais can­didatos. Assim como o Sisu, o ProUni tem duas edições no ano. Os estu­dantes que fiz­er­am o Enem 2022 poderão con­cor­rer às bol­sas do ProUni 2023. O ProUni geral­mente ocorre após o Sisu.

A nota do Enem pode tam­bém ser usa­da para obter crédi­to pelo Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies), que ofer­ece recur­sos a condições mais atra­ti­vas que as disponíveis no mer­ca­do.

Além dos proces­sos sele­tivos con­duzi­dos pelo gov­er­no fed­er­al, as insti­tu­ições de ensi­no públi­cas e pri­vadas têm liber­dade para usar as notas em proces­sos próprios. Os can­didatos podem checar nas insti­tu­ições onde têm inter­esse em estu­dar quais são os critérios ado­ta­dos.

Os estu­dantes que fiz­er­am o Enem podem ain­da con­cor­rer a vagas em insti­tu­ições de ensi­no estrangeiras. Atual­mente, o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) tem con­vênio com 51 insti­tu­ições de ensi­no em Por­tu­gal. Cada insti­tu­ição define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das insti­tu­ições está disponív­el no por­tal do Inep.

Correção “antichute”

O Enem uti­liza sis­tema de cor­reção chama­do teo­ria de respos­ta ao item (TRI), con­heci­do como méto­do antichute. Mes­mo com o gabar­i­to, não é pos­sív­el saber a pon­tu­ação final do exame. Na pro­va obje­ti­va do Enem, a nota não é cal­cu­la­da levan­do em con­ta somente o número de questões cor­re­tas, mas tam­bém a coerên­cia das respostas do par­tic­i­pante ao con­jun­to das questões que for­mam a pro­va.

Enten­der como é fei­ta a cor­reção da pro­va é uma for­ma de garan­tir mel­hor resul­ta­do. A TRI esti­ma a difi­cul­dade das questões e avalia o con­hec­i­men­to dos par­tic­i­pantes. Assim, estu­dantes com o mes­mo número de acer­tos na pro­va poderão ter notas difer­entes.

Na hora da cor­reção, a TRI leva em con­sid­er­ação a coerên­cia da pro­va, ou seja, é esper­a­do que um estu­dante que acerte questões muito difí­ceis, acerte tam­bém as muito fáceis. Se isso não acon­te­cer, o sis­tema pode enten­der que ele chutou e, por isso, pon­tu­ará menos nes­sa questão do que can­didatos que ten­ham man­ti­do cer­ta coerên­cia esper­a­da. A recomen­dação de pro­fes­sores é, por­tan­to, que os estu­dantes garan­tam as questões fáceis e médias das provas antes de dedicar mais tem­po às difí­ceis, para asse­gu­rar a coerên­cia.

Out­ra car­ac­terís­ti­ca da TRI é não ter um lim­ite infe­ri­or ou supe­ri­or padrão entre as áreas de con­hec­i­men­to. Isso sig­nifi­ca que as profi­ciên­cias dos par­tic­i­pantes não vari­am entre zero e mil. Os val­ores máx­i­mos e mín­i­mos de cada pro­va depen­derão das car­ac­terís­ti­cas dos itens sele­ciona­dos. No Enem, somente a pro­va de redação tem val­or máx­i­mo, 1 mil, já que o proces­so de cor­reção é difer­ente.

No ano pas­sa­do, o Inep pub­li­cou um guia para explicar aos par­tic­i­pantes como é cal­cu­la­da a nota. As questões do Enem são escol­hi­das a par­tir do Ban­co Nacional de Itens (BNI), acer­vo fre­quente­mente abaste­ci­do com novas questões. Cada uma é tes­ta­da ante­ci­pada­mente com um grupo de estu­dantes e clas­si­fi­ca­da de acor­do com a difi­cul­dade. Por causa dis­so, é pos­sív­el com­por várias provas do Enem, com temas difer­entes, mas com o mes­mo nív­el de difi­cul­dade.

Enem 2022

No primeiro dia de pro­va, os par­tic­i­pantes fiz­er­am as questões de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e a redação. No segun­do dia, farão as provas de matemáti­ca e ciên­cias da natureza. Os locais de pro­va estão disponíveis no Cartão de Con­fir­mação de Inscrição, na Pági­na do Par­tic­i­pante.

Quem está se preparan­do para o Enem pode aces­sar todas as provas e gabar­i­tos de edições ante­ri­ores no site do Inep. Para tes­tar os con­hec­i­men­tos, os estu­dantes podem aces­sar gra­tuita­mente o Questões Enem, um ban­co prepara­do pela Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que reúne questões de provas de anos ante­ri­ores. No sis­tema, é pos­sív­el escol­her as áreas do con­hec­i­men­to que se quer estu­dar. O ban­co sele­ciona as questões de maneira aleatória.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d